1. O que é o Programa de Integridade da Unimed Porto Alegre?
O Programa de Integridade da Unimed Porto Alegre visa promover e consolidar a cultura da empresa, pautada na ética e na transparência, disseminando os seus valores e suas diretrizes por meio de ações e políticas. O programa é assentado sobre três pilares: prevenção, detecção e correção.
2. Qual o objetivo do Código de Ética e de Conduta da Unimed Porto Alegre?
O Código de Ética e de Conduta têm como objetivo estabelecer os valores e as normas de conduta e orientar a todos, por tanto, cooperados, colaboradores, fornecedores, prestadores e terceiros que tenham algum tipo de relacionamento com a Unimed Porto Alegre, a manter o mais alto nível de padrão ético e consolidar a reputação da Unimed Porto Alegre.
3. O que é considerado uma conduta antiética?
A falta de cumprimento dos padrões de comportamento previamente estabelecidos, nas relações entre a Cooperativa e o mercado (clientes/ fornecedores/ concorrentes), colaboradores ou agentes reguladores. Os negócios devem ser sempre baseados em critérios técnicos, profissionais e nos mais altos padrões éticos, alinhados com os valores da Unimed Porto Alegre, e conduzidos por meio de processos objetivos predeterminados, estabelecidos internamente.
4. Que tipo de casos eu posso denunciar pelo Canal?
Você pode e deve denunciar qualquer atitude que não seja coerente com as leis ou com os nossos valores. Confira os exemplos:
• Fraudes.
• Desperdício de recursos.
• Divulgação de assuntos sigilosos.
• Discriminação.
• Assédio moral ou sexual.
• Abuso de poder.
• Agressão.
• Entre outros.
5. O que é o Canal de Ética e de Conduta da Unimed Porto Alegre?
Trata-se de uma ferramenta, administrada por empresa independente externa, que possibilita o recebimento de relatos e de denúncias de forma independente e segura, por meio da qual garantimos ao denunciante o seu anonimato, o sigilo e a confidencialidade das informações, bem como a proteção contra a retaliação ou prejuízo ao denunciante. O objetivo do Canal de Ética e de Conduta é receber os relatos sobre as violações ao Código de Ética e de Conduta da Unimed Porto Alegre e a regras de Compliance da Cooperativa, com o objetivo de detectar, tratar e corrigir
6. Por que a Unimed Porto Alegre possui um Canal de Ética e de Conduta?
Acreditamos que a existência de um canal eficaz para reportar comportamentos impróprios intensificam nossos esforços no promoção da cultura e de um ambiente ético.
7. Quem pode utilizar o Canal?
Todos podem realizar um registro no Canal de Ética e de Conduta da Unimed Porto Alegre: colaboradores, terceiros, fornecedores, parceiros, clientes ou o público externo no geral.
8. Os relatos podem ser anônimos?
Sim, todos os relatos podem ser registrados de forma anônima.
O contato é realizado por meio de uma empresa independente, totalmente isenta e com atendimento
especializado para obter o máximo de informações sobre o caso sem comprometer seu anonimato.
Em nenhuma hipótese o número do seu telefone ou o IP do seu computador serão compartilhados.
Caso o relator opte por se identificar, todos os dados serão tratados com o sigilo e a
confidencialidade necessária.
9. Consigo relatar uma ocorrência de forma anônima e, ainda assim, receber uma resposta?
Sim. Ao concluir o seu registro, você receberá um número de protocolo automático que identificando
a ocorrência registrada, independentemente de ter se identificado ou não no seu contato.
Você poderá retornar ao canal futuramente, por telefone ou pelo site do Canal, informar o número do
protocolo que deseja consultar e, então, poderá acompanhar a situação do seu relato.
10. Quais informações eu devo compartilhar no meu relato?
Você deve compartilhar em seu relato o máximo de informações e detalhes possíveis sobre os fatos ocorridos (onde, quando, com que frequência, quem estava presente, quem são as pessoas envolvidas, se há evidências, etc.). Vale destacar que os relatos devem ser registrados de boa-fé.
11. Quais cuidados eu devo ter após fazer um relato?
Após realizar o registro de seu relato no Canal, é importante manter o sigilo
do que foi reportado e não comentar ou compartilhar com terceiros, a fim de
garantir a confidencialidade do que foi relatado.
Além disso, você deve consultar este sistema periodicamente para verificar o
status e se há questionamentos adicionais.
12. Posso sofrer alguma tipo de retaliação?
A Unimed Porto Alegre repudia qualquer tipo de retaliação contra aquele que registrar um relato no Canal ou que colaborar com o processo de apuração/investigação. Situações de represálias devem ser reportadas ao Canal de Ética e de Conduta são passíveis de sanções disciplinares.
13. Qual o prazo para apuração dos casos?
Cada caso é um caso, existem variações de acordo com os temas e complexidade de cada um. Casos mais complexos podem, eventualmente, demandar mais tempo para a conclusão de uma análise mais responsável e completa.
Importante reforçar que todos os relatos registrados (desde que contenham informações mínimas para a investigação) serão avaliados, tratados, e receberão um retorno final pelo sistema.
Detalhes relacionados à conclusão do caso e eventuais medidas tomadas não serão compartilhadas, para preservar o sigilo do processo e dos envolvidos.
Este Canal não deve ser usado para reclamações ou questões relacionadas a serviços, ou benefícios oferecidos pela Cooperativa. Para esses casos, clique abaixo.
Clique aqui