Diferença entre Canal de Denúncias e Compliance
  • Contato Seguro

    Contato Seguro

  • 14/11/2024

Diferença entre Canal de Denúncias e Compliance

  • Tempo de Leitura: 03 Minutos
  • 14/11/2024

Canal de Denúncias e Compliance não são sinônimos, embora estejam no mesmo universo conceitual.

O Canal é um instrumento que serve aos propósitos do Compliance. Este caracteriza-se como um sistema de gestão que visa à integridade e à ética organizacional.

Já o Canal de Denúncias é um instrumento, o principal instrumento, do Compliance nas organizações.

Neste artigo, entenda o que é o Compliance, o que é o Canal de Denúncias, e as diferenças entre os dois, e seus benefícios para uma empresa.

Boa leitura!

O que é compliance?

O Compliance é um sistema de gestão que tem como objetivo o cumprimento das normativas internas e externas à organização, bem como a criação de uma cultura de integridade e ética organizacional.

Compliance vem do verbo em inglês “to comply”, que significa cumprir, estar de acordo, submeter-se.

Embora isso dê a ideia de simplesmente correr atrás para não descumprir a legislação, o sistema vai além desse propósito.

Dentro de um Sistema de Gestão apoiado no Compliance, a empresa tem o dever de realizar certas ações, como:

Análise de risco;

  • Elaboração de manuais de conduta;
  • Gerenciamento de controles internos;
  • Realização de auditorias periódicas;
  • Monitoramento e garantia da segurança da informação;
  • Desenvolvimento de projetos de melhorias;
  • Ação baseada na ética e na integridade.

Canal de denúncias: o que é?

pessoas conversando em frente a um computador sobre compliance

O Canal de Denúncias é um instrumento para acolher relatos dos colaboradores, com o objetivo de detectar, combater e prevenir irregularidades dentro de uma empresa.

Wagner Giovanini, especialista na área, afirma que o Canal de Denúncias é o coração do Compliance: é um dos pilares que sustenta o sistema.

Com um Canal efetivo, a empresa fica sabendo de atos desviantes, de possíveis irregularidades, e tem a oportunidade de apurá-los e aplicar medidas disciplinares cabíveis.

Diferença entre canal de denúncias e compliance

Portanto, o Compliance é um termo mais geral, referindo-se a todas as ações, estratégias e processos que envolvem o sistema de gestão.

O Canal de Denúncias é um instrumento dentre vários no Compliance, destacando-se por sua indispensabilidade na implementação do sistema, em qualquer tipo de empresa.

Benefícios para colaboradores

O Compliance, equipado com o Canal de Denúncias e seus outros processos e atividades, gera diversos benefícios para os colaboradores de uma organização.

Ambos são instrumentos altamente efetivos para combater irregularidades como: assédio sexual ou moral, discriminação, bullying, fraudes, corrupção, e outros desvios.

Eliminar ou diminuir radicalmente essas ocorrências dentro de uma empresa melhora o clima organizacional, aumenta a confiança e a produtividade dos funcionários, e torna-os mais satisfeitos com seu trabalho.

Dessa forma, os “efeitos colaterais” do Compliance para uma organização são benefícios variados, como:

  1. Identificação de riscos e prevenção de problemas;

  2. Sustentabilidade;

  3. Correção efetiva;

  4. Consolidação de uma cultura organizacional;

  5. Atração de investidores e investimentos;

  6. Aumento dos resultados do negócio;

  7. Prevenção de processos trabalhistas, assédios e fraudes;

  8. Melhoria do relacionamento em toda a empresa;

  9. Vantagem competitiva em contratação de governos, empresas públicas e privadas.

Esses benefícios tendem a se manter estáveis e gerar vantagens crescentes, uma vez implementado o sistema.

Quer fazer uma denuncia?

Conclusão

O Compliance é um sistema de gestão fundamental, que surgiu de demandas crescentes contra a corrupção e ilicitudes dentro das organizações.

Dentro do compliance, temos ações, ferramentas e processos fundamentais. Um deles é o Canal de Denúncias: instrumento para detecção, combate e prevenção de irregularidades corporativas.

O Compliance, juntamente com o Canal de Denúncias, gera inúmeros benefícios para as empresas, que vão muito além do mero cumprimento de leis e normativas.**

É esperado que com a implementação correta do sistema e do Canal, a empresa tenha **melhorias no clima organizacional, na produtividade, nos resultados, lucros e reputação.

A Contato Seguro é a empresa líder em Canais de Denúncias no Brasil. Atendemos 3 mil empresas, fornecendo uma plataforma completa, personalizável e altamente efetiva.

Preencha o formulário ao lado e fale diretamente com um dos nossos especialistas!

Contato Seguro
Contato Seguro

Todos os artigos da Contato Seguro.

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos:

Você também vai gostar!