Por que nossa empresa precisa de um Canal Aberto?
Além das leis vigentes, nós contamos com um conjunto de normas que estão presentes no nosso Código de Ética e Conduta. O Código é um guia que determina os comportamentos que devem ser seguidos por nossos colaboradores, fornecedores e parceiros de negócios. Ainda assim, algumas atitudes mal-intencionadas podem acontecer, colocando em risco não só a empresa, mas também você e outros colegas. Por isso o Canal Aberto existe! Para proteger a todos. Por meio dele, você pode relatar, de forma 100% anônima, as irregularidades que não condizem com os nossos valores e leis, nos ajudando a manter um ambiente de trabalho sempre seguro e saudável.
Como funciona?
O Canal é terceirizado, administrado pela Contato Seguro, uma empresa independente e imparcial.
Se você identificar ou souber de qualquer irregularidade:
• Acesse contatoseguro.com.br/previdenciausiminas
• Ou ligue gratuitamente para 0800 800 9898 e faça o seu relato
• A ferramenta fica disponível 24h / 7 dias por semana
• O atendimento é feito por psicólogos-ouvidores, que recebem o relato e enviam as informações para análise, investigação e resolução
Minha identidade será protegida?
Sim! Todo o recebimento da denúncia é realizado pela Contato Seguro, uma organização totalmente isenta, sem nenhum tipo de vínculo com a empresa.
• Sua identidade não será revelada em nenhuma hipótese
• O anonimato e o sigilo das informações são garantidos
• Você estará 100% protegido contra qualquer retaliação
• O número do seu telefone ou o IP do seu computador não serão identificados
Que tipo de casos eu posso relatar pelo Canal?
Você pode e deve denunciar qualquer atitude que não seja coerente com as leis ou com o nosso Código de Ética e Conduta. Confira os exemplos:
• Fraudes;
• Desperdício de recursos;
• Divulgação de assuntos sigilosos;
• Discriminação;
• Assédio moral ou sexual;
• Abuso de poder;
• Agressão;
• Entre outros.
Preciso ter provas?
Não. A partir do seu relato, a Contato Seguro encaminhará as informações para um Comitê de Ética, que iniciará a investigação e dará o tratamento correto à denúncia. As providências serão tomadas somente após a constatação da irregularidade.
• Caso tenha alguma prova, o sistema permite que você anexe qualquer tipo de arquivo (como fotos, vídeos, áudios etc.).
• Caso seja via telefone, o especialista explicará como fazer o envio das evidências.
Quais benefícios o Canal traz?
O Canal nos ajuda a criar e manter a empresa mais segura e livre das irregularidades, prevenindo e combatendo atitudes que podem prejudicar a todos nós.
O resultado disso é um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, acolhedor, transparente, ético e com mais oportunidades.
Quem recebe as denúncias pelo telefone?
A Contato Seguro conta com uma equipe de psicólogos prontos para acolher você. Estes profissionais não têm nenhuma relação conosco, e o recebimento da denúncia acontece de forma 100% confidencial.
• Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou vazada por ninguém.
• Em nenhuma circunstância nossa empresa ou o comitê responsável pela apuração saberá quem fez o relato anônimo pelo Canal.
Como acompanhar a minha denúncia?
Ao fazer uma denúncia, será gerado um protocolo. Para acompanhar o andamento, siga o passo a passo:
1. Acesse o site contatoseguro.com.br/previdenciausiminas
2. Role até a seção “Acompanhar denúncia”
3. Insira o número do seu protocolo
4. Clique na seta para avançar
Se a denúncia tiver sido feita pelo telefone, o especialista informará o protocolo! Anote o número para poder acompanhar depois.
• É possível que o comitê solicite mais informações sobre o relato, por meio de mensagens que só poderão ser acessadas por meio do protocolo.
Como realizar um relato referente à Usiminas (Usiminas, MUSA, UMSA, SU, Unigal e Rios Unidos)?
Para relatos referente às empresas Usiminas (Usiminas, MUSA, UMSA, SU, Unigal e Rios Unidos), acesse em:
contatoseguro.com.br/usiminas
Como realizar um relato referente à Fundação São Francisco Xavier?
Para realizar relatos referente à Fundação são Francisco Xavier, acesse o site contatoseguro.com.br/fsfx
com a Previdência
Usimininas
Precisa falar com a Previdência Usiminas?
Clique no botão e acesse os canais de atendimento.