Como identificar um ambiente de trabalho tóxico
  • Contato Seguro

    Contato Seguro

  • 14/08/2024

Como identificar um ambiente de trabalho tóxico

  • Tempo de Leitura: 07 Minutos
  • 14/08/2024

Nos últimos anos, o tema “relações saudáveis” ganhou destaque em debates, pesquisas científicas, e tornou-se pauta da população geral.

Esse é um avanço considerável em nível de consciência coletiva, já que as relações podem, sim, se tornar problemáticas e prejudiciais às pessoas.

Com as relações de trabalho, não é diferente.

Empresas se fazem com pessoas e, quando há um ambiente de trabalho tóxico, comprometem-se as relações, as tarefas e atividades, a saúde dos trabalhadores, a produtividade e os resultados buscados pela organização.

Todas as empresas devem fornecer o mínimo de recursos e condições para o desenvolvimento do trabalho com dignidade, saúde e produtividade.

Neste artigo, vamos explorar o ambiente de trabalho tóxico — você vai entender o que isso significa, as características de um trabalho tóxico, seus impactos negativos, e como uma empresa deve lidar com esse problema, caso ele venha a se manifestar.

Esperamos que, após a leitura, você seja capaz de identificar um ambiente de trabalho tóxico e tomar as atitudes possíveis para resolver esse problema no seu contexto.

Boa leitura!

O que é um ambiente de trabalho tóxico?

Um ambiente de trabalho tóxico é um local onde as relações entre as pessoas são marcadas por comportamentos negativos e prejudiciais, como bullying, assédio, discriminação e falta de respeito.

O ambiente de trabalho tóxico é um ambiente que prejudica os colaboradores da empresa.

Num espaço tóxico, o bem-estar, a qualidade de vida e a produtividade dos trabalhadores ficam comprometidos.

Entretanto, os efeitos de um ambiente de trabalho nocivo não se limitam aos “muros” da organização e aos horários de trabalho.

Características de ambientes de trabalho tóxicos:

Empresas de setores, naturezas, tamanhos e culturas diferentes podem gerar um ambiente tóxico de maneiras diferentes.

Apesar disso, todos os ambientes de trabalho tóxicos têm algumas características-chave.

Vamos entender alguns exemplos de ambientes de trabalho tóxicos a partir delas!

Infográfico de características de um ambiente tóxico

Liderança tóxica

A liderança tóxica é uma marca registrada do ambiente de trabalho tóxico.

Sabemos que os líderes são aqueles que dão o tom das interações, e têm grande responsabilidade em criar o clima da empresa.

A presença de uma liderança tóxica irá desequilibrar as relações, tornar o trabalho exaustivo, abalar psicologicamente os colaboradores e afetar os resultados do time.

Principalmente porque há uma relação de hierarquia, que geralmente é apontada como justificativa para os abusos, amedrontando colaboradores.

Assim, nos casos onde há lideranças tóxicas, caso a empresa não tenha um Canal de Denúncias, é muito difícil que a situação mude.

Competitividade excessiva

A competitividade é um mecanismo natural nos seres humanos — basta observar crianças brincando num parquinho. Naturalmente jogos de competição irão surgir, e todos se engajam neles.

Para os adultos, isso não é diferente. A edição mais recente dos Jogos Olímpicos em Paris (2024) nos lembra dessa verdade (às vezes incômoda): todos amam ver pessoas competindo.

Entretanto, a disputa só é verdadeiramente interessante quando é justa.

Por isso, a maior competição atlética global conta com bons jurados, distribuição justa de prêmios e, mais recentemente, um grande esforço tem sido feito para que mais pessoas tenham oportunidade de participar.

Quando a competitividade se torna excessiva e tóxica, significa que o jogo não é mais tão justo assim.

Numa empresa ou num time, as lideranças podem tentar fomentar a competitividade pela ameaça (de perda de benefícios ou emprego), ou pela recompensa exagerada (bônus ou benefícios).

Geralmente, isso acompanha regras incertas e a extrapolação de outros limites para que os colaboradores alcancem os resultados.

Assim, pode-se diagnosticar a competitividade excessiva quando estão presentes os sintomas de burnout, ansiedade patológica, depressão e rompimentos dentro de uma equipe.

Falta de reconhecimento

A falta de reconhecimento é uma das facetas da injustiça.

Não reconhecer os esforços de alguém é a mesma coisa que punir alguém que fez algo bom.

Poucas coisas são piores do que isso para um indivíduo.

