Apoiando vítimas de assédio no local de trabalho
  • Contato Seguro

    Contato Seguro

  • 11/10/2024

Apoiando vítimas de assédio no local de trabalho

  • Tempo de Leitura: 04 Minutos
  • 11/10/2024

O assédio, seja moral ou sexual, é uma conduta abusiva que causa prejuízos para as vítimas e sérios danos ao ambiente de trabalho.

Todas as organizações têm a responsabilidade de cuidar do ambiente laboral para prevenir esse tipo de irregularidade.

Com a Lei 14.457/22, todas as empresas com CIPA devam, obrigatoriamente, ter um Canal de Denúncias e uma rotina de treinamentos para abordar o problema do assédio.

Mas, para além das obrigações legais da organização, é preciso se atentar às vítimas individualmente.

Apoiar vítimas de assédio é uma tarefa fundamental no contexto empresarial.

Neste artigo, você vai entender como apoiar uma vítimas de assédio no trabalho (moral e sexual), para auxiliar ao máximo que vítima tenha o suporte e o cuidado necessário após sofrer com esse tipo de violência.

Boa leitura!

Por que é importante acolher as vítimas de assédio no trabalho?

É importante acolher as vítimas de assédio no trabalho porque a conduta — seja assédio moral ou sexual — é altamente prejudicial para a integridade do indivíduo, e para sua saúde geral.

Vítimas de assédio no trabalho podem sofrer transtornos psíquicos, adoecer fisicamente, perder sua motivação para o trabalho e para a vida pessoal.

Muitas vezes, pessoas que sofreram esse tipo de violência tendem a querer se esconder, pois sentem vergonha e medo do agressor.

Portanto, estabelecer um acolhimento e a possibilidade de recuperação é fundamental.

Cada caso deve ser analisado com cuidado

Há diferenças no fornecimento do cuidado e acolhimento das vítimas de assédio no trabalho entre casos de assédio moral ou assédio sexual.

Entenda a seguir os dois casos.

Em caso de assédio moral no trabalho

O assédio moral é a submissão da vítima a um tratamento injusto, persecutório e humilhante dentro da empresa.

Isso irá causar danos em sua auto-estima, em seu julgamento sobre sua própria competência e, em resumo, estresse.

Nesse caso, é fundamental afirmar e confirmar o seu valor como pessoa e como trabalhador: a empresa pode reformular suas políticas internas, ajustar o estilo de comunicação e outros elementos para obter esse resultado.

Em caso de assédio sexual no trabalho

No caso de assédio sexual, a vítima é pressionada e chantageada para ter algum tipo de contato sexual com o agressor, ou é exposta vídeos, fotos e áudios de teor sexual sem seu consentimento.

O agressor pode ser altamente insistente, e ameaçar boicotar o trabalho da vítima para conseguir o que quer.

Isso produz altos níveis de estresse para a mulher ou homem que são vítimas. Sentem-se humilhados, diminuídos e objetificados.

O acolhimento em casos de assédio sexual deve prezar pelo cuidado psicológico dessas vítimas, pela compreensão do que aconteceu e em que nível aconteceu, e pela reconstrução do laço com o ambiente de trabalho.

A responsabilidade da empresa para com o colaborador

Cabe à empresa reparar os danos em caso de assédio sexual ou moral.

Geralmente, isso se traduzirá em indenizações para as vítimas. A empresa pode, depois, responsabilizar diretamente o agressor e pedir ressarcimento desse valor.

De qualquer maneira, a empresa pode oferecer conversas com o RH, ou estimular que o indivíduo procure ajuda profissional com um psicoterapeuta.

A empresa deve, ainda, implementar mecanismos de proteção a assédio e irregularidades como estas, como o Canal de Denúncias.

O Canal irá prevenir, detectar e combater casos de assédio sexual e moral, e permitirá que os danos das vítimas sejam minimizados.

Criando mecanismos que trazem mais segurança ao ambiente de trabalho

Pessoas frustradas precisando de apoio por estar sendo assediada no ambiente de trabalho

Tanto para apoiar o Canal de Denúncias quanto em si mesmos, há mecanismos que podem levar mais segurança ao ambiente de trabalho. Treinamentos, materiais educativos e incentivos à denúncia

Treinamentos e comunicações são estratégias educativas para prevenir casos de assédio no ambiente de trabalho.

Isso é importante para atentar todas as pessoas sobre a gravidade, os riscos e a ilegalidade do assédio no ambiente de trabalho, mas também para conscientizar a vítima de assédio no trabalho.

Em casos de assédio, pode acontecer que nem a vítima entenda que está sofrendo uma violência do agressor.

Portanto, educar e conscientizar deve ser uma atividade constante.

Facilitando o relato (Canal de Denúncias)

As pessoas devem ser estimuladas a denunciar.

Garantir o anonimato e a confidencialidade e comunicar essa proteção com eficiência deve fazer parte da rotina de conscientização dos colaboradores.

Além disso, a empresa deve ensinar às pessoas como realizar um relato qualificado.

Dessa maneira, os colaboradores já se preparam para conseguir provas, lembrar-se de datas, horários e nomes importantes para tornar a denúncia completa.

Viu alguma irregularidade na sua empresa?

Benefícios de um processo transparente para a empresa

Estabelecer um processo transparente de denúncias para a empresa é apoiar vítimas de assédio no local de trabalho.

Quando o processo de denunciar funciona bem, vários benefícios ocorrem:

  1. Os colaboradores tornam-se cientes das regras, e têm mais segurança: com as comunicações efetivas de educação e conscientização, os colaboradores tornam-se aptos para identificar casos de assédio e outras irregularidades no ambiente de trabalho.

    Por isso, tornam-se mais preparados e o ambiente de trabalho se torna mais seguro.

  2. Ganhos reputacionais: com esse nível de sofisticação no combate a irregularidades, a empresa ganha a admiração e o respeito do mercado. A reputação da empresa aumenta muito, e ela se torna conhecida pela integridade e pelo cuidado com os funcionários.

  3. Agilidade na resolução de casos: o Canal de Denúncias funciona com efetividade quando se cumprem os requisitos necessários. Com ele, evitam-se irregularidades e a resolução de casos de assédio e outras más condutas são agilizadas.

    Vítimas de assédio no trabalho podem ser prontamente acolhidas.

    A empresa ganha em produtividade, reputação, menos prejuízos financeiros, menos desperdício, e mais oportunidades de negócios.

Conclusão

Apoiar vítimas de assédio no trabalho é uma missão e responsabilidade de todas as organizações.

Por isso, saber como apoiá-las e saber como prevenir e combater casos de assédio é uma ação prioritária da empresa.

As organizações devem entender que, a princípio, é de sua responsabilidade reparar os danos das vítimas de assédio no trabalho.

Para além das indenizações cabíveis, a vítima precisará de amparo psicológico e acolhimento.

O Canal de Denúncias é um grande aliado na luta contra o assédio nas empresas. Implementar um Canal efetivo pode prevenir essas e outras irregularidades, e gerar diversos benefícios para colaboradores e empresa.

Se a sua empresa ainda não possui um Canal de Denúncias eficiente, preencha o formulário ao lado e fale diretamente com um dos nossos especialistas!

Contato Seguro
Contato Seguro

Todos os artigos da Contato Seguro.

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos:

Você também vai gostar!