- 24/10/2024
Canal de Denúncias e o impacto na reputação das empresas
- Tempo de Leitura: 04 Minutos
- 24/10/2024
Quando irregularidades são prevalentes numa organização, diversos problemas que afetam a reputação das empresas se fazem presentes.
Se há más condutas sem um mecanismo de detecção e combate efetivo, a empresa passa a impressão de falta de transparência, descaso com o funcionário, e geram deveras o sentimento de insegurança no trabalho.
Neste artigo, entenda como os Canais de Denúncias detectam, previnem e combatem irregularidades numa organização e como o instrumento funciona para o fortalecimento da reputação das empresas.
Boa leitura!
Porque a empresa que trabalho precisa de um canal de denúncias?
Se a sua empresa possui CIPA, então, desde setembro de 2022, a Lei 14.457 determina um Canal de Denúncias, para combater, principalmente, casos de assédio.
O Canal, entretanto, é altamente eficiente também para outros tipos de irregularidades.
Por isso, é recomendado que toda empresa possua um mecanismo para o recebimento de relatos.
Irregularidades, más condutas e desvios podem causar diversos problemas para o ambiente de trabalho, saúde financeira da organização, e perda de reputação.
Devo buscar informações se a empresa tem um canal?
Colaboradores devem, sim, buscar se informar sobre a existência de um Canal de Denúncias em sua organização.
Entretanto, o dever de comunicar e tornar público o sistema de denúncias é da empresa, e é importante que a organização se esforce para que todos saibam a importância do Canal de Denúncias e como utilizá-lo da melhor maneira.
Nesse sentido, a empresa precisa estruturar ações de comunicação e treinamento de forma que a percepção dos colaboradores sobre os canais de denúncias seja positiva.
Adiante, vamos entender mais sobre esse ponto.
A percepção dos colaboradores sobre os canais de denúncias
A percepção dos colaboradores sobre os canais de denúncias é fundamental para que o instrumento:
- funcione adequadamente; e
- gere os resultados e benefícios esperados.
Para alcançar esses resultados práticos, é preciso melhorar a percepção das pessoas sobre o Canal.
Os seguintes pontos afetam diretamente a reputação das empresas com Canais de Denúncias efetivos:
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Nível de conhecimento e compreensão sobre os canais: para gerar resultados tangíveis e potencializar a reputação das empresas, os colaboradores precisam ter um ótimo nível de conhecimento e compreensão sobre os canais.
Saber identificar ocorrências de irregularidades, recolher provas, acessar o meio escolhido para a denúncia e relatar com sucesso são indispensáveis para tornar o Canal parte da cultura organizacional.
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Percepção de segurança e confidencialidade: a certeza do anonimato e da confidencialidade precisar ser assegurada para os colaboradores.
As pessoas irão denunciar se tiverem segurança contra a retaliação. Quando uma empresa protege o colaborador e oferece total proteção para a denúncia, sua reputação fica mais forte.
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Expectativas em relação à investigação e retorno das denúncias: para qualquer denúncia, há um processo. Para cada tipo de irregularidade, há ações necessárias.
Portanto, desde o momento em que o funcionário faz o seu relato, até a tomada de medidas para prevenção ou disciplina, existem etapas a se cumprir.
É importante que os colaboradores entendam, com certo nível de profundidade, como funciona a investigação e como funciona a aplicação de medidas.
Com isso, não se criam expectativas exageradas ou diminuídas sobre as consequências da denúncia. Os colaboradores podem confiar no processo e confirmar a transparência da empresa ao tratar dos desvios.
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Medos e receios relacionados à utilização do canal: pelo risco de retaliação, é comum haver medos e receios relacionados à utilização do canal.
Esclarecer as questões que estimulam medo e receio irá alinhar as expectativas dos funcionários, fazê-los entender o que pode ocorrer após uma denúncia e, assim, fortalecer a integridade da organização ao tratar dos relatos.
Reputação e transparência dos processos internos
Com um Canal de Denúncias efetivo, uma empresa experimentará diversos benefícios.
Prevenindo a ocorrência de fraudes, desvios, roubo e corrupção, a empresa evita perdas financeiras e o envolvimento em escândalos.
Um dos impactos mais significativos é o do ambiente de trabalho.
Quando o local de trabalho se torna mais transparente e livre de assédio, discriminação e outras irregularidades como essas, a motivação dos trabalhadores aumenta.
E não só isso: a saúde física e psíquica do colaborador é preservada, levando-os a altos níveis de produtividade, e a tornarem-se fiéis à própria organização.
Fortalece-se, assim, a reputação da organização, tanto por não ser associada a casos envolvendo más condutas e irregularidades, mas pela confiança construída para com os trabalhadores e clientes.
Impactos positivos de uma empresa com canal de denúncias terceirizado
Por fim, os impactos positivos de uma empresa com canal de denúncias terceirizado atingem tanto a sua organização interna quanto a sua imagem externa:
- menos desperdício;
- evita perdas financeiras;
- melhora o clima organizacional;
- preserva a saúde física e psíquica dos colaboradores;
- mais produtividade;
- melhores resultados;
- construção de reputação positiva;
- dentre outros.
Conclusão
Os Canais de Denúncia são instrumentos comprovadamente eficientes para a detecção, prevenção e combate a irregularidades de todos os tipos nas empresas.
Quando uma empresa implementa um Canal efetivo, ela está protegendo os seus processos internos, seus materiais, sua saúde financeira, e, mais importante ainda: seus colaboradores.
Uma empresa com um Canal de Denúncias torna o ambiente de trabalho seguro, produtivo e transparente.
Empresa, fornecedores, colaboradores e clientes só têm a ganhar quando possuem um sistema para relatos de irregularidades.
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