- 11/10/2024
Apoiando vítimas de assédio no local de trabalho
- Tempo de Leitura: 04 Minutos
- 11/10/2024
O assédio, seja moral ou sexual, é uma conduta abusiva que causa prejuízos para as vítimas e sérios danos ao ambiente de trabalho.
Todas as organizações têm a responsabilidade de cuidar do ambiente laboral para prevenir esse tipo de irregularidade.
Com a Lei 14.457/22, todas as empresas com CIPA devam, obrigatoriamente, ter um Canal de Denúncias e uma rotina de treinamentos para abordar o problema do assédio.
Mas, para além das obrigações legais da organização, é preciso se atentar às vítimas individualmente.
Apoiar vítimas de assédio é uma tarefa fundamental no contexto empresarial.
Neste artigo, você vai entender como apoiar uma vítimas de assédio no trabalho (moral e sexual), para auxiliar ao máximo que vítima tenha o suporte e o cuidado necessário após sofrer com esse tipo de violência.
Boa leitura!
Por que é importante acolher as vítimas de assédio no trabalho?
É importante acolher as vítimas de assédio no trabalho porque a conduta — seja assédio moral ou sexual — é altamente prejudicial para a integridade do indivíduo, e para sua saúde geral.
Vítimas de assédio no trabalho podem sofrer transtornos psíquicos, adoecer fisicamente, perder sua motivação para o trabalho e para a vida pessoal.
Muitas vezes, pessoas que sofreram esse tipo de violência tendem a querer se esconder, pois sentem vergonha e medo do agressor.
Portanto, estabelecer um acolhimento e a possibilidade de recuperação é fundamental.
Cada caso deve ser analisado com cuidado
Há diferenças no fornecimento do cuidado e acolhimento das vítimas de assédio no trabalho entre casos de assédio moral ou assédio sexual.
Entenda a seguir os dois casos.
Em caso de assédio moral no trabalho
O assédio moral é a submissão da vítima a um tratamento injusto, persecutório e humilhante dentro da empresa.
Isso irá causar danos em sua auto-estima, em seu julgamento sobre sua própria competência e, em resumo, estresse.
Nesse caso, é fundamental afirmar e confirmar o seu valor como pessoa e como trabalhador: a empresa pode reformular suas políticas internas, ajustar o estilo de comunicação e outros elementos para obter esse resultado.
Em caso de assédio sexual no trabalho
No caso de assédio sexual, a vítima é pressionada e chantageada para ter algum tipo de contato sexual com o agressor, ou é exposta vídeos, fotos e áudios de teor sexual sem seu consentimento.
O agressor pode ser altamente insistente, e ameaçar boicotar o trabalho da vítima para conseguir o que quer.
Isso produz altos níveis de estresse para a mulher ou homem que são vítimas. Sentem-se humilhados, diminuídos e objetificados.
O acolhimento em casos de assédio sexual deve prezar pelo cuidado psicológico dessas vítimas, pela compreensão do que aconteceu e em que nível aconteceu, e pela reconstrução do laço com o ambiente de trabalho.
A responsabilidade da empresa para com o colaborador
Cabe à empresa reparar os danos em caso de assédio sexual ou moral.
Geralmente, isso se traduzirá em indenizações para as vítimas. A empresa pode, depois, responsabilizar diretamente o agressor e pedir ressarcimento desse valor.
De qualquer maneira, a empresa pode oferecer conversas com o RH, ou estimular que o indivíduo procure ajuda profissional com um psicoterapeuta.
A empresa deve, ainda, implementar mecanismos de proteção a assédio e irregularidades como estas, como o Canal de Denúncias.
O Canal irá prevenir, detectar e combater casos de assédio sexual e moral, e permitirá que os danos das vítimas sejam minimizados.
Criando mecanismos que trazem mais segurança ao ambiente de trabalho
Tanto para apoiar o Canal de Denúncias quanto em si mesmos, há mecanismos que podem levar mais segurança ao ambiente de trabalho. Treinamentos, materiais educativos e incentivos à denúncia
Treinamentos e comunicações são estratégias educativas para prevenir casos de assédio no ambiente de trabalho.
Isso é importante para atentar todas as pessoas sobre a gravidade, os riscos e a ilegalidade do assédio no ambiente de trabalho, mas também para conscientizar a vítima de assédio no trabalho.
Em casos de assédio, pode acontecer que nem a vítima entenda que está sofrendo uma violência do agressor.
Portanto, educar e conscientizar deve ser uma atividade constante.
Facilitando o relato (Canal de Denúncias)
As pessoas devem ser estimuladas a denunciar.
Garantir o anonimato e a confidencialidade e comunicar essa proteção com eficiência deve fazer parte da rotina de conscientização dos colaboradores.
Além disso, a empresa deve ensinar às pessoas como realizar um relato qualificado.
Dessa maneira, os colaboradores já se preparam para conseguir provas, lembrar-se de datas, horários e nomes importantes para tornar a denúncia completa.
Benefícios de um processo transparente para a empresa
Estabelecer um processo transparente de denúncias para a empresa é apoiar vítimas de assédio no local de trabalho.
Quando o processo de denunciar funciona bem, vários benefícios ocorrem:
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Os colaboradores tornam-se cientes das regras, e têm mais segurança: com as comunicações efetivas de educação e conscientização, os colaboradores tornam-se aptos para identificar casos de assédio e outras irregularidades no ambiente de trabalho.
Por isso, tornam-se mais preparados e o ambiente de trabalho se torna mais seguro.
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Ganhos reputacionais: com esse nível de sofisticação no combate a irregularidades, a empresa ganha a admiração e o respeito do mercado. A reputação da empresa aumenta muito, e ela se torna conhecida pela integridade e pelo cuidado com os funcionários.
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Agilidade na resolução de casos: o Canal de Denúncias funciona com efetividade quando se cumprem os requisitos necessários. Com ele, evitam-se irregularidades e a resolução de casos de assédio e outras más condutas são agilizadas.
Vítimas de assédio no trabalho podem ser prontamente acolhidas.
A empresa ganha em produtividade, reputação, menos prejuízos financeiros, menos desperdício, e mais oportunidades de negócios.
Conclusão
Apoiar vítimas de assédio no trabalho é uma missão e responsabilidade de todas as organizações.
Por isso, saber como apoiá-las e saber como prevenir e combater casos de assédio é uma ação prioritária da empresa.
As organizações devem entender que, a princípio, é de sua responsabilidade reparar os danos das vítimas de assédio no trabalho.
Para além das indenizações cabíveis, a vítima precisará de amparo psicológico e acolhimento.
O Canal de Denúncias é um grande aliado na luta contra o assédio nas empresas. Implementar um Canal efetivo pode prevenir essas e outras irregularidades, e gerar diversos benefícios para colaboradores e empresa.
Se a sua empresa ainda não possui um Canal de Denúncias eficiente, preencha o formulário ao lado e fale diretamente com um dos nossos especialistas!