ponto POR QUE NOSSA EMPRESA PRECISA DE UM CANAL DE ÉTICA?

Nossa empresa dispõe de um Manual de Ética e Conduta que tem o objetivo de estabelecer os padrões éticos que valorizamos dentro da Monte Bravo, competindo a todos garantir que as orientações nele contidas sejam seguidas. Além das legislações e normas vigentes, o Manual serve como guia ético para os nossos integrantes, terceiros e parceiros de negócio.

O Canal de Ética tem o papel importante de orientar, identificar e apurar qualquer questão envolvendo conduta, atividades inapropriadas ou ilegais que violem o Manual de Ética e Conduta, leis, normas, políticas internas, regulamentos ou práticas recomendadas.

ponto COMO FUNCIONA?

O Canal de Ética é gerenciado por uma empresa independente e totalmente imparcial, chamada Contato Seguro.

Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, você pode fazer uma denúncia acessando o site contatoseguro.com.br/montebravo ou pelo telefone 0800 517 0008. A ligação é gratuita.

O canal funciona 24h por dia e os seus relatos são recebidos por especialistas da Contato Seguro, responsáveis por encaminhá-los para análise, investigação e resolução.

Ao fazer um relato, você recebe um número de protocolo para acompanhar o andamento e a resolução da sua denúncia ou sugestão.

ponto EU POSSO SER IDENTIFICADO?

Não! Seu contato com o canal é realizado por meio de uma empresa independente, totalmente isenta e com atendimento especializado para obter o máximo de informações sobre o caso, sem comprometer seu anonimato.

Em nenhuma hipótese o número do seu telefone ou o IP do seu computador serão identificados.

ponto QUE TIPO DE CASOS POSSO RELATAR PELO CANAL?

Deverão ser reportadas quaisquer condutas antiéticas e que violem o Manual de Ética e Conduta, leis, normas, políticas internas, regulamentos ou práticas recomendadas.

Veja alguns exemplos: agressão física, moral ou sexual, discriminação, conflito de interesses, fraude ou roubo de dinheiro, destruição ou danos a bens da empresa, corrupção, etc. Além disso, o canal pode ser utilizado para sugerir melhorias que considera relevantes para o desenvolvimento da nossa empresa.

ponto PRECISO TER EVIDÊNCIAS?

Não. Após a Contato Seguro receber um relato, o caso é encaminhado para um Comitê Interno, que iniciará a análise, buscando todas as informações necessárias para dar o encaminhamento correto à denúncia. Providências só serão tomadas nos casos em que a conduta incorreta for constatada.

Caso você tenha alguma prova, o sistema da Contato Seguro permite que você anexe qualquer tipo de arquivo, foto, vídeo, áudio, etc. Mesmo que você faça a denúncia por telefone, o atendente explicará como anexar suas evidências.

ponto QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?

Através do Canal de Ética nossa empresa promove a cultura da transparência, da ética e integridade. Além disso, o Canal da ciência à empresa de condutas contrárias aos princípios da Monte Bravo, possibilitando a atuação de todos na prevenção de comportamentos em desconformidade com as nossas diretrizes e a legislação vigente.

ponto QUEM ATENDE O TELEFONE E OUVE OS RELATOS?

A Contato Seguro dispõe de uma equipe própria de profissionais altamente qualificados para o recebimento de seus relatos.

Estas pessoas não têm nenhuma relação com a nossa empresa e são totalmente isentas com relação ao conteúdo que será denunciado.

Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou até mesmo vazada por ninguém.

O seu IP é totalmente protegido e, em hipótese alguma, nossa empresa ou o comitê responsável pela apuração conseguirão descobrir quem fez qualquer relato anônimo pelo sistema da Contato Seguro.

ponto COMO ACOMPANHAR MEU RELATO?

Ao fazer uma denúncia, você receberá um número de protocolo que poderá ser utilizado para acompanhar o andamento do seu relato.

Para isso, você deverá acessar o site contatoseguro.com.br e escolher a opção CONSULTAR RESPOSTA.

Caso você faça uma denúncia via telefone, a ouvidora também informará seu número de protocolo. Recomendamos que você o anote e faça acompanhamentos periódicos a fim de verificar o andamento de seu relato.

Eventualmente, o comitê poderá solicitar mais informações por meio de mensagens que poderão ser acessadas apenas com este protocolo. Saiba que sua contribuição será de extrema importância. Então, fique atento e continue ajudando a nossa empresa!