A falta de reconhecimento no ambiente de trabalho tóxico pode se dar devido às regras incertas e constantemente adaptadas (ao gosto da liderança tóxica), à falta de limites quanto aos resultados (nunca nada está bom), falta de empatia, e ao egoísmo ou narcisismo das pessoas ao redor.

Expectativas irrealistas

Outro exemplo de características de ambientes de trabalho tóxicos é a presença de expectativas irrealistas dos gestores e líderes.

Lideranças tóxicas pecam em vários aspectos na gestão de pessoas.

Um desses aspectos é o estabelecimento de expectativas irrealistas quanto ao trabalho de seus funcionários.

Isso se deve frequentemente pela falta de conhecimento do gestor do ofício do colaborador.

Assim, o líder estabelece uma entrega enorme num prazo muito curto, impossível de ser realizado, ou coloca uma dificuldade muito alta para um nível de expertise baixo, e assim por diante.

Ou por ignorância ou por simples violência, as expectativas irrealistas também são um sinal para o ambiente de trabalho tóxico.

Microgerenciamento

O microgerenciamento é um tipo de gestão em que as lideranças têm um grande controle e vigilância sobre o colaborador.

Assim, aplicam sua autoridade com muito vigor, a todo o tempo, e tendem a analisar pequenos detalhes e tomar todas as decisões.

O colaborador perde muito da sua liberdade e poder de escolha, tornando-se incapaz de expressar sua criatividade e aprimorar seus talentos.

O microgerenciamento, dessa forma, também pode compor uma estrutura de ambiente de trabalho tóxico.

Comunicação deficiente

Uma comunicação transparente e de boa qualidade gera inúmeros benefícios para as pessoas numa organização.

A comunicação deficiente com frequência aparece quando há algo a se esconder, quando o estilo de comunicação tende ao assédio, e quando os objetivos e estratégias estão desalinhados.

Má comunicação causa desentendimentos, intrigas, e péssimas entregas e resultados.

Dessa maneira, a comunicação deficiente é uma causa e um efeito do ambiente de trabalho tóxico nas organizações.

Alta rotatividade de colaboradores

Naturalmente, um ambiente de trabalho tóxico irá sofrer com a alta rotatividade.

Ninguém aguenta ficar muito tempo num ambiente degradante, humilhante e injusto.

Por isso, se você perceber que há uma alta rotatividade de colaboradores numa empresa, pode desconfiar de um ambiente de trabalho tóxico.

Assédio e abuso

Para finalizar, é claro, não podemos deixar de citar o assédio e o abuso.

Assédio moral e sexual são formas de comportamento tóxico altamente prejudiciais à saúde de um ambiente de trabalho e dos colaboradores.

Presença de assédio e abuso nas relações é um indicativo de ambiente de trabalho tóxico.

Impactos negativos de um ambiente de trabalho tóxico

Todo mundo deve imaginar que existem prejuízos causados por um ambiente de trabalho tóxico.

Mas o que, exatamente, ocorre de consequências negativas quando há esse problema?

Confira alguns impactos negativos facilmente identificados.

infográfico impactos negativos de um ambiente tóxico

Comprometimento da relação entre empregado e empregador

Quando estão num ambiente de trabalho tóxico, os trabalhadores perdem muito da sua motivação.

Às vezes, podem até persistir no emprego, mas na oportunidade de um novo, certamente escolherão um ambiente de trabalho melhor.

Ao se sentirem desrespeitados, o comprometimento para com a empresa e com o empregador se desfaz, comprometendo essa relação importante.

Bons trabalhadores “vestem a camisa” da empresa, e têm orgulho de fazer parte da família organizacional. Um ambiente de trabalho tóxico compromete esse engajamento, a produtividade e os resultados dos times.

Comprometimento da imagem da empresa

Como apontou-se anteriormente, os efeitos nocivos do ambiente de trabalho tóxico não ficam apenas dentro dos muros da organização e não se limitam ao horário de trabalho.

Além de causar danos à saúde mental e física dos colaboradores, os efeitos da toxicidade no trabalho extrapolam a organização e atingem a sociedade.

Uma hora ou outra a empresa será exposta pela forma que trata seus funcionários, e cairá na apreciação dos clientes, sociedade e outras partes interessadas.

A perda da reputação é um efeito natural da ambiência tóxica no trabalho.

Quer fazer uma denuncia?

Queda de produtividade e de qualidade de produtos e serviços

Com a falta de motivação, falta de atenção, e outros efeitos negativos na saúde mental dos colaboradores, a queda de produtividade e da qualidade de produtos e serviços é uma consequência esperada.

Isso se reflete também na piora da qualidade de atendimento aos clientes, por exemplo.

Quando estão insatisfeitos, os colaboradores não entregam uma boa performance, e quem perde é a organização.

Maior chance de responder a processos trabalhistas

É claro, muitas vezes o ambiente de trabalho tóxico envolve o descumprimento da CLT, da constituição, e esbarra no Código Penal.

Irregularidades como assédio moral e sexual, bullying e discriminação, dentre outros, são passíveis de processos trabalhistas, envolvendo indenizações e encerramento de contrato.

As empresas perdem muito com isso, porque os processos trabalhistas minam a sua reputação e, se já chegou a esse ponto, significa que nada está funcionando bem.

toxicidade no ambiente de trabalho impactando negativamente o desempenho do colaborador

Como as empresas podem lidar com a toxicidade no ambiente de trabalho?

Sim! O problema é grave! Mas existem maneiras para identificar e lidar com o ambiente de trabalho tóxico, para preveni-lo e combatê-lo.

Vamos a algumas delas.

Pesquisas anônimas com funcionários

Pesquisas de clima, sobre processos e sobre outras questões dentro da organização são muito bem-vindas.

Estabelecer um procedimento que garanta o anonimato é fundamental, já que as pessoas não dirão a verdade caso haja chance de serem identificadas.

Essas pesquisas podem levar a insights importantes e podem desvendar problemas encobertos.

Análise de dados e relatórios

Da mesma maneira que por pesquisas diretas, analisar dados e relatórios via auditoria, por exemplo, pode ser grandemente informativo para gestores e líderes na organização.

Uma repentina baixa de produtividade, resultados inconstantes e avaliações incompatíveis com o restante dos dados pode desenredar questões de ambiente de trabalho tóxico.

Considere o bem-estar dos funcionários

Para estrategizar o combate ao ambiente de trabalho tóxico, em primeiro lugar é importante considerar o bem-estar dos funcionários.

Gestores e líderes precisam entender que não é justo que seus colaboradores sofram por causa do seu trabalho e que pessoas adoecidas, deprimidas e ansiosas não irão entregar os resultados desejados.

Portanto, deve-se investir nas pessoas, de verdade, de maneira que elas fiquem melhores e não piores como consequência do engajamento com o trabalho.

Para isso, é preciso incentivar a transparência nas comunicações internas (por treinamentos, por exemplo), estabelecer uma política de reconhecimento e recompensa por esforços, olhar com cuidado as variações de performance dos funcionários, e assim por diante.

Oferecer incentivo para o cuidado físico e mental por parcerias com empresas, planos, etc., também é uma forma de cuidar bem de seus colaboradores.

Desenvolva uma cultura de feedbacks

A cultura de feedback tem tudo a ver com comunicação.

Trocando em miúdos, a cultura de feedback é a cultura da comunicação transparente.

O envolvimento entre colaboradores, e entre colaboradores e líderes num time deve ser transparente e constante, incluindo os feedbacks negativos quando for necessário.

Os feedbacks devem ser claros e ter como objetivo a melhora do indivíduo ou do time, e não a humilhação ou o vexame.

Com isso, as pessoas têm a oportunidade de se desenvolver e diminui-se as chances de toxicidade na equipe.

Utilize um Canal de Denúncias

Por fim, é claro, ter um Canal de Denúncias à disposição é um elemento central para combater o ambiente de trabalho tóxico.

Com um Canal de Denúncias, questões como assédio moral e sexual, discriminação, bullying (mobbing), abuso de poder e liderança tóxica podem ser relatados e resolvidos.

A plataforma permite o anonimato e todas as denúncias são confidenciais.

Dessa forma, previne-se e combate-se essas irregularidades relacionadas ao trabalho.

Conclusão

O ambiente de trabalho tóxico prejudica grandemente a produtividade, o bem-estar e os resultados de uma empresa.

Pode levar a organização a enfrentar processos trabalhistas, choques de reputação, e perdas de oportunidades no mercado.

Uma empresa íntegra deve apostar em mecanismos eficientes para a diminuição desse risco, e implementar um Canal de Denúncias é uma escolha indispensável.

Fale com um dos nossos especialistas preenchendo o formulário ao lado, e saiba mais sobre osbenefícios de um Canal de Denúncias para a sua organização!

Contato Seguro
Contato Seguro

Todos os artigos da Contato Seguro.

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos:

Você também vai gostar!