- 13/06/2024
O Canal de Denúncia garante o anonimato e a confidencialidade ao denunciante?
- Tempo de Leitura: 05 Minutos
- 13/06/2024
Os Canais de Denúncias são importantes ferramentas para a detecção, o combate e a prevenção de irregularidades nos locais de trabalho.
A confidencialidade nas denúncias e o anonimato do relator são fatores fundamentais para que o relator se sinta confiante e seguro para denunciar.
O anonimato é a impossibilidade de se acessar dados que identifiquem o denunciante: no processo da denúncia, em momento algum esses dados são acessados pelo ouvidor ou pela plataforma.
Já na confidencialidade há o compartilhamento de dados que identificam o denunciante, entretanto esses são protegidos pela obrigatoriedade de mantê-los em segredo.
Neste artigo, entenda o que é a confidencialidade e o anonimato e sua importância para um Canal de Denúncias, e veja dicas práticas para utilizar o Canal de Denúncias de forma segura.
Boa leitura!
O que é um Canal de Denúncia?
Um Canal de Denúncias é uma ferramenta especializada para o recebimento de denúncias ou relatos sobre irregularidades, desvios e más condutas em empresas, tais como:
- assédio sexual;
- assédio moral;
- bullying;
- discriminação;
- fraudes;
- corrupção;
- descumprimento de normas.
Ele permite que colaboradores, fornecedores e parceiros tenham um meio para realizar formalmente uma denúncia sobre essas situações, com total segurança — ou seja, sem colocar o denunciante em risco de retaliação.
O Canal pode funcionar por diversas modalidades e ter diferentes formatos, mas algumas características são imprescindíveis para assegurar a eficácia da ferramenta para combater irregularidades nas organizações.
Destacam-se aqui a acessibilidade 24 horas por dia, a ampla comunicação e educação sobre o Canal e a importância de utilizá-lo, bom nível de infraestrutura, dentre outros.
Esses atributos são essenciais. Entretanto, se o Canal não permitir a completa segurança da identidade do denunciante, é muito provável que ele nem chegará a ser utilizado.
Isso porque a segurança de relatar é uma condição para a realização das denúncias. O elemento que mais reprime as pessoas no impulso de denunciar é o medo de ter sua identidade revelada e sofrer retaliações.
Dessa forma, o anonimato e a confidencialidade são atributos indispensáveis para um Canal de Denúncias realmente efetivo.
Entenda agora a diferença entre esses dois conceitos.
Diferença entre confidencialidade e anonimato
Anonimato e confidencialidade são duas modalidades de compartilhamento da informação e, portanto, têm relevância quando tratamos do Canal de Denúncias.
É importante destacar a diferença entre anonimato e confidencialidade, porque muitas vezes os dois se confundem, o que pode gerar uma desconfiança quanto ao uso do Canal.
A confidencialidade significa, em suma, sigilo: a pessoa que recebe a informação confidencial — neste caso, o relato ou denúncia — tem acesso aos dados de identidade do denunciante (seu nome, idade e função, por exemplo), mas está obrigado a manter essa informação em completo segredo.
Dessa forma, no caso da confidencialidade, as informações não devem ser compartilhadas de forma alguma. O recebedor da denúncia deve resguardar essa informação, e pode responder à justiça por quebra de sigilo.
O anonimato, por outro lado, significa o desconhecimento completo dos dados de identidade do denunciante. Ou seja, ele não irá compartilhar seu nome, data de nascimento, etc., nenhuma informação que dê condições para identificação.
ANONIMATO | CONFIDENCIALIDADE |
---|---|
eDesconhecimento completo da identidade do denunciante. Dados não são compartilhados. | Há acesso aos dados do denunciante, mas essas informações permanecem em total sigilo. |
⚠️Não ocorre compartilhamento de nome, função, data de nascimento, nem de nenhuma informação que permita a identificação do relator. | ⚠️É uma obrigação do ouvidor guardar as informações em segredo, ou do responsável pela plataforma a presença de mecanismos de proteção rigorosos para evitar o vazamento. |
Isso significa também, na prática, que a plataforma, no momento do recebimento, possui recursos técnicos que garantem que o denunciante permaneça incógnito.
Portanto, não há possibilidade de rastreamento do número de telefone, do IP (internet protocol) do computador, e assim por diante. A entrevista de atendimento também é elaborada de forma a proteger a identidade do relator.
O denunciante pode optar, a depender do caso, pela confidencialidade ou pelo anonimato.
Mas, por todos esses fatores de proteção, o anonimato é a modalidade mais escolhida de denúncia, porque protege completamente o denunciante, evitando sua exposição a represálias e retaliações.
Importância do Anonimato nos Canais de Denúncia
O anonimato é tão importante no contexto dos Canais de Denúncia quanto a necessidade do Canal externo à empresa.
Um Canal interno, em resumo, não tem a capacidade de garantir completamente a segurança do denunciante: utilizar pessoas ou mecanismos internos à organização para coletar os relatos aumenta as chances de conflito de interesse e de identificação, já que há convivência e acesso aos dados dos colaboradores, fornecedores e parceiros.
Sabe-se que, quando uma empresa troca de um Canal de Denúncias interno para um externo, o número de denúncias cresce muito!
Portanto, para um Canal funcionar bem, ele precisa ser terceirizado. O serviço precisa ser prestado por uma empresa especializada. E, além disso, a possibilidade do anonimato também é fundamental.
O principal motivo para que as pessoas não denunciem uma irregularidade que testemunharam no ambiente de trabalho é o medo de retaliação.
Ou seja, o potencial relator teme que sua identidade seja revelada, que alguém descubra que foi ele quem realizou a denúncia, e que isto seja usado contra ele, ameaçando sua posição na organização, suas relações interpessoais ou até mesmo colocando em risco o seu emprego.
O anonimato, dessa forma, deve ser oferecido e