Por que nossa empresa precisa de um Canal de Denúncia?
Nossa empresa dispõe de um Código de Conduta e Ética com o objetivo de expressar seus princípios e valores. Além das leis vigentes, o documento serve como guia para as atitudes e os comportamentos de todos os nossos colaboradores, terceiros e parceiros de negócios.
Disponibilizamos um Canal de Denúncia, por meio do qual você pode relatar fatos que contrariem as leis ou o nosso Código de Conduta e Ética.
Como funciona?
O Canal de Denúncia é gerenciado por uma empresa independente e totalmente imparcial, chamada Contato Seguro.
Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, você pode fazer uma denúncia acessando o site contatoseguro.com.br/pan ou pelo aplicativo da Contato Seguro.
O canal funciona 24h por dia e os seus relatos são recebidos por especialistas da Contato Seguro, responsáveis por encaminhá-los para análise, investigação e resolução.
Ao fazer uma denúncia, você recebe um número de protocolo para acompanhar o andamento e a resolução da sua denúncia.
Eu posso ser identificado?
Não! Seu contato com o canal é realizado por meio de uma empresa independente, totalmente isenta e com atendimento especializado para obter o máximo de informações sobre o caso, sem comprometer seu anonimato.
Em nenhuma hipótese o número do seu telefone ou o IP do seu computador serão identificados.
Que tipo de casos posso relatar pelo canal?
Você pode e deve relatar todas as situações que não estejam de acordo com as leis ou com os princípios éticos e valores da nossa empresa.
Veja alguns exemplos de irregularidades: fraude, desperdício de recursos, divulgação de assuntos sigilosos, discriminação, coação moral, assédio sexual, abuso de poder, agressão etc.
Preciso ter evidências?
Não. Após a Contato Seguro receber um relato, o caso é encaminhado para um Comitê Interno, que iniciará a análise, buscando todas as informações necessárias para dar o encaminhamento correto à denúncia. Providências só serão tomadas nos casos em que a conduta incorreta for constatada.
O sistema da Contato Seguro permite que você anexe qualquer tipo de arquivo, foto, vídeo, áudio etc.
Quais são os benefícios?
Com o apoio do Canal de Ética, nossa empresa promove a cultura da transparência, da ética e da integridade. Além disso, o canal inibe condutas contrárias aos princípios e aos valores da empresa e, como resultado, mantemos um ambiente de trabalho melhor.
Como acompanhar minha denúncia?
Ao fazer uma denúncia, você receberá um número de protocolo que poderá ser utilizado para acompanhar o andamento.
Para isso, você deverá acessar o site contatoseguro.com.br e escolher a opção CONSULTAR RESPOSTA.
Eventualmente, o comitê poderá solicitar mais informações por meio de mensagens que poderão ser acessadas apenas com este protocolo. Saiba que sua contribuição será de extrema importância. Então, fique atento e continue ajudando a nossa empresa!