Por que nossa empresa precisa de um Canal de Denúncias?

Em atenção às determinações da Lei 14.457/2022 e da Resolução CMN 4.859/2020, a Wise disponibiliza este Canal de Denúncias para que funcionários, clientes, usuários, parceiros ou fornecedores possam comunicar, sem necessidade de identificação, situações com indícios de ilicitude de qualquer natureza, relacionadas às atividades da instituição, como fraude interna, assédio sexual e violência, corrupção e lavagem de dinheiro. Se suas dúvidas forem relacionadas a um dos produtos oferecidos pela Wise, utilize os canais de atendimento regulares.

O que a Wise faz para proteger os denunciantes?

A Wise reconhece que a decisão de efetuar um relato pode ser difícil de ser tomada. Se você honesta e razoavelmente acredita que o que está dizendo é verdade e pode configurar uma conduta ilícita, não deve ter nada a temer. Nós ainda empregaremos todos os esforços para garantir a proteção da identidade do denunciante, que não sofrerá qualquer prejuízo ou implicações legais caso tenha realizado o relato de boa-fé.

É compreensível que os denunciantes se preocupem com possíveis repercussões. Nosso objetivo é encorajá-los a levantar preocupações genuínas sobre possíveis situações ilícitas.

O que fazer se estiver em dúvida?

Em caso de dúvida, denuncie a atividade.
Se você fizer um relato de boa-fé e razoavelmente acreditar que ela é verdadeira, mas não for possível confirmar a alegação por meio da investigação, a Wise poderá reconhecer sua preocupação e confirmar que nenhuma outra ação será tomada. No entanto, se for descoberto que você fez uma alegação de forma leviana, maliciosa ou para ganho pessoal, responderemos de acordo e potencialmente com ação disciplinar e/ou legal.

Como funciona?

O Canal é terceirizado, administrado pela Contato Seguro, uma empresa independente e imparcial.

Se você identificar ou souber de qualquer irregularidade:

Acesse https://www.contatoseguro.com.br/wise.
A ferramenta fica disponível 24h / 7 dias por semana.

Minha identidade será protegida?

Sim! Todo o recebimento do relato é realizado pela Contato Seguro, uma organização totalmente isenta, sem nenhum tipo de vínculo com a empresa.

Sua identidade não será revelada em nenhuma hipótese.
O anonimato e o sigilo das informações são garantidos.
Você estará 100% protegido contra qualquer retaliação.
O número do IP do seu computador não será identificado.

Que tipo de casos eu posso relatar pelo Canal?

Você pode e deve relatar qualquer atitude que não seja coerente com as leis ou com os nossos valores. Confira os exemplos:

Fraudes.
Desperdício de recursos.
Divulgação de assuntos sigilosos.
Discriminação.
Assédio moral ou sexual.
Abuso de poder.
Agressão.
Entre outros.

Preciso ter provas?

Não. A partir do seu relato, a Contato Seguro encaminhará as informações para um Comitê de Ética, que iniciará a investigação e dará o tratamento correto à denúncia. As providências serão tomadas somente após a constatação da irregularidade.

Caso tenha alguma prova, o sistema permite que você anexe qualquer tipo de arquivo (como fotos, vídeos, áudios etc.).

Quais benefícios o Canal traz?

O Canal nos ajuda a criar e manter a empresa mais segura e livre das irregularidades, prevenindo e combatendo atitudes que podem prejudicar a todos nós.

O resultado disso é um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, acolhedor, transparente, ético e com mais oportunidades.

Como acompanhar a meu relato?

Ao fazer um relato, será gerado um protocolo. Para acompanhar o andamento, siga o passo a passo:

Acesse o site https://www.contatoseguro.com.br/wise.
Role até a seção “Acompanhar denúncia”.
Insira o número do seu protocolo.
Clique na seta para avançar.

É possível que o comitê solicite mais informações sobre o relato, através de mensagens que só poderão ser acessadas por meio do protocolo.

O que a Wise fará depois que eu fizer um relato?

A Wise responderá o mais rápido possível e dentro de um prazo razoável às denúncias e aos questionamentos que dela se seguirem.
Para garantir justiça a todos os funcionários e prestadores de serviço, incluindo aqueles que podem ser acusados injusta ou erroneamente, serão realizadas investigações iniciais para decidir se uma investigação é apropriada e, em caso afirmativo, que forma ela deve assumir, incluindo investigação interna ou comunicação do fato à autoridade policial ou outra autoridade competente. A Wise tomará todas as medidas possíveis para minimizar quaisquer dificuldades que você possa enfrentar ao relatar uma preocupação.

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