
- 17/03/2025
Como garantir a segurança dos meus dados pessoais na denúncia?
- Tempo de Leitura: 04 Minutos
- 17/03/2025
Muitas pessoas deixam de fazer denúncias por medo de que seus dados pessoais sejam expostos ou usados de forma inadequada no trabalho.
O receio não é infundado: o Brasil ocupa o primeiro lugar global em vazamento de informações, de acordo com um estudo de 2023 da NordVPN.
Apesar da LGPD estabelecer diretrizes para a proteção de informações, nem todas as empresas adotam práticas seguras. Sem uma estrutura bem definida, há riscos de acessos indevidos e até mesmo tentativas de identificar denunciantes.
Se você precisa relatar algo e quer ter certeza de que seus dados estarão protegidos, confira neste artigo o que um Canal de Denúncias deve oferecer para garantir sua privacidade.
Por que a privacidade é importante em denúncias?
A privacidade de dados em um sistema de denúncias significa garantir que as informações compartilhadas pelos denunciantes sejam protegidas de acessos indevidos.
O anonimato do denunciante, a criptografia dos dados e a restrição de acesso a pessoas autorizadas são exemplos de recursos de segurança — em conformidade com a legislação brasileira, como a LGPD —, necessários em um sistema de denúncias.
A proteção da identidade do denunciante é necessária para evitar retaliações, como assédio, perseguição ou até demissão. Um ambiente de trabalho seguro depende da confiança de que as informações sensíveis serão tratadas com sigilo.
A privacidade de dados também impede discriminações e a perpetuação de práticas antiéticas. Todos os colaboradores devem ter liberdade para relatar irregularidades sem medo e independente do cargo desempenhado na organização.
Por exemplo, imagine um funcionário que precisa relatar uma conduta inadequada de um gestor ou um fornecedor. Sem garantias de privacidade, ele pode hesitar e não contribuir para o que seria uma resolução mais rápida e precisa do problema.
E não podemos esquecer: a privacidade também se aplica a relatos de dúvidas e sugestões, que são igualmente valiosos para a melhoria da empresa.
Quando os colaboradores têm certeza de que seus dados estão protegidos, eles se sentem mais à vontade para compartilhar percepções e contribuir para um ambiente mais transparente e colaborativo.

A segurança dos meus dados em um Canal de Denúncias
A proteção da identidade do denunciante depende das medidas de segurança adotadas pelo Canal de Denúncias. Como qualquer ambiente digital, o tratamento dos dados deve ser prioridade.
A implementação segura da plataforma se respaldará em uma política rígida de controle de acessos, privacidade e segurança da informação a fim de evitar vazamentos e manipulações.
Por ser uma obrigação legal para empresas com CIPA, devido a Lei 14.457/22, a adoção do Canal de Denúncias confidencial demonstra o nível de comprometimento da empresa com as melhores práticas de governança do mercado.
Esse cuidado fortalece a confiança dos colaboradores, clientes e investidores na organização, garantindo que as denúncias sejam tratadas com a seriedade necessária.
Portanto, ao avaliar um Canal de Denúncias, é importante que você verifique se a plataforma adota tecnologias robustas de proteção e auditorias de segurança.
Medidas de segurança adotadas pelo Canal de Denúncias
Um Canal de Denúncias seguro deve adotar medidas rigorosas para garantir a proteção da identidade do denunciante e impedir o acesso indevido às informações.
Protocolos de segurança reconhecidos internacionalmente, como ISO 27001, asseguram que cada relato seja tratado com confidencialidade. Veja a seguir algumas das principais práticas adotadas!
Protocolos de segurança de um Canal de Denúncias seguro | |
Criptografia de dados | As informações são protegidas por criptografia, impedindo que sejam interceptadas ou acessadas sem autorização. |
Anonimização | O sistema oferece a opção da denúncia anônima (sem a necessidade de identificação). |
Privacidade dos dados | Apenas pessoas autorizadas têm acesso ao conteúdo das denúncias. |
Política de Privacidade acessível | A plataforma deve apresentar uma Política de Privacidade detalhada, explicando como os dados são armazenados e utilizados. |
Tráfego seguro (HTTPS ou VPN) | A transmissão das informações ocorre por redes seguras, evitando riscos como vazamentos ou ataques cibernéticos. |
Por que o Canal de Denúncias terceirizado é mais seguro?
Diferente de um canal interno, onde a gestão dos relatos fica sob responsabilidade da própria empresa, um Canal de Denúncias externo oferece maior proteção ao anonimato em denúncias no trabalho.
Logo, a terceirização do Canal de Denúncias traz diversos benefícios para a segurança dos envolvidos e credibilidade ao processo de investigação.
Veja três pontos que reforçam essa vantagem:
1) Maior imparcialidade e proteção do denunciante
Quando uma denúncia é gerida por um sistema interno, há o risco de que profissionais da própria empresa tenham acesso aos relatos.
Isso pode gerar insegurança, conflito de interesses e inibir o envio de manifestações!
Com um canal terceirizado, o acolhimento das denúncias, dúvidas e sugestões é feito por uma equipe independente, garantindo sigilo e imparcialidade.
2) Segurança reforçada no armazenamento e transmissão de dados
Empresas especializadas adotam tecnologias avançadas para proteger as informações, como criptografia e servidores seguros.
Segundo Gian Chiodo, coordenador de tecnologia da Contato Seguro, a maior empresa de Canais de Denúncias do Brasil, aponta:
“O Canal Externo se diferencia por possuir uma equipe terceira atuando no recebimento das informações e no cuidado ao transmitir estes dados para o Controlador. Evitando que, quem não possa ter acesso aos relatos, tenha sua visualização limitada”.
3) Credibilidade e conformidade com normas regulatórias
Um canal terceirizado segue padrões rigorosos de compliance, como a Lei 14.457/22, que garante ao trabalhador a possibilidade de enviar sua manifestação de forma anônima.

Conclusão
A segurança dos dados pessoais em uma denúncia é um dos primeiros aspectos a considerar quando o objetivo é proteger os colaboradores de exposição e retaliações após relatarem irregularidades no ambiente de trabalho.
Juntos, pudemos ver como a privacidade de dados fortalece a confiança no sistema de integridade da empresa, com destaque especial para as medidas que todo Canal de Denúncias seguro deve adotar.
No fim do dia, uma organização só pode crescer de forma saudável quando escuta seu próprio coração: as pessoas. É por isso que a Contato Seguro atua desde 2008 para que empresas e seus colaboradores tenham um ambiente mais tranquilo e acolhedor.
Nosso Canal de Denúncias recebe relatos, sugestões e dúvidas com agilidade e segurança, sempre com o propósito de construir relações íntegras em um espaço de trabalho saudável.
Quer aprender mais sobre como um Canal de Denúncias seguro pode te ajudar a contribuir para um ambiente corporativo mais positivo? Continue navegando pelo nosso blog e confira mais conteúdos sobre o tema!