Por que nossa empresa precisa de um Canal de Ética?

A Hepta tem um Código de Ética e Conduta que formaliza seus princípios e valores. Além das leis vigentes, o documento serve como guia para as atitudes e os comportamentos de todos os nossos colaboradores, terceiros e parceiros de negócios.

Entretanto, sempre pode haver alguma parte mal-intencionada, que pode colocar em risco outros colegas e a empresa como um todo. Por isso, disponibilizamos um Canal de Ética, no qual podem ser relatados casos de qualquer natureza que você acredita estarem contra as leis, nossas políticas ou o nosso Código de Ética e Conduta.

Como funciona?

O Canal é terceirizado, administrado pela Contato Seguro, uma empresa independente e imparcial.

Se você identificar ou souber de qualquer irregularidade:

Acesse contatoseguro.com.br/hepta
Ou ligue gratuitamente para 0800 512 7714 e faça o seu relato.
A ferramenta fica disponível 24h / 7 dias por semana.
O atendimento é feito por psicólogos especializados, que recebem o relato e enviam as informações para análise, investigação e resolução.

Saiba mais clicando aqui.

Minha identidade será protegida?

Sim! Todo o recebimento do relato é realizado pela Contato Seguro, empresa independente e totalmente isenta, com atendimento especializado para obter o máximo de informações sobre o caso sem comprometer seu anonimato.

Sua identidade não será revelada em nenhuma hipótese.
O número do seu telefone ou IP do seu computador não serão identificados.
Qualquer interação será feita pelo site da Contato Seguro, por meio do protocolo de identificação do caso.
O anonimato e o sigilo das informações são garantidos.

Que tipo de casos eu posso relatar pelo canal?

Todas as situações que não estejam de acordo com as leis ou com os princípios éticos e valores da Hepta devem ser reportadas. Você pode e deve relatar qualquer comportamento ou atitude incoerente com o que se espera de nossos colaboradores, clientes, terceiros e parceiros de negócio.

fraudes;
desperdício de recursos,
divulgação de assuntos sigilosos,
discriminação,
assédio moral ou sexual,
abuso de poder,
agressão,
entre outros.

Além disso, você também pode utilizar o Canal para tirar dúvidas sobre o nosso Código de Ética ou sugerir melhorias que considera relevantes para a manutenção e o desenvolvimento da nossa cultura de compliance.

Você pode e deve relatar qualquer comportamento que perceba ser uma atitude incoerente frente ao esperado de colaboradores, clientes, terceiros e parceiros de negócio. Todas as situações que não estejam de acordo com as leis ou com os princípios éticos e valores da Hepta devem ser reportadas também.

Veja alguns exemplos: fraude, desperdício de recursos, divulgação de assuntos sigilosos, discriminação, coação moral, assédio sexual, abuso de poder, agressão, etc. Além disso, você também pode utilizar o canal para tirar dúvidas sobre o nosso Código de Ética ou sugerir melhorias que considera relevantes para a manutenção e o desenvolvimento da nossa cultura de compliance.

Preciso ter provas?

Não. No entanto, é importante que o denunciante forneça a maior quantidade de informações possíveis para auxiliar na análise e investigação.

Após a Contato Seguro receber um relato, o caso é encaminhado para um Comitê Interno, que iniciará a análise, buscando todas as informações necessárias para dar o encaminhamento correto à denúncia. Providências só serão tomadas nos casos em que a conduta incorreta for constatada mediante investigação e deliberação do Comitê de Ética.
Caso você tenha alguma prova, o sistema da Contato Seguro permite que você anexe qualquer tipo de arquivo, foto, vídeo, áudio, etc. Mesmo que você faça a denúncia por telefone, o atendente vai lhe explicar como anexar as suas evidências.

Quais benefícios o canal traz?

Com o apoio do Canal de Ética, a Hepta promove a cultura da transparência, da ética e da integridade. Além disso, o canal inibe condutas contrárias aos princípios e aos valores da empresa e, como resultado, mantemos um ambiente de trabalho melhor e livre de irregularidades.

Quem recebe os relatos pelo telefone?

A Contato Seguro conta com uma equipe de psicólogos, prontos para acolher você. Estes profissionais não têm nenhuma relação conosco, e o recebimento do relato acontece de forma 100% confidencial.

Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou vazada por ninguém.

Em nenhuma circunstância, nossa empresa ou o comitê responsável pela apuração saberá quem fez o relato anônimo pelo Canal.

Como acompanhar o meu relato?

Ao fazer um relato, será gerado um protocolo. Para acompanhar o andamento, siga o passo a passo:

1. Acesse o site contatoseguro.com.br/hepta.
2. Role até a seção “Acompanhar seu relato”.
3. Insira o número do seu protocolo.
4. Clique na seta para avançar.

Se o relato tiver sido feita pelo telefone, o especialista informará o protocolo! Anote o número para poder acompanhar depois.

É possível que o comitê solicite mais informações sobre o relato, através de mensagens que só poderão ser acessadas por meio do protocolo.

Sua contribuição será de extrema importância para que as investigações possam ocorrer. Fique atento e continue ajudando a nossa empresa.

Quem pode utilizar este canal de ética?

Todos os colaboradores da Hepta, clientes, fornecedores, parceiros de negócio e comunidade podem utilizar o Canal de Ética para esclarecer dúvidas, fazer sugestões ou relatar denúncias pertinentes.

Quem gerencia?

O Canal de Ética é gerenciado por uma empresa independente e totalmente imparcial chamada Contato Seguro. Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, você pode fazer um relato acessando o site www.contatoseguro.com.br/hepta, aplicativo ou pelo telefone 0800 512 7714. A ligação é gratuita.

O canal funciona 24h por dia e os relatos são recebidos por especialistas da Contato Seguro, responsáveis por encaminhá-los para análise, investigação e tratamento pelo Comitê de Ética da Hepta.

Ao fazer uma denúncia, você recebe um número de protocolo, por meio do qual pode acompanhar o andamento e a resolução do seu relato.

Quem compõe o Comitê de Ética da Hepta?

O Comitê de Ética da Hepta é formado pela Diretoria Executiva, além de um representante da GPC e um representante da Governança Corporativa.

E se minha denúncia envolver alguém do Comitê de Ética da Hepta?

Denúncias que envolvam alguém do Comitê de Ética são previamente filtradas pela Contato Seguro, a fim de garantir que o denunciado não a receba.

Como acompanhar os resultados deste canal para a Hepta?

Anualmente é publicado o Relatório de Integridade, consolidando informações sobre todas as ações realizadas no Programa de Compliance, incluindo os indicadores do Canal de Ética e Conduta.