Por que nossa empresa precisa de um Canal de Ética?
A Hepta tem um Código de Ética e Conduta que formaliza seus princípios e valores. Além das leis vigentes, o documento serve como guia para as atitudes e os comportamentos de todos os nossos colaboradores, terceiros e parceiros de negócios.
Entretanto, sempre pode haver alguma parte mal-intencionada, que pode colocar em risco outros colegas e a empresa como um todo. Por isso, disponibilizamos um Canal de Ética, no qual podem ser relatados casos de qualquer natureza que você acredita estarem contra as leis, nossas políticas ou o nosso Código de Ética e Conduta.
Como funciona?
O Canal é terceirizado, administrado pela Contato Seguro, uma empresa independente e imparcial.
Se você identificar ou souber de qualquer irregularidade:
• Acesse contatoseguro.com.br/hepta
• Ou ligue gratuitamente para 0800 512 7714 e faça o seu relato.
• A ferramenta fica disponível 24h / 7 dias por semana.
• O atendimento é feito por psicólogos especializados, que recebem o relato e enviam as informações para análise, investigação e resolução.
Saiba mais clicando aqui.
Minha identidade será protegida?
Sim! Todo o recebimento do relato é realizado pela Contato Seguro, empresa independente e totalmente isenta, com atendimento especializado para obter o máximo de informações sobre o caso sem comprometer seu anonimato.
• Sua identidade não será revelada em nenhuma hipótese.
• O número do seu telefone ou IP do seu computador não serão identificados.
• Qualquer interação será feita pelo site da Contato Seguro, por meio do protocolo de identificação do caso.
• O anonimato e o sigilo das informações são garantidos.
Que tipo de casos eu posso relatar pelo canal?
Todas as situações que não estejam de acordo com as leis ou com os princípios éticos e valores da Hepta devem ser reportadas. Você pode e deve relatar qualquer comportamento ou atitude incoerente com o que se espera de nossos colaboradores, clientes, terceiros e parceiros de negócio.
• fraudes;
• desperdício de recursos,
• divulgação de assuntos sigilosos,
• discriminação,
• assédio moral ou sexual,
• abuso de poder,
• agressão,
• entre outros.
Além disso, você também pode utilizar o Canal para tirar dúvidas sobre o nosso Código de Ética ou sugerir melhorias que considera relevantes para a manutenção e o desenvolvimento da nossa cultura de compliance.
Você pode e deve relatar qualquer comportamento que perceba ser uma atitude incoerente frente ao esperado de colaboradores, clientes, terceiros e parceiros de negócio. Todas as situações que não estejam de acordo com as leis ou com os princípios éticos e valores da Hepta devem ser reportadas também.
Veja alguns exemplos: fraude, desperdício de recursos, divulgação de assuntos sigilosos, discriminação,
coação moral, assédio sexual, abuso de poder, agressão, etc. Além disso, você também pode utilizar o canal para tirar dúvidas sobre o nosso Código de Ética ou sugerir melhorias que considera relevantes para a manutenção e o desenvolvimento da nossa cultura de compliance.
Preciso ter provas?
Não. No entanto, é importante que o denunciante forneça a maior quantidade de informações possíveis para auxiliar na análise e investigação.
• Após a Contato Seguro receber um relato, o caso é encaminhado para um Comitê Interno, que
iniciará a análise, buscando todas as informações necessárias para dar o encaminhamento correto à denúncia. Providências só serão tomadas nos casos em que a conduta incorreta for constatada mediante investigação e deliberação do Comitê de Ética.
• Caso você tenha alguma prova, o sistema da Contato Seguro permite que você anexe qualquer tipo de arquivo, foto, vídeo, áudio, etc. Mesmo que você faça a denúncia por telefone, o atendente vai lhe explicar como anexar as suas evidências.
Quais benefícios o canal traz?
Com o apoio do Canal de Ética, a Hepta promove a cultura da transparência, da ética e da integridade. Além disso, o canal inibe condutas contrárias aos princípios e aos valores da empresa e, como resultado, mantemos um ambiente de trabalho melhor e livre de irregularidades.
Quem recebe os relatos pelo telefone?
A Contato Seguro conta com uma equipe de psicólogos, prontos para acolher você. Estes profissionais não têm nenhuma relação conosco, e o recebimento do relato acontece de forma 100% confidencial.
• Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou vazada por ninguém.
• Em nenhuma circunstância, nossa empresa ou o comitê responsável pela apuração saberá quem fez o relato anônimo pelo Canal.
Como acompanhar o meu relato?
Ao fazer um relato, será gerado um protocolo. Para acompanhar o andamento, siga o passo a passo:
1. Acesse o site contatoseguro.com.br/hepta.
2. Role até a seção “Acompanhar seu relato”.
3. Insira o número do seu protocolo.
4. Clique na seta para avançar.
Se o relato tiver sido feita pelo telefone, o especialista informará o protocolo! Anote o número para poder acompanhar depois.
• É possível que o comitê solicite mais informações sobre o relato, através de mensagens que só poderão ser acessadas por meio do protocolo.
Sua contribuição será de extrema importância para que as investigações possam ocorrer. Fique atento e continue ajudando a nossa empresa.
Quem pode utilizar este canal de ética?
Todos os colaboradores da Hepta, clientes, fornecedores, parceiros de negócio e comunidade podem utilizar o Canal de Ética para esclarecer dúvidas, fazer sugestões ou relatar denúncias pertinentes.
Quem gerencia?
O Canal de Ética é gerenciado por uma empresa independente e totalmente imparcial chamada Contato
Seguro. Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, você pode fazer um relato acessando o
site www.contatoseguro.com.br/hepta, aplicativo ou pelo telefone 0800 512 7714. A ligação é gratuita.
O canal funciona 24h por dia e os relatos são recebidos por especialistas da Contato Seguro, responsáveis por encaminhá-los para análise, investigação e tratamento pelo Comitê de Ética da Hepta.
Ao fazer uma denúncia, você recebe um número de protocolo, por meio do qual pode acompanhar o andamento e a resolução do seu relato.
Quem compõe o Comitê de Ética da Hepta?
O Comitê de Ética da Hepta é formado pela Diretoria Executiva, além de um representante da GPC e um representante da Governança Corporativa.
E se minha denúncia envolver alguém do Comitê de Ética da Hepta?
Denúncias que envolvam alguém do Comitê de Ética são previamente filtradas pela Contato Seguro, a fim de garantir que o denunciado não a receba.
Como acompanhar os resultados deste canal para a Hepta?
Anualmente é publicado o Relatório de Integridade, consolidando informações sobre todas as ações realizadas no Programa de Compliance, incluindo os indicadores do Canal de Ética e Conduta.