Canal de Denúncias e o impacto na reputação das empresas
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  • 24/10/2024

Canal de Denúncias e o impacto na reputação das empresas

  • Tempo de Leitura: 04 Minutos
  • 24/10/2024

Quando irregularidades são prevalentes numa organização, diversos problemas que afetam a reputação das empresas se fazem presentes.

Se há más condutas sem um mecanismo de detecção e combate efetivo, a empresa passa a impressão de falta de transparência, descaso com o funcionário, e geram deveras o sentimento de insegurança no trabalho.

Neste artigo, entenda como os Canais de Denúncias detectam, previnem e combatem irregularidades numa organização e como o instrumento funciona para o fortalecimento da reputação das empresas.

Boa leitura!

Porque a empresa que trabalho precisa de um canal de denúncias?

Se a sua empresa possui CIPA, então, desde setembro de 2022, a Lei 14.457 determina um Canal de Denúncias, para combater, principalmente, casos de assédio.

O Canal, entretanto, é altamente eficiente também para outros tipos de irregularidades.

Por isso, é recomendado que toda empresa possua um mecanismo para o recebimento de relatos.

Irregularidades, más condutas e desvios podem causar diversos problemas para o ambiente de trabalho, saúde financeira da organização, e perda de reputação.

Devo buscar informações se a empresa tem um canal?

Colaboradores devem, sim, buscar se informar sobre a existência de um Canal de Denúncias em sua organização.

Entretanto, o dever de comunicar e tornar público o sistema de denúncias é da empresa, e é importante que a organização se esforce para que todos saibam a importância do Canal de Denúncias e como utilizá-lo da melhor maneira.

Nesse sentido, a empresa precisa estruturar ações de comunicação e treinamento de forma que a percepção dos colaboradores sobre os canais de denúncias seja positiva.

Adiante, vamos entender mais sobre esse ponto.

A percepção dos colaboradores sobre os canais de denúncias

Pessoas reunidas avaliando o impacto do canal de denuncias na empresa.

A percepção dos colaboradores sobre os canais de denúncias é fundamental para que o instrumento:

  • funcione adequadamente; e
  • gere os resultados e benefícios esperados.

Para alcançar esses resultados práticos, é preciso melhorar a percepção das pessoas sobre o Canal.

Os seguintes pontos afetam diretamente a reputação das empresas com Canais de Denúncias efetivos:

  1. Nível de conhecimento e compreensão sobre os canais: para gerar resultados tangíveis e potencializar a reputação das empresas, os colaboradores precisam ter um ótimo nível de conhecimento e compreensão sobre os canais.

    Saber identificar ocorrências de irregularidades, recolher provas, acessar o meio escolhido para a denúncia e relatar com sucesso são indispensáveis para tornar o Canal parte da cultura organizacional.

  2. Percepção de segurança e confidencialidade: a certeza do anonimato e da confidencialidade precisar ser assegurada para os colaboradores.

    As pessoas irão denunciar se tiverem segurança contra a retaliação. Quando uma empresa protege o colaborador e oferece total proteção para a denúncia, sua reputação fica mais forte.

  3. Expectativas em relação à investigação e retorno das denúncias: para qualquer denúncia, há um processo. Para cada tipo de irregularidade, há ações necessárias.

    Portanto, desde o momento em que o funcionário faz o seu relato, até a tomada de medidas para prevenção ou disciplina, existem etapas a se cumprir.

    É importante que os colaboradores entendam, com certo nível de profundidade, como funciona a investigação e como funciona a aplicação de medidas.

    Com isso, não se criam expectativas exageradas ou diminuídas sobre as consequências da denúncia. Os colaboradores podem confiar no processo e confirmar a transparência da empresa ao tratar dos desvios.

  4. Medos e receios relacionados à utilização do canal: pelo risco de retaliação, é comum haver medos e receios relacionados à utilização do canal.

    Esclarecer as questões que estimulam medo e receio irá alinhar as expectativas dos funcionários, fazê-los entender o que pode ocorrer após uma denúncia e, assim, fortalecer a integridade da organização ao tratar dos relatos.

Reputação e transparência dos processos internos

Com um Canal de Denúncias efetivo, uma empresa experimentará diversos benefícios.

Prevenindo a ocorrência de fraudes, desvios, roubo e corrupção, a empresa evita perdas financeiras e o envolvimento em escândalos.

Um dos impactos mais significativos é o do ambiente de trabalho.

Quando o local de trabalho se torna mais transparente e livre de assédio, discriminação e outras irregularidades como essas, a motivação dos trabalhadores aumenta.

E não só isso: a saúde física e psíquica do colaborador é preservada, levando-os a altos níveis de produtividade, e a tornarem-se fiéis à própria organização.

Fortalece-se, assim, a reputação da organização, tanto por não ser associada a casos envolvendo más condutas e irregularidades, mas pela confiança construída para com os trabalhadores e clientes.

Viu alguma irregularidade na sua empresa?

Impactos positivos de uma empresa com canal de denúncias terceirizado

Por fim, os impactos positivos de uma empresa com canal de denúncias terceirizado atingem tanto a sua organização interna quanto a sua imagem externa:

  • menos desperdício;
  • evita perdas financeiras;
  • melhora o clima organizacional;
  • preserva a saúde física e psíquica dos colaboradores;
  • mais produtividade;
  • melhores resultados;
  • construção de reputação positiva;
  • dentre outros.

Conclusão

Os Canais de Denúncia são instrumentos comprovadamente eficientes para a detecção, prevenção e combate a irregularidades de todos os tipos nas empresas.

Quando uma empresa implementa um Canal efetivo, ela está protegendo os seus processos internos, seus materiais, sua saúde financeira, e, mais importante ainda: seus colaboradores.

Uma empresa com um Canal de Denúncias torna o ambiente de trabalho seguro, produtivo e transparente.

Empresa, fornecedores, colaboradores e clientes só têm a ganhar quando possuem um sistema para relatos de irregularidades.

Conheça o Canal de Denúncias da Contato Seguro: basta preencher o formulário ao lado e falar diretamente com um dos nossos especialistas!

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