Por que a Mttechne precisa do Canal de Ética?
O Canal de Ética é um recurso fundamental para demonstrar o comprometimento da empresa com a conformidade, garantindo ao seu público interno e externo um ambiente seguro e confidencial para relatar condutas incompatíveis com os valores da empresa.
Além de atestar a conformidade legal da empresa, o Canal reforça o compromisso com a ética, a integridade e uma governança corporativa sólida, contribuindo para relacionamentos confiáveis entre todos os envolvidos.
Por fim, a existência do Canal de Ética tende a inibir práticas ilegais, como: fraudes, vantagem indevida, desvio de dinheiro, furto, discriminação, dentre outros crimes e comportamentos inadequados.
O que posso relatar no Canal de Ética?
Qualquer situação ou comportamento em desacordo com a legislação vigente, inclusive à Lei Geral de Proteção de Dados, Código de Conduta, políticas, procedimentos e normas internas deverão ser reportados, assim como qualquer ato que considere incoerente frente ao esperado pelos colaboradores, prestadores de serviços, clientes, parceiros e fornecedores da Mttechne.
São exemplos de irregularidades que devem ser relatadas:
- Conflito de interesses / vantagem indevida;
- Fraude;
- Suborno;
- Furto ou roubo;
- Desperdício de recursos;
- Divulgação de informações sigilosas;
- Uso indevido ou vazamento de dados pessoais;
- Discriminação de qualquer tipo;
- Assédio moral;
- Assédio sexual;
- Importunação sexual;
- Agressão física ou verbal;
- Comportamento inadequados em geral etc.
Além disso, o Canal de Ética também poderá ser utilizado para: (i) sugerir melhorias relevantes para o desenvolvimento da Mttechne; (ii) esclarecer dúvidas a respeito das políticas, procedimentos internos e/ou do Código de Conduta.
Posso ser identificado?
A identificação é facultativa. Caso opte por não se identificar, a Contato Seguro garante a confidencialidade e anonimato ao denunciante, deste modo seus dados não serão divulgados à Mttechne.
Preciso ter evidências?
É aconselhável enviar o maior número de evidências ou indícios possíveis para facilitar a investigação. No entanto, caso não tenha evidências ou indícios, você poderá fazer o relato mesmo assim.
Qual é o trâmite após o envio do relato no Canal de Ética?
Após enviar o relato, ele será recebido pela equipe da Contato Seguro para uma triagem. Não sendo identificada qualquer objeção, o relato será direcionado ao Comitê de Ética, para início das investigações pela equipe interna especializada.
A investigação analisará todo o conteúdo relatado, assim como eventuais evidências e indícios, buscando, se necessário, informações e documentos adicionais para garantir a solução adequada ao caso.
Na eventualidade de surgir uma nova prova que corrobore com o relato realizado, o Canal de Ética permite que você anexe posteriormente qualquer tipo de arquivo (a exemplo, mas não se limitando: documentos, fotos, vídeos, áudios e afins) ou informação complementar.
Após concluir todo o processo investigativo, o Comitê de Ética poderá implantar planos de ação preventivos e/ou corretivos, assim como adotar as medidas cabíveis para solucionar a questão pontuada.
O tempo de retorno dos relatos dependerá da complexidade dos fatos, de todo modo o Comitê de Ética garante o retorno formal a todos os casos no próprio Canal de Ética, o mais rápido possível.
Como acompanhar o relato?
O retorno poderá ser consultado na aba “Canal de Ética”, no campo “Acompanhe seu relato”, mediante inclusão do protocolo recebido quando do registro do relato.
Por isso, ao fazer um relato, guarde o número de protocolo recebido para acompanhar o status e a conclusão. Isso porque, eventualmente, a equipe de investigação poderá acioná-lo, via Canal de Ética, para solicitar informações ou documentos complementares.