O que é o Canal de Denúncias do Grupo Zema?

O Grupo Zema disponibiliza um canal de comunicação por meio do qual os colaboradores, clientes, usuários, parceiros ou fornecedores podem comunicar, se identificando ou não, com garantia de anonimato, situações, indícios ou suspeitas de ilicitude e fatos que possam estar em desacordo com a legislação, com o Código de Conduta Ética ou qualquer das Políticas Internas do Grupo, envolvendo colaboradores, acionistas, diretores, gestores e parceiros do Grupo Zema. Através do Canal de Denúncias, o Grupo Zema promove a cultura do respeito, da honestidade e da transparência, reafirmando os valores de nosso Código de Conduta Ética e desestimulando condutas contrárias aos princípios do grupo. O resultado é um ambiente de trabalho melhor para todos. O contato pode ser realizado por meio dos seguintes CANAIS DE DENÚNCIA: Site: contatoseguro.com.br/zema Telefone: 0800 726 6600

Por que nossa empresa precisa de um Canal de Denúncias?

Além das leis vigentes, nós contamos com um conjunto de normas que estão presentes no nosso Código de Ética e Conduta:

Um guia que determina os comportamentos que devem ser seguidos por nossos colaboradores, fornecedores e parceiros de negócios.

Mesmo assim, algumas atitudes mal-intencionadas podem acontecer, colocando em risco não só a empresa, mas também você e outros colegas.

Por isso o Canal de Denúncias existe! Para proteger a todos.

Através dele, você pode relatar de forma 100% anônima, as irregularidades que não condizem com os nossos valores e as leis, nos ajudando a manter um ambiente de trabalho sempre seguro e saudável.

Como faço para realizar uma denúncia?

Para fazer uma denúncia, você pode ligar para o telefone 0800 726 6600 de Segunda a Sexta das 08h às 18h ou fazer o seu relato através deste Canal da Contato Seguro que funciona 24h por dia, 7 dias por semana. As denúncias são recebidas e registradas por especialistas, que as encaminham para apuração das áreas competentes. Durante o atendimento, você receberá um número de protocolo, e com ele é possível acompanhar o andamento e a resolução do seu caso. A denúncia pode ainda ser realizada pelo APP “Contato Seguro”: Realize o download do APP “Contato Seguro” na Google Play Store ou App Store, pesquise e selecione o nome da empresa “Zema”, e assim, você também poderá realizar o seu relato de forma segura e anônima.

Minha identidade será protegida?

Sim! O contato para a realização da denúncia por telefone é realizado por colaboradores treinados e capacitados, totalmente isentos e com atendimento especializado para obter o máximo de informações sobre o caso, sem comprometer seu anonimato. A empresa trabalha com alta proteção de dados. Em nenhuma hipótese será compartilhado o número do seu telefone. No caso de denúncia pelo site, também será possível optar pelo anonimato ou não, sua identidade não será revelada em nenhuma hipótese, o anonimato e o sigilo das informações são garantidos, você estará 100% protegido contra qualquer retaliação e o número do seu telefone ou o IP do seu computador não serão identificados.

Que tipo de casos eu posso relatar pelo Canal?

Você pode e deve denunciar qualquer atitude que não seja coerente com as leis ou com o nosso Código de Ética e Conduta do Grupo Zema. Alguns exemplos de violações são:
Assédio moral ou sexual, agressão física ou discriminação;
Corrupção, suborno ou pagamento ou recebimento impróprio;
Desvio de comportamento e conduta;
Favorecimento ou conflito de interesses;
Fraudes;
Lavagem de dinheiro;
Não conformidade com procedimentos e políticas internas;
Vazamento ou uso indevido de informações sigilosas e sensíveis;
Entre outros assuntos.

Preciso ter provas?

Não entretanto a apresentação/ indicação de provas tornará a avaliação do seu relato mais assertiva, aumentando as chances de sucesso nas análises. A partir do seu relato, a Contato Seguro encaminhará as informações para um Comitê de Ética, que iniciará a investigação e dará o tratamento correto à denúncia. As providências serão tomadas somente após a constatação da irregularidade.

Caso tenha alguma prova, o sistema permite que você anexe qualquer tipo de arquivo (como fotos, vídeos, áudios etc.).

Caso seja via telefone, o especialista explicará como fazer o envio das evidências.

É possível o denunciante inserir nova informação e/ou complementar a uma denúncia já realizada?

Sim. O denunciante deverá seguir este caminho: ACOMPANHE A SUA DENÚNCIA > INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES > ENVIAR RESPOSTA.
A partir da inserção destas novas informações e/ou complementações, a Contato Seguro encaminhará os novos elementos apresentados para a área competente, que dará prosseguimento na investigação.

Quais benefícios o Canal de Denúncias do Grupo Zema traz?

O Canal nos ajuda a criar e manter a empresa mais segura e livre das irregularidades, prevenindo e combatendo atitudes que podem prejudicar a todos nós.

O resultado disso é um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, acolhedor, transparente, ético e com mais oportunidades.

Quem recebe as denúncias pelo telefone?

O Grupo Zema conta com uma equipe capacitada, prontos para acolher você. Estes profissionais fazem o recebimento da denúncia de forma 100% confidencial.

Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou vazada por ninguém.

Em nenhuma circunstância, nossa empresa ou o comitê responsável pela apuração saberá quem fez o relato anônimo pelo Canal.

Como acompanhar a minha denúncia?

Ao fazer uma denúncia, será gerado um protocolo. Para acompanhar o andamento, siga o passo a passo:

Acesse o site contatoseguro.com.br/zema.
Role até a seção “Acompanhe sua denúncia”.
Insira o número do seu protocolo.
Clique na seta para avançar.

Se a denúncia for realizada pelo telefone, o especialista informará o protocolo! Anote o número para poder acompanhar depois.

É possível que o comitê solicite mais informações sobre o relato, através de mensagens que só poderão ser acessadas por meio do protocolo.

O que se pode esperar após o registro da denúncia?

O Grupo Zema analisa todas as denúncias de possíveis condutas impróprias/irregulares com muita seriedade e respeito aos envolvidos. Todas as investigações serão realizadas com o máximo cuidado, a devida confidencialidade e o indispensável profissionalismo. Caso seja determinado que a conduta imprópria/irregular realmente ocorreu, o Grupo Zema executará as medidas disciplinares adequadas ao caso em questão.

Entre em contato
com o SAC

Precisa falar com o Grupo Zema?
Clique no botão e acesse os canais de atendimento.

Falar com o SAC