Bullying no ambiente de trabalho: o que é e como acontece?
  • Contato Seguro

    Contato Seguro

  • 25/06/2024

Bullying no ambiente de trabalho: o que é e como acontece?

  • Tempo de Leitura: 04 Minutos
  • 25/06/2024

Rodrigo¹, técnico de segurança do trabalho, em dado momento foi encarregado de realizar uma apresentação de resultados da sua área para os demais colaboradores de sua empresa.

Ele sempre foi uma pessoa mais introvertida, e por isso ficou particularmente nervoso nessa ocasião: era a primeira vez que iria se apresentar para um público maior que 50 pessoas.

No início, gaguejou bastante, e do meio para o final retomou o controle e conseguiu finalizar com sucesso.

A maior parte dos colegas gostou e elogiou a apresentação; um pequeno grupo de quatro pessoas — conhecidos por andarem sempre juntos e estarem sempre brincando —, entretanto, começou a caçoar de Rodrigo, chamando-o de “gaguinho”, e espalhando o novo “apelido” para todas as pessoas possíveis.

No início, Rodrigo achou a atitude infantil e desrespeitosa, mas deixou passar. Um mês depois do ocorrido, o grupo ainda continuava a persegui-lo, chamando-o pelo apelido ofensivo toda vez que passavam por ele.

Às vezes, se Rodrigo estava falando com alguém, um deles começava a “imitá-lo”, repetindo sílabas e fingindo engasgo, muito ofensivamente. Por mais que ele pedisse para cessarem o comportamento, o grupo continuava perseguindo-o.

Por muita sorte, Rodrigo já tinha entendido: estava sofrendo bullying.

Procurou se informar sobre o Canal de Denúncias da sua empresa e fez a coisa certa: denunciou a situação.


A palavra “bullying” foi cunhada em meados de 1560.

Originada de uma palavra holandesa que significava “amigo” ou “amado”, bullying hoje tem a conotação inversa, e denomina um comportamento agressivo em relação a outra pessoa.

É um fenômeno facilmente reconhecido nas escolas, entre crianças e adolescentes, mas também pode intitular o mesmo tipo de comportamento entre adultos, no ambiente de trabalho.

Neste artigo, vamos falar sobre o bullying e apontar suas diferenças do assédio moral, suas características e como combatê-lo no ambiente de trabalho.

Boa leitura!

Afinal, o que é bullying no ambiente de trabalho?

O bullying é o abuso ou perturbação física, psicológica, verbal ou social, de uma pessoa ou grupo contra outrem.

Frequentemente associa-se o bullying ao ambiente escolar e a crianças e adolescentes. Entretanto, o bullying pode ocorrer em qualquer faixa etária, e em qualquer tipo de ambiente de trabalho.

Bullying no trabalho acontece quando³:

  • alguém ou um grupo de pessoas se comporta de forma insensata com relação a um ou um grupo de colegas de trabalho; e

  • tal comportamento cria riscos para a segurança e a saúde das vítimas.

São exemplos de bullying:

  • comportamentos agressivos em relação a outras pessoas;

  • provocações, pegadinhas (pranks) de mau gosto e chacota;

  • pressionar outra pessoa para se comportar também de forma inapropriada;

  • exclusão e alienação de um colega de trabalho; e

  • demandas e cobranças insensatas de trabalho.

Como podemos ver, o bullying engloba características de diversas más condutas no ambiente de trabalho, como situações de assédio, mobbing, e até assédio sexual.

No bullying, entretanto, indica-se que esses comportamentos agressivos devem ocorrer sempre dentro de uma dinâmica de diferença de poder, ou diferença hierárquica.

Assédio moral: como se relaciona ao bullying?

Entende-se que o assédio moral e o bullying têm os mesmos tipos de características: perseguição, intimidação, humilhação, etc.

No entanto, alguns autores entendem que, enquanto o assédio moral pode acontecer de forma mais velada, mais silenciosa e aparecer de maneira mais enredada nas atividades laborais, o bullying é uma conduta mais explícita, mais facilmente testemunhada pelos colegas.

O bullying, portanto, tem muito mais “a cara” do comportamento de perseguição que se dá em escolas: há um “valentão” sozinho ou com um grupo, que ativa e abertamente persegue um colega percebido como mais fraco, diferente, ou com uma característica mais distintiva.

Portanto, pode-se entender o assédio moral e o bullying como sinônimos, e é a situação concreta com seu contexto que irá determinar como o comportamento se classifica. Impactos do bullying no trabalho para a produtividade

bullying no trabalho

Os impactos do bullying no trabalho para a produtividade são diversos.

O bullying pode causar:

  • estresse;
  • perturbação emocional;
  • desordens de humor;
  • transtornos de sono;
  • transtornos de ansiedade e depressão.

E por isso afeta a cognição (memória, raciocínio e atenção), a estabilidade emocional, a motivação, e acaba levando ao declínio da produtividade das vítimas6.

Se acontece bullying no trabalho, há também um ambiente intimidador. Mesmo que os colegas de trabalho não sejam vítimas diretas, testemunhar bullying no local de trabalho causa os mesmos efeitos em menor medida para todos.

A sensação de injustiça e o medo constante, principalmente porque o bullying vem de pessoas hierarquicamente superiores, causa estresse e tem um impacto negativo sobre a performance geral.

O que não pode ser considerado bullying?

Brincadeiras, piadas e até pegadinhas no ambiente de trabalho podem acontecer de forma saudável: são componentes do comportamento social, e servem com frequência para “quebrar o gelo”, entreter e até para atrair um novato ou alguém mais retraído para o grupo.

Portanto, nem todo comportamento desse tipo deve ser considerado bullying.

O bullying ocorre quando há, claramente, a intenção de humilhar, intimidar, excluir e amedrontar outra pessoa, e seus sinais de alerta são a repetição (que torna-se eventualmente uma espécie de perseguição), e os resultados na vítima: estresse, exclusão, introversão.

Piadas autenticamente divertidas, apelidos carinhosos, pegadinhas inocentes, eventuais e que não causem demasiada agitação não devem ser considerados comportamentos de bullying.

Principais consequências do bullying no ambiente de trabalho

Como afeta a empresa?

O bullying na empresa pode causar, como já apontamos, um declínio na produtividade da vítima e do grupo que testemunha o abuso.

Dada uma situação de bullying, a empresa pode ser responsabilizada e arcar com custos de multas e indenizações.

A organização pode vir a perder talentos, sofrer choques financeiros e principalmente, choques reputacionais, caso a situação seja publicada na mídia.

Como as empresas devem lidar corretamente com o bullying?

O bullying é uma irregularidade que deve ser abordada por meios efetivos dentro de uma organização.

A melhor forma de se combater e prevenir bullying, assédio moral e outras más condutas semelhantes numa empresa é com a implementação de um Canal de Denúncias.

O Canal de Denúncias, é claro, deve ser apoiado por outros mecanismos, como um Código de Conduta completo e preciso, e treinamentos de rotina para sensibilização e conscientização.

O papel do RH na diminuição das ocorrências

O RH tem um papel fundamental tanto no sucesso da implementação do Canal de Denúncias quanto no sucesso dos treinamentos e no apoio às ações de conscientização sobre bullying e outras irregularidades.

Conclusão

O bullying é um comportamento violento e profundamente nocivo ao ambiente de trabalho.

Empresas íntegras e éticas devem evitar a todo custo o bullying no trabalho, e o Canal de Denúncias é o instrumento mais eficaz para evitá-lo.

Contato Seguro
Contato Seguro

Todos os artigos da Contato Seguro.

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos:

Você também vai gostar!