Por que a Wilson Sons precisa de um Canal de Ética?

Além das leis vigentes, nós contamos com um conjunto de diretrizes que estão estabelecidas no nosso Código de Conduta Ética, Guia Anticorrupção, Código de Conduta ética para Fornecedores e demais normativos internos da companhia.

Mesmo assim, algumas atitudes inadequadas podem acontecer, colocando em risco não só a companhia, mas também você e outros colegas.

Por isso o Canal de Ética existe! Para proteger a todos.

Através dele, você pode relatar de forma 100% anônima, as irregularidades que não condizem com os nossos valores e as leis, nos ajudando a manter um ambiente de trabalho sempre seguro e saudável.

Como funciona?

O Canal é terceirizado, administrado pela Contato Seguro, uma empresa independente e imparcial.

Se você identificar ou souber de qualquer irregularidade:

Acesse contatoseguro.com.br/wilsonsons
Ou ligue gratuitamente para 0800 602 6908 e faça o seu relato.
A ferramenta fica disponível 24h / 7 dias por semana.
O atendimento é feito por psicólogos especializados, que recebem o relato e enviam as informações para análise, investigação e resolução.

Minha identidade será protegida?

Sim! Todo o recebimento do relato é realizado pela Contato Seguro, uma organização totalmente isenta, sem nenhum tipo de vínculo com a empresa.

Sua identidade não será revelada em nenhuma hipótese.
O anonimato e o sigilo das informações são garantidos.
Você estará 100% protegido contra qualquer retaliação.
O número do seu telefone ou o IP do seu computador não serão identificados.

Que tipo de casos eu posso relatar pelo canal?

Você pode e deve denunciar qualquer atitude que não seja coerente com as leis ou com. os nossos normativos internos, especialmente o Código de Conduta Ética, Guia Anticorrupção e Código de Conduta para Fornecedores. Confira os exemplos:

Fraudes
Corrupção
Divulgação de assuntos sigilosos
Discriminação e humilhação
Assédio moral ou sexual
Abuso de poder
Descumprimento de normativos
Entre outros

Preciso ter provas?

Não. Mas é muito importante que o relato seja registrado com a maior riqueza de detalhes (hora, detalhes, local do evento), se possível, com indicação de testemunhas e comprovações relacionadas ao relato, para que o processo seja célere, objetivo e assertivo.

A partir do seu relato, a Contato Seguro encaminhará as informações para o Comitê de Ética da Wilson Sons, que iniciará a investigação e dará o tratamento correto à denúncia. As providências serão tomadas somente após a constatação da irregularidade.

Caso tenha alguma prova, o sistema permite que você anexe qualquer tipo de arquivo (como fotos, vídeos, áudios etc.).
Caso seja via telefone, o especialista explicará como fazer o envio das evidências.

Quais benefícios o canal traz?

O Canal nos ajuda a criar e manter a empresa mais segura e livre das irregularidades, prevenindo e combatendo atitudes que podem prejudicar a todos nós.

O resultado disso é um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, acolhedor, transparente, ético e com mais oportunidades.

Quem recebe as denúncias pelo telefone?

A Contato Seguro conta com uma equipe de psicólogos, prontos para acolher você. Estes profissionais não têm nenhuma relação conosco, e o recebimento da denúncia acontece de forma 100% confidencial.

Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou vazada por ninguém.

Em nenhuma circunstância, nossa empresa ou o comitê responsável pela apuração saberá quem fez o relato anônimo pelo Canal.

Como acompanhar a minha denúncia?

Ao fazer uma denúncia, será gerado um protocolo e é muito importante que você o anote, pois, através dele, você poderá interagir com o Comitê de Ética, bem como anexar novos depoimentos e documentos no relato realizado, mesmo que de forma anônima.. Para acompanhar o andamento, siga o passo a passo:

1. Acesse o site contatoseguro.com.br/wilsonsons
2. Selecione a opção “Consultar Resposta”.
3. Insira o número.

Se a denúncia tiver sido feita pelo telefone, o especialista informará o protocolo! Anote o número para poder acompanhar depois.

É possível que o comitê solicite mais informações sobre o relato, através de mensagens que só poderão ser acessadas por meio do protocolo.