Por que nossa empresa precisa de um Canal Aberto?

Além das leis vigentes, nós contamos com um conjunto de normas que estão presentes no nosso Código de Ética e Conduta. O Código é um guia que determina os comportamentos que devem ser seguidos por nossos colaboradores, fornecedores e parceiros de negócios. Ainda assim, algumas atitudes mal-intencionadas podem acontecer, colocando em risco não só a empresa, mas também você e outros colegas. Por isso o Canal Aberto existe! Para proteger a todos. Por meio dele, você pode relatar, de forma 100% anônima, as irregularidades que não condizem com os nossos valores e leis, nos ajudando a manter um ambiente de trabalho sempre seguro e saudável.

Como funciona?

O Canal é terceirizado, administrado pela Contato Seguro, uma empresa independente e imparcial.

Se você identificar ou souber de qualquer irregularidade:

Acesse contatoseguro.com.br/previdenciausiminas
Ou ligue gratuitamente para 0800 800 9898 e faça o seu relato
A ferramenta fica disponível 24h / 7 dias por semana
O atendimento é feito por psicólogos-ouvidores, que recebem o relato e enviam as informações para análise, investigação e resolução

Minha identidade será protegida?

Sim! Todo o recebimento da denúncia é realizado pela Contato Seguro, uma organização totalmente isenta, sem nenhum tipo de vínculo com a empresa.

Sua identidade não será revelada em nenhuma hipótese
O anonimato e o sigilo das informações são garantidos
Você estará 100% protegido contra qualquer retaliação
O número do seu telefone ou o IP do seu computador não serão identificados

Que tipo de casos eu posso relatar pelo Canal?

Você pode e deve denunciar qualquer atitude que não seja coerente com as leis ou com o nosso Código de Ética e Conduta. Confira os exemplos:

Fraudes;
Desperdício de recursos;
Divulgação de assuntos sigilosos;
Discriminação;
Assédio moral ou sexual;
Abuso de poder;
Agressão;
Entre outros.

Preciso ter provas?

Não. A partir do seu relato, a Contato Seguro encaminhará as informações para um Comitê de Ética, que iniciará a investigação e dará o tratamento correto à denúncia. As providências serão tomadas somente após a constatação da irregularidade.

Caso tenha alguma prova, o sistema permite que você anexe qualquer tipo de arquivo (como fotos, vídeos, áudios etc.).

Caso seja via telefone, o especialista explicará como fazer o envio das evidências.

Quais benefícios o Canal traz?

O Canal nos ajuda a criar e manter a empresa mais segura e livre das irregularidades, prevenindo e combatendo atitudes que podem prejudicar a todos nós.

O resultado disso é um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, acolhedor, transparente, ético e com mais oportunidades.

Quem recebe as denúncias pelo telefone?

A Contato Seguro conta com uma equipe de psicólogos prontos para acolher você. Estes profissionais não têm nenhuma relação conosco, e o recebimento da denúncia acontece de forma 100% confidencial.

Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou vazada por ninguém.

Em nenhuma circunstância nossa empresa ou o comitê responsável pela apuração saberá quem fez o relato anônimo pelo Canal.

Como acompanhar a minha denúncia?

Ao fazer uma denúncia, será gerado um protocolo. Para acompanhar o andamento, siga o passo a passo:

1. Acesse o site contatoseguro.com.br/previdenciausiminas
2. Role até a seção “Acompanhar denúncia”
3. Insira o número do seu protocolo
4. Clique na seta para avançar

Se a denúncia tiver sido feita pelo telefone, o especialista informará o protocolo! Anote o número para poder acompanhar depois.

É possível que o comitê solicite mais informações sobre o relato, por meio de mensagens que só poderão ser acessadas por meio do protocolo.

Como realizar um relato referente à Usiminas (Usiminas, MUSA, UMSA, SU, Unigal e Rios Unidos)?

Para relatos referente às empresas Usiminas (Usiminas, MUSA, UMSA, SU, Unigal e Rios Unidos), acesse em:
contatoseguro.com.br/usiminas

Como realizar um relato referente à Fundação São Francisco Xavier?

Para realizar relatos referente à Fundação são Francisco Xavier, acesse o site contatoseguro.com.br/fsfx‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎

Entre em contato
com a Previdência
Usimininas

Precisa falar com a Previdência Usiminas?
Clique no botão e acesse os canais de atendimento.

Fale conosco