- 14/11/2024
Diferença entre Canal de Denúncias e Compliance
- Tempo de Leitura: 03 Minutos
- 14/11/2024
Canal de Denúncias e Compliance não são sinônimos, embora estejam no mesmo universo conceitual.
O Canal é um instrumento que serve aos propósitos do Compliance. Este caracteriza-se como um sistema de gestão que visa à integridade e à ética organizacional.
Já o Canal de Denúncias é um instrumento, o principal instrumento, do Compliance nas organizações.
Neste artigo, entenda o que é o Compliance, o que é o Canal de Denúncias, e as diferenças entre os dois, e seus benefícios para uma empresa.
Boa leitura!
O que é compliance?
O Compliance é um sistema de gestão que tem como objetivo o cumprimento das normativas internas e externas à organização, bem como a criação de uma cultura de integridade e ética organizacional.
Compliance vem do verbo em inglês “to comply”, que significa cumprir, estar de acordo, submeter-se.
Embora isso dê a ideia de simplesmente correr atrás para não descumprir a legislação, o sistema vai além desse propósito.
Dentro de um Sistema de Gestão apoiado no Compliance, a empresa tem o dever de realizar certas ações, como:
Análise de risco;
- Elaboração de manuais de conduta;
- Gerenciamento de controles internos;
- Realização de auditorias periódicas;
- Monitoramento e garantia da segurança da informação;
- Desenvolvimento de projetos de melhorias;
- Ação baseada na ética e na integridade.
Canal de denúncias: o que é?
O Canal de Denúncias é um instrumento para acolher relatos dos colaboradores, com o objetivo de detectar, combater e prevenir irregularidades dentro de uma empresa.
Wagner Giovanini, especialista na área, afirma que o Canal de Denúncias é o coração do Compliance: é um dos pilares que sustenta o sistema.
Com um Canal efetivo, a empresa fica sabendo de atos desviantes, de possíveis irregularidades, e tem a oportunidade de apurá-los e aplicar medidas disciplinares cabíveis.
Diferença entre canal de denúncias e compliance
Portanto, o Compliance é um termo mais geral, referindo-se a todas as ações, estratégias e processos que envolvem o sistema de gestão.
O Canal de Denúncias é um instrumento dentre vários no Compliance, destacando-se por sua indispensabilidade na implementação do sistema, em qualquer tipo de empresa.
Benefícios para colaboradores
O Compliance, equipado com o Canal de Denúncias e seus outros processos e atividades, gera diversos benefícios para os colaboradores de uma organização.
Ambos são instrumentos altamente efetivos para combater irregularidades como: assédio sexual ou moral, discriminação, bullying, fraudes, corrupção, e outros desvios.
Eliminar ou diminuir radicalmente essas ocorrências dentro de uma empresa melhora o clima organizacional, aumenta a confiança e a produtividade dos funcionários, e torna-os mais satisfeitos com seu trabalho.
Dessa forma, os “efeitos colaterais” do Compliance para uma organização são benefícios variados, como:
-
Identificação de riscos e prevenção de problemas;
-
Sustentabilidade;
-
Correção efetiva;
-
Consolidação de uma cultura organizacional;
-
Atração de investidores e investimentos;
-
Aumento dos resultados do negócio;
-
Prevenção de processos trabalhistas, assédios e fraudes;
-
Melhoria do relacionamento em toda a empresa;
-
Vantagem competitiva em contratação de governos, empresas públicas e privadas.
Esses benefícios tendem a se manter estáveis e gerar vantagens crescentes, uma vez implementado o sistema.
Conclusão
O Compliance é um sistema de gestão fundamental, que surgiu de demandas crescentes contra a corrupção e ilicitudes dentro das organizações.
Dentro do compliance, temos ações, ferramentas e processos fundamentais. Um deles é o Canal de Denúncias: instrumento para detecção, combate e prevenção de irregularidades corporativas.
O Compliance, juntamente com o Canal de Denúncias, gera inúmeros benefícios para as empresas, que vão muito além do mero cumprimento de leis e normativas.**
É esperado que com a implementação correta do sistema e do Canal, a empresa tenha **melhorias no clima organizacional, na produtividade, nos resultados, lucros e reputação.
A Contato Seguro é a empresa líder em Canais de Denúncias no Brasil. Atendemos 3 mil empresas, fornecendo uma plataforma completa, personalizável e altamente efetiva.
Preencha o formulário ao lado e fale diretamente com um dos nossos especialistas!