Em que circunstâncias eu devo denunciar algo no trabalho?
  • Contato Seguro

    Contato Seguro

  • 21/03/2025

Em que circunstâncias eu devo denunciar algo no trabalho?

  • Tempo de Leitura: 04 Minutos
  • 21/03/2025

É muito importante que a empresa estimule os colaboradores a relatar situações de risco, mas nem sempre é fácil definir quais as circunstâncias para denúncias no trabalho.

Ouvir o coração da própria empresa é um exercício cuidadoso, e por isso conhecer bem os pormenores das questões voltadas às irregularidades são essenciais.

No geral, as circunstâncias para denúncia no trabalho são as que colocam a empresa em algum risco: seja ele operacional, jurídico, financeiro, tecnológico, social ou psicossocial.

Neste artigo, você vai entender a importância de ter clareza se uma situação deve ou não ser denunciada no ambiente de trabalho. Traremos conceitos importantes e os critérios de como tomar a decisão de denunciar.

Aprenda a identificar os riscos na prática, e a quem recorrer quando houver dúvidas.

Boa leitura!

Situações passíveis de denúncias

Determinar se uma situação deve ser denunciada pode parecer difícil, mas existem categorias bem definidas que auxiliam na identificação de condutas inadequadas que efetivamente comprometem a segurança e o bem-estar dentro da empresa.

Entendendo essas categorias, você irá saber que situação é ou não passível de relato pelo Canal de Denúncias.

Download E-Book com 10 dicas sobre canal de denúncia.

Primeiro, vamos esclarecer a “natureza” desses desvios, ou seja, de que tipo eles podem ser: interpessoais, patrimoniais ou legais.

Depois, você irá entender como identificar a gravidade das situações que podem ser denunciadas.

Interpessoal

A categoria “interpessoal” se refere a qualquer situação que ocorre entre duas ou mais pessoas no ambiente de trabalho.

Nessa natureza, são consideradas circunstâncias para denúncias no trabalho:

  • Conflitos físicos: agressões físicas reais, como tapas, empurrões, socos, chutes, arremessar objetos, etc. São situações que colocam a integridade física de uma pessoa em risco.

  • Assédio sexual: chantagem ou intimidação da parte do agressor para conseguir algum “favor” ou satisfação de cunho sexual. Envolve perseguir a vítima, persistir em investidas romântico-sexuais, utilizar o trabalho como moeda de troca para obter o que deseja.

  • Assédio moral/Conflitos não físicos: o assédio moral é a violência psicológica. O agressor também persegue a vítima no sentido de humilhar, criticar excessivamente, isolar, punir a pessoa por suas virtudes, ter como padrão tratar alguém injustamente.

  • Relações afetivas: quando há relações hierárquicas que geram um favorecimento indevido deste ou daquele colega. Conflitos resultantes de relacionamentos pessoais que têm impacto sobre o trabalho. Neste caso, é necessário checar o que diz o Código de Conduta da organização.

Patrimonial e Institucional

Aqui, incluem-se as irregularidades e situações que impactam diretamente na preservação dos bens, recursos e processos essenciais para o funcionamento organizacional.

Quanto às questões patrimoniais e institucionais, são consideradas circunstâncias para denúncia no trabalho:

  • Vazamento de informações: envolve divulgação de dados sigilosos da empresa ou de clientes, e uso indevido de informações privilegiadas para benefício próprio.
  • Favorecimento de terceiros: temos como exemplo promoções ou contratações motivadas por interesses pessoais (amigos, colegas, familiares), e presença de conflitos de interesse em processos de tomada de decisão.
  • Desvios de ativos e fraudes: envolve usar indevidamente recursos financeiros da organização, manipular relatórios contábeis e fiscais, e assim por diante.
  • Violação das normas de segurança e de políticas internas: negligenciar as normas internas de segurança do trabalho, por exemplo; descumprir normas de conduta e ética, desrespeitar diretrizes.

Aqui, as circunstâncias para denúncia no trabalho envolvem legislação e condutas impróprias no relacionamento com o público:

  • Questões de Atendimento ao Cliente, como qualidade de serviços ou produtos.
  • Condutas impróprias no atendimento ao público.
  • Toda e qualquer conduta que infrinja a legislação trabalhista, cível ou penal, bem como as normas ambientais ou regulatórias.

Situações que não cabem denúncias

Agora, vamos ao outro oposto: quais situações interpessoais, patrimoniais e legais que não podem ser denunciadas?

Interpessoais

Simples diferenças de opiniões, discussões e atritos pontuais, bem como preferências de convivência, não devem ser consideradas assédio moral.

Assim como um convite para sair que não envolva chantagem ou intimidação, e não vá contra os Códigos Internos da empresa, também não deve ser considerado assédio sexual.

Patrimoniais e Institucionais

Quanto a questões patrimoniais e institucionais, não são passíveis de denúncias, por exemplo, falta de materiais de escritório, sem evidências de má gestão; ou discordâncias sobre a distribuição de recursos, sem que haja violação de políticas.

Legais e outros

Da mesma maneira, no caso das questões legais, diferentes interpretações sobre questões contratuais, aplicação de normas internas (que não envolvam irregularidades); esclarecimentos sobre políticas que não infringem a lei, também não devem ser consideradas irregularidades passíveis de denúncia.

Como tomar a decisão de denunciar

Para formalizar uma denúncia, é preciso avaliar:

  • Se a situação ou comportamento que você testemunhou é uma contravenção à legislação.
  • Se vai contra o Código de Conduta.
  • Se vai contra outras normas e regulamentos internos.
  • Se apresenta um risco real à segurança ou integridade de um colaborador, ou da própria empresa.

O próprio Código de Conduta, o setor de Gente e Gestão e outros documentos e especialistas na área podem tirar suas dúvidas se for necessário.

Assim, para identificar circunstâncias para denúncias no trabalho, pergunte:

Identificando circunstâncias para denúnciar.

Se a resposta for “sim” para uma ou mais dessas perguntas, denunciar é altamente indicado.

Como o diálogo pode evitar que situações se agravem?

Situações que ainda não têm peso suficiente para serem denunciadas devem ser observadas com atenção.

Um conflito pontual pode passar a se tornar frequente.

Um convite não aceito ou uma brincadeira pode evoluir para um início de assédio sexual.

Portanto, ao observar situações e perceber que elas podem estar se tornando mais graves, converse com a pessoa que a seu ver está agindo mal, de maneira assertiva e definitiva.

Se for possível, procure um profissional de sua confiança, dentro ou fora da empresa, para te ajudar a resolver a situação por meio do diálogo.

Quer fazer uma denuncia?

Conclusão

As circunstâncias para denúncias no trabalho são diversificadas, mas possuem um padrão e uma categorização.

Com um Canal de Denúncias, a empresa ouve o seu próprio coração, dando voz aos funcionários.

Por isso, essa comunicação deve ser clara e qualificada: é fundamental entender que tipos de situações devem e não devem ser denunciadas no ambiente de trabalho.

Para aquelas situações que não exigem uma denúncia, o diálogo aberto, conversas informais internas e outras estratégias podem ser o suficiente.

E, para tomar a decisão de denunciar, certifique-se de que a situação vai ao encontro dos critérios necessários.

Sua empresa ainda não possui um Canal de Denúncias? Preencha o formulário ao lado e conheça a solução da Contato Seguro!

Contato Seguro
Contato Seguro

Todos os artigos da Contato Seguro.

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos:

Você também vai gostar!