Viu uma situação suspeita e está na dúvida se ela se enquadra nos tipos de denúncias recebidas? Confira abaixo as características de cada caso possível de ser denunciado.
Compras falsas em sites
Anúncios de vendas de produtos que não existem, em sites de comercialização digital de itens ou sites falsos, onde o requerimento do pagamento é feito por meio de transações envolvendo contas de clientes Nubank (Pix, transferência, boleto, etc.).
Exemplo: casos em que a venda não existe, de fato, e a intenção do suposto vendedor é receber os valores e bloquear o comprador, deixando-o sem o produto e sem o dinheiro.
Boleto falso
Qualquer tipo de boleto adulterado, cujos valores serão creditados em uma conta de um cliente Nubank.
Exemplo: quando uma pessoa recebe um boleto adulterado para o pagamento da parcela de um financiamento (ou qualquer outro tipo de pagamento relativo a um produto ou serviço) e a conta beneficiária é de uma pessoa física ou jurídica não oficial do ramo.
Perfis “clonados” ou “invadidos” nas redes sociais ou apps de conversa
Pedidos falsos de transferências de valores para contas de clientes Nubank via redes sociais ou aplicativos de conversa. Este caso pode se dividir em dois possíveis exemplos.
• Golpe do “aplicativo de fotos”: quando você identifica perfis de pessoas conhecidas que foram invadidos ou clonados por suspeitos nas redes sociais e que possivelmente estão vendendo produtos ou serviços falsos e solicitando transferências de valores.
• Golpe do “aplicativo de conversas”: quando alguém está se passando por um conhecido em um aplicativo de conversas e solicita transferências ou Pix de valores para uma conta Nubank.
Leilão falso
Situação em que você acredita estar em um leilão on-line de veículos, imóveis ou qualquer outro tipo de bem ou item, mas suspeita que o evento é uma farsa para obter valores ilícitos.
Exemplo: o(s) suspeito(s) que estão conduzindo ou organizando um falso leilão de veículos solicitam a realização de pagamento ou transferência de valor alto, a ser creditado na conta de um cliente Nubank não oficial do ramo, como requisito para a “reserva” do bem ou item leiloado.
Empréstimo falso
Ofertas suspeitas de empréstimos, em que são exigidos “pagamentos adiantados" para o recebimento dos valores.
Empréstimos legítimos não demandam nenhum tipo de pagamento antecipado. Portanto, ao se deparar com esse tipo de situação, fique atento(a)!
Exemplo: oferta de empréstimo com juros baixos, feita de maneira informal, onde a oficialização da contratação exige a transferência de um valor ou taxa para a conta de um cliente Nubank, para que o falso “crédito” seja liberado.
Emprego ou curso falso
Oferta de trabalho ou curso de capacitação, com suposta “garantia de emprego” ao final. Propostas legítimas não cobram valores em troca de trabalho, fique atento(a)!
Exemplo: oferta com falsas promessas como, “trabalhe sem sair de casa, trabalhe pelo celular, ganhe dinheiro assistindo a vídeos” etc. O suspeito demanda a realização de um curso de “aprendizado sobre plataformas a serem utilizadas no trabalho” e pede a transferência, pagamento ou Pix pela compra do material falso que nunca será disponibilizado, assim como a vaga.
Pirâmide financeira
Promessas suspeitas de investimento financeiro com retorno fácil, em que os valores são depositados em contas de clientes Nubank, em vez de plataformas oficiais de investimento. Portanto, ao se deparar com propostas de investimentos onde o argumento de convencimento é o recebimento de lucros “exorbitantes” ou “muito atraentes”, fique atento(a)!
Exemplo: a possível vítima é convidada ou estimulada a entrar pró-ativamente na pirâmide financeira com a promessa de lucro fácil, rápido e garantido, por meio de valores transacionados entre um grupo de pessoas em aplicativos de conversa ou redes sociais.
Pessoas ou estabelecimentos fingindo ser o Nubank ou um colaborador
Quando alguém diz ser um funcionário ou representante do Nubank em sites, nas redes sociais ou apps de conversa, utilizando-os para aplicar golpes ou falsas tentativas de contato.
Exemplo:
• Páginas ou perfis falsos contendo o nome e logo do Nubank ou cores e elementos gráficos que remetam à marca.
• Páginas com links ou e-mails duvidosos, apresentando suposta “conexão” ao Nubank (como “@credito.facil.nubank”).
• Tentativas falsas de contato em que alguém finge ser um funcionário ou representante do Nubank e solicita dados ou pagamentos.
Este Canal é uma parceria entre o Nubank e a Contato Seguro. Você está em um ambiente seguro para fazer sua denúncia e poderá manter o relato anônimo, se preferir.
Fazer denúnciacom o SAC
Precisa falar com o Nubank? Clique no botão e acesse nossos canais de atendimento.
Falar com o SAC