- 16/01/2025
Canal de Denúncias como ferramenta para coibir desvios de conduta
- Tempo de Leitura: 05 Minutos
- 16/01/2025
O desvio de conduta no trabalho é uma questão que preocupa trabalhadores e empresas de todos os nichos. Segundo a pesquisa “Riscos de Conduta” realizada pela Deloitte em 2020, 80% das organizações relataram ter identificado desvios de conduta nos últimos quatro anos.
Esses números evidenciam três aspectos críticos: a gravidade do problema que afeta diretamente o bem-estar dos envolvidos, os riscos para a empresa, com perdas financeiras, de produtividade ou de reputação e a importância de ter mecanismos de integridade eficazes para prevenir e combater desvios de conduta no trabalho.
Por isso, o Canal de Denúncias aparece como uma ferramenta estratégica e urgente por ser capaz de fortalecer a ética no ambiente corporativo, facilitando a identificação de irregularidades e promovendo uma cultura organizacional pautada na transparência e na confiança.
Descubra agora como o desvio de conduta pode impactar sua empresa e de que forma o Canal de Denúncias pode ajudar a coibi-lo!
O que é desvio de conduta no trabalho?
O desvio de conduta no trabalho refere-se a comportamentos ou atitudes contrários a princípios éticos ou que violam as normas, políticas internas, códigos de conduta ou até mesmo a legislação vigente. As ações podem variar desde pequenas infrações, como descumprir regras administrativas, até crimes graves, como fraude ou assédio.
O conceito de desvio de conduta é influenciado pelo contexto em que ocorre. Normas legais, regulamentos internos e valores sociais de uma organização determinam o que é aceitável ou inadequado no ambiente corporativo.
Assim, o que é considerado desvio de conduta em uma empresa pode não ser em outra, dependendo de suas políticas e cultura organizacional.
Fatores como estresse, insatisfação profissional e problemas pessoais podem contribuir para esses comportamentos indesejáveis. No entanto, a cultura da empresa e o estilo de liderança também podem levar a construção de um ambiente tóxico, propício à má conduta.
O que é considerado desvio de conduta no ambiente de trabalho?
Como já dito, o desvio de conduta no trabalho engloba comportamentos que desrespeitam as normas internas, os Códigos de Conduta ou a legislação vigente. Como cada empresa possui regras específicas e valores próprios, o que é considerado desvio pode variar.
Por exemplo, o Programa de Integridade e Compliance do Tribunal Regional do Trabalho da 2.ª Região (TRT-2) entende “desvios de conduta” como:
- Abuso de poder.
- Assédio moral.
- Assédio moral organizacional.
- Assédio sexual.
- Conflito de interesses.
- Desacato.
- Desídia (negligência).
- Discriminação.
- Falta de urbanidade e cordialidade.
- Improbidade administrativa.
- Incontinência pública e escandalosa (conduta profissional inadequada).
- Nepotismo.
- Prevaricação (retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal).
- Recebimento de presentes de quem tenha interesse em decisão;
- Violação ao sigilo funcional.
Por isso, é fundamental que organizações definam abertamente os limites entre condutas aceitáveis e inadequadas.
Tipos de desvios de conduta mais comuns nas empresas
Segundo o Estudo de Cenário das Denúncias 2022 da Contato Seguro, empresa líder em Canais de Denúncias externos no Brasil, os tipos de desvios de conduta mais comuns nas empresas são:
Assédio moral, sexual e conflitos não físicos
Um dos desvios mais relatados é o assédio moral e conflitos não físicos, que envolvem situações repetitivas de humilhação, ameaças, ofensas e comportamentos degradantes à dignidade dos colegas.
Outro tipo preocupante é o assédio sexual, que inclui desde insinuações e gestos inapropriados até a solicitação de favores sexuais.
Questões práticas de trabalho
Na categoria “questões práticas”, podemos listar irregularidades relacionadas à concessão de benefícios, escalas de trabalho e fraudes em geral, também são frequentes.
Relações afetivas
Já as relações afetivas, também muito frequentes, são inadequadas no ambiente corporativo e podem gerar desconforto entre colaboradores e prejudicar o clima organizacional.
Conflitos físicos
Por fim, aparecem os conflitos físicos, como brigas e ameaças de agressão, representando um risco direto à segurança e bem-estar dos trabalhadores.
Existe diferença entre desvio de conduta e desvio comportamental?
Sim, desvio de conduta e desvio comportamental tratam de conceitos diferentes, embora ambos estejam relacionados ao comportamento humano no ambiente de trabalho.
O desvio de conduta refere-se a ações que violam normas éticas, legais ou políticas internas da empresa. Por exemplo, fraudes, assédio, discriminação ou qualquer prática que contrarie o código de conduta estabelecido.
Essas situações geralmente exigem investigações formais e medidas corretivas, podendo impactar diretamente a reputação e as operações da organização.
Já o desvio comportamental diz respeito a atitudes que prejudicam a convivência ou a produtividade, embora não infrinjam regras formais, como agressividade excessiva, resistência ao trabalho em equipe e comportamentos não colaborativos.
Geralmente, casos de desvio comportamental são resolvidos por meio de feedbacks, treinamentos de soft skills ou acompanhamento próximo de líderes e especialistas.
No entanto, vale ressaltar, ambos os desvios podem ser relatados por meio de ferramentas como o Canal de Denúncias, que auxilia na identificação e no tratamento adequado das situações, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e ético.
Como o Canal de Denúncias ajuda a coibir desvios de conduta?
O Canal de Denúncias é uma plataforma que acolhe relatos de suspeitas de irregularidades, acelerando o processo de identificação e correção de desvios de conduta no trabalho, antes que causem maiores danos à empresa e aos colaboradores.
O sistema tecnológico permite aos funcionários manifestarem suas preocupações, de forma anônima ou identificada, sobre comportamentos que violem normas internas, como fraudes, assédios ou discriminação, incluindo os desvios comportamentais.
Ao centralizar essas denúncias, o Canal oferece também à organização uma visão abrangente dos problemas que afetam o ambiente de trabalho e possibilita a implementação de ações corretivas e preventivas, como investigações imparciais, treinamentos específicos, revisões de políticas internas ou até a aplicação de medidas disciplinares.
Além disso, a presença de um Canal de Denúncias ativo e confiável estimula um cuidado coletivo do ambiente de trabalho, promovendo relações de trabalho respeitosas e duradouras.
Como reportar desvio de conduta na empresa de forma anônima?
Relatar um desvio de conduta na empresa de maneira sigilosa é um processo seguro e acessível com o uso de um Canal de Denúncias efetivo e confiável, como é o caso do Canal de Ética da Contato Seguro. Confira o passo a passo para fazer isso:
- Acesse o Canal de Denúncias fornecido pela sua empresa, por um dos meios disponíveis, como telefone 0800, site, aplicativo ou WhatsApp com IA Generativa ofertados pela Contato Seguro.
- Escolha a opção de anonimato, se preferir não revelar sua identidade.
- Forneça informações detalhadas do ocorrido com clareza, como datas, locais, pessoas envolvidas e evidências que possam ajudar na apuração do caso.
- Acompanhe o progresso da denúncia pelo número de protocolo fornecido pelo Canal de Denúncias.
Quer saber mais sobre como usar o Canal de Denúncias e outras ferramentas de integridade? Continue navegando pelo blog da Contato Seguro e aprenda novas formas de tornar o seu ambiente de trabalho mais seguro e ético!