O Canal de Denúncia garante o anonimato e a confidencialidade ao denunciante?
  • Contato Seguro

    Contato Seguro

  • 13/06/2024

O Canal de Denúncia garante o anonimato e a confidencialidade ao denunciante?

  • Tempo de Leitura: 05 Minutos
  • 13/06/2024

Os Canais de Denúncias são importantes ferramentas para a detecção, o combate e a prevenção de irregularidades nos locais de trabalho.

A confidencialidade nas denúncias e o anonimato do relator são fatores fundamentais para que o relator se sinta confiante e seguro para denunciar.

O anonimato é a impossibilidade de se acessar dados que identifiquem o denunciante: no processo da denúncia, em momento algum esses dados são acessados pelo ouvidor ou pela plataforma.

Já na confidencialidade há o compartilhamento de dados que identificam o denunciante, entretanto esses são protegidos pela obrigatoriedade de mantê-los em segredo.

Neste artigo, entenda o que é a confidencialidade e o anonimato e sua importância para um Canal de Denúncias, e veja dicas práticas para utilizar o Canal de Denúncias de forma segura.

Boa leitura!

O que é um Canal de Denúncia?

Um Canal de Denúncias é uma ferramenta especializada para o recebimento de denúncias ou relatos sobre irregularidades, desvios e más condutas em empresas, tais como:

  • assédio sexual;
  • assédio moral;
  • bullying;
  • discriminação;
  • fraudes;
  • corrupção;
  • descumprimento de normas.

Ele permite que colaboradores, fornecedores e parceiros tenham um meio para realizar formalmente uma denúncia sobre essas situações, com total segurança — ou seja, sem colocar o denunciante em risco de retaliação.

O Canal pode funcionar por diversas modalidades e ter diferentes formatos, mas algumas características são imprescindíveis para assegurar a eficácia da ferramenta para combater irregularidades nas organizações.

Destacam-se aqui a acessibilidade 24 horas por dia, a ampla comunicação e educação sobre o Canal e a importância de utilizá-lo, bom nível de infraestrutura, dentre outros.

Esses atributos são essenciais. Entretanto, se o Canal não permitir a completa segurança da identidade do denunciante, é muito provável que ele nem chegará a ser utilizado.

Isso porque a segurança de relatar é uma condição para a realização das denúncias. O elemento que mais reprime as pessoas no impulso de denunciar é o medo de ter sua identidade revelada e sofrer retaliações.

Dessa forma, o anonimato e a confidencialidade são atributos indispensáveis para um Canal de Denúncias realmente efetivo.

Entenda agora a diferença entre esses dois conceitos.

garante o anonimato da denúncia

Diferença entre confidencialidade e anonimato

Anonimato e confidencialidade são duas modalidades de compartilhamento da informação e, portanto, têm relevância quando tratamos do Canal de Denúncias.

É importante destacar a diferença entre anonimato e confidencialidade, porque muitas vezes os dois se confundem, o que pode gerar uma desconfiança quanto ao uso do Canal.

A confidencialidade significa, em suma, sigilo: a pessoa que recebe a informação confidencial — neste caso, o relato ou denúncia — tem acesso aos dados de identidade do denunciante (seu nome, idade e função, por exemplo), mas está obrigado a manter essa informação em completo segredo.

Dessa forma, no caso da confidencialidade, as informações não devem ser compartilhadas de forma alguma. O recebedor da denúncia deve resguardar essa informação, e pode responder à justiça por quebra de sigilo.

O anonimato, por outro lado, significa o desconhecimento completo dos dados de identidade do denunciante. Ou seja, ele não irá compartilhar seu nome, data de nascimento, etc., nenhuma informação que dê condições para identificação.

ANONIMATOCONFIDENCIALIDADE
eDesconhecimento completo da identidade do denunciante. Dados não são compartilhados.Há acesso aos dados do denunciante, mas essas informações permanecem em total sigilo.
⚠️Não ocorre compartilhamento de nome, função, data de nascimento, nem de nenhuma informação que permita a identificação do relator.⚠️É uma obrigação do ouvidor guardar as informações em segredo, ou do responsável pela plataforma a presença de mecanismos de proteção rigorosos para evitar o vazamento.

Isso significa também, na prática, que a plataforma, no momento do recebimento, possui recursos técnicos que garantem que o denunciante permaneça incógnito.

Portanto, não há possibilidade de rastreamento do número de telefone, do IP (internet protocol) do computador, e assim por diante. A entrevista de atendimento também é elaborada de forma a proteger a identidade do relator.

O denunciante pode optar, a depender do caso, pela confidencialidade ou pelo anonimato.

Mas, por todos esses fatores de proteção, o anonimato é a modalidade mais escolhida de denúncia, porque protege completamente o denunciante, evitando sua exposição a represálias e retaliações.

Importância do Anonimato nos Canais de Denúncia

O anonimato é tão importante no contexto dos Canais de Denúncia quanto a necessidade do Canal externo à empresa.

Um Canal interno, em resumo, não tem a capacidade de garantir completamente a segurança do denunciante: utilizar pessoas ou mecanismos internos à organização para coletar os relatos aumenta as chances de conflito de interesse e de identificação, já que há convivência e acesso aos dados dos colaboradores, fornecedores e parceiros.

Sabe-se que, quando uma empresa troca de um Canal de Denúncias interno para um externo, o número de denúncias cresce muito!

Portanto, para um Canal funcionar bem, ele precisa ser terceirizado. O serviço precisa ser prestado por uma empresa especializada. E, além disso, a possibilidade do anonimato também é fundamental.

O principal motivo para que as pessoas não denunciem uma irregularidade que testemunharam no ambiente de trabalho é o medo de retaliação.

Ou seja, o potencial relator teme que sua identidade seja revelada, que alguém descubra que foi ele quem realizou a denúncia, e que isto seja usado contra ele, ameaçando sua posição na organização, suas relações interpessoais ou até mesmo colocando em risco o seu emprego.

O anonimato, dessa forma, deve ser oferecido e garantido pela empresa externa, porque dá ao denunciante a segurança e a liberdade para relatar.

Como Utilizar Canais de Denúncia de Forma Segura

**Realizar uma denúncia é muito importante. **

O assédio sexual, assédio moral, a discriminação, o bullying, fraudes e outras irregularidades são condutas destrutivas que podem minar um bom clima organizacional, e têm um impacto não só na vítima (empresa ou indivíduo).

Conviver com esse tipo de situação no trabalho gera toda espécie de prejuízos para todos que estão próximos. Não raro a saúde física e psíquica ficam prejudicadas e, é evidente, a organização sofre com danos financeiros, redução da produtividade e choques de reputação, caso o problema seja levado à público.

Por esse motivo, é importante ter conhecimento sobre o Canal de Denúncias da sua empresa, preparar-se e denunciar o quanto antes.

Algumas medidas são importantes para utilizar os Canais de Denúncia de forma segura para o relator:

  1. Converse com familiares, amigos, colegas próximos, psicólogo e advogado: caso você esteja sofrendo ou testemunhando uma irregularidade no local do trabalho, procure conversar com pessoas de confiança para elaborar a situação e acessar uma segunda ou terceira opinião.

Dependendo do caso, você pode estar confuso sobre o que realmente está acontecendo, se o caso constitui de verdade uma má conduta, e não está conseguindo pensar com clareza o assunto.

Conte com essas pessoas próximas e profissionais para te ajudar a elaborar a questão e tomar a decisão correta.

  1. Revise o Código de Conduta e peça ajuda ao RH para entender alguma questão: o Código de Conduta da empresa serve para esclarecer o que é ou não considerado uma irregularidade dentro dos limites da organização.

Consulte o documento e peça ajuda aos profissionais do RH para entender e esclarecer alguma questão.

É claro, caso a denúncia envolva um profissional desse setor ou próximo a esses colaboradores, é melhor que essas questões sejam esclarecidas com outras pessoas.

  1. Entenda o formato do Canal de Denúncias da sua empresa: pesquise, peça orientação e veja se o Canal utilizado pela sua empresa é externo, garante confidencialidade e anonimato, etc.

Além disso, é importante que você saiba como, na prática, a denúncia é feita, seja pelo site, por telefone, WhatsApp ou por outro meio fornecido pelo Canal.

  1. Recolha provas e evidências da irregularidade: se for possível, forneça fotografias, vídeos, documentos, e-mails, que evidenciem a irregularidade. Isso facilita o processo de apuração e gera resultados disciplinares com mais rapidez.

Com essa preparação, você ficará muito mais tranquilo e confiante para realizar a denúncia.

Quer fazer uma denuncia?

Conclusão

A realização de denúncias é muito importante para manter a saúde dos indivíduos e da organização como um todo.

E, para realizar denúncias, a garantia de anonimato e confidencialidade são fundamentais.

A Contato Seguro é a empresa número 1 do Brasil para Canais de Denúncias.

Nossa plataforma assegura a completa segurança do denunciante, com garantia de anonimato, atendimento de psicólogos-ouvidores especialistas e suporte completo para implementação.

Continue acompanhando nosso Blog e fique por dentro do universo do Canal de Denúncias.

Contato Seguro
Contato Seguro

Todos os artigos da Contato Seguro.

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos:

Você também vai gostar!