- 14/06/2024
O que é retaliação e como identificar sinais no Ambiente de Trabalho
- Tempo de Leitura: 04 Minutos
- 14/06/2024
A retaliação é a forma clássica de reação negativa a uma denúncia ou queixa formal no ambiente de trabalho.
Por exemplo, um colaborador é vítima de assédio moral por seu líder e registra uma queixa no setor de Gente e Gestão (RH).
Imagine que não há uma política de confidencialidade e anonimato das denúncias nos Recursos Humanos, e a queixa é revelada com o nome do autor.
O assediador sofre uma medida disciplinar, mas continua em sua posição e passa a retaliar o colaborador.
O assédio moral, específica e explicitamente, para de ocorrer, porém outras atitudes negativas começam a ser tomadas, de maneira sutil, para vingança.
Neste artigo, vamos abordar a retaliação e como ela ocorre no ambiente de trabalho — entenda como um Canal de Denúncias pode ajudar a evitar a retaliação e seus efeitos nocivos na sua organização!
O que significa retaliação?
Retaliação é uma resposta negativa ou uma vingança feita contra alguém que causou algum dano ou ofensa. Em geral, é uma ação feita para revidar um ataque, injustiça ou provocação.
O que é Retaliação no trabalho?
Retaliação no ambiente de trabalho é qualquer ação negativa tomada contra um funcionário que denunciou ou reportou uma conduta irregular ou ilegal dentro da empresa.
Os primeiros estudos empíricos sobre retaliação organizacional foram realizados por Skarlicki e Folger (1997) e caracterizavam o fenômeno como um subconjunto de comportamentos negativos, que têm o objetivo de punir a organização ou seus representantes, como uma resposta à injustiça percebida.
Transpondo esse conceito para a retaliação no ambiente de trabalho, pode-se entender que essa acontece quando, por vingança, um profissional trata o outro de forma injusta e punitiva.
Um colaborador pode, por exemplo, questionar uma decisão do seu coordenador e se recusar a fazer algo que ele acredita ser incorreto.
O coordenador, a partir dessa situação, passa a cometer ações injustas e tratar o colaborador de forma negativamente distinta.
A retaliação ocorre frequentemente frente à exposição de irregularidades, más condutas ou desvios.
Um colaborador de boa fé expõe ou denúncia a situação, e pode ser retaliado pelo infrator ou agressor.
Diferença entre Retaliação e Conflitos Comuns de Trabalho
A retaliação acontece quando um colaborador ou líder de uma organização toma uma atitude negativa contra outro colaborador que queixou-se formalmente ou denunciou alguma situação irregular ou má conduta.
São sinais clássicos da retaliação:
- Impedir o colaborador de ir a reuniões e outros eventos da organização
- Transferência do colaborador para outro departamento ou local de trabalho
- Barrar promoção ou aumento de salário
- Avaliar o colaborador negativamente de forma injusta
- Tornar o ambiente de trabalho inseguro ou desconfortável
- Limitar horário de trabalho
- Impor novas condições para benefícios já estabelecidos
A demissão, é claro, também pode ser um dos resultados do comportamento vingativo.
Dessa maneira, entende-se que punições ou medidas disciplinares justas, baseadas em dados ou avaliações reais da situação de um * funcionário, não podem ser consideradas retaliação.
A retaliação ocorre quando há ações negativas e injustas contra um colaborador que denunciou ou relatou um problema no ambiente de trabalho, e em relação ao infrator.
Como Identificar Sinais de Retaliação
O grande problema com a retaliação é que esse comportamento frequentemente pode ocorrer de forma dissimulada.
A tentativa de se vingar contra o colaborador que denunciou ou expôs um comportamento irregular ou má conduta não pode ser explícita, já que poderia demonstrar a culpa do agressor.
Assim, os comportamentos de retaliação podem começar imperceptíveis e tornarem-se cada vez mais graves com o tempo.
Por isso, é importante se atentar para as maneiras mais sutis de se retaliar alguém no ambiente de trabalho:
- Atribuir à vítima metas e tarefas mais desafiadoras, mais difíceis ou mais irrelevantes do que aos colegas
- Impedir sutilmente a liberdade de expressão da vítima
- Realizar micro-agressões características de assédio moral
- Ter um tratamento discriminatório sutil
Se a empresa não for capaz de evitar a retaliação, práticas de integridade como a denúncia de boa fé e o monitoramento de irregularidades são inibidos.
Inibindo os comportamentos de integridade, as más condutas e desvios na organização passam a ocorrer com mais frequência e levar a problemas mais graves e mais profundos.
Por isso, é fundamental ter as estratégias certas para prevenir a retaliação no ambiente de trabalho. A melhor ferramenta para prevenir e combater irregularidades e retaliação é o Canal de Denúncias.
Canal de Denúncias: Prevenindo a Retaliação
O Canal de Denúncias externo é a ferramenta mais eficaz para prevenir e combater irregularidades e retaliação no ambiente de trabalho.
A ferramenta é uma plataforma para o recebimento e gestão de denúncias que envolvem irregularidades, más condutas e desvios dentro de uma organização.
Pessoas que são vítimas de assédio, discriminação, ou testemunham um colega cometendo irregularidades quanto à regulamentos, fraudes, roubo, dentre outros, podem usar o Canal para informar à direção sobre o ocorrido.
Esses relatos podem ser feitos de forma completamente anônima e com confidencialidade garantida.
Isso significa que a identidade do denunciante jamais é descoberta ou revelada.
Uma vez feitos os relatos, eles são encaminhados para a apuração do Comitê de Ética ou por um responsável da própria organização.
Dessa maneira, a direção pode tomar providências e aplicar medidas disciplinares aos agressores e infratores, combatendo a irregularidade, evitando retaliação, e prevenindo esses problemas adiante.
Assim, as irregularidades podem continuar sendo reportadas, e a cultura de integridade pode florescer na organização.
Como Proceder ao Identificar Sinais de Retaliação
A retaliação também é uma irregularidade e deve ser denunciada.
Alguém que engaja numa denúncia ou relato para proteger a si mesmo e sua organização de más condutas deve ser protegido, e esse comportamento deve ser encorajado.
Se você identificar sinais de que está sendo retaliado, tente se munir de provas, demonstrar a decorrência da retaliação após a denúncia, e relate o que está acontecendo.
Conclusão
A retaliação é uma atitude injusta de vingança contra alguém que escolheu denunciar ou queixar-se formalmente de uma irregularidade no trabalho.
O Canal de Denúncias protege os denunciantes da retaliação ao proteger sua identidade no processo do relato.
A garantia do anonimato e da confidencialidade são elementos fundamentais para se evitar a retaliação.
Por isso, um Canal externo e com essas garantias é a melhor ferramenta para prevenir e combater irregularidades e retaliações.
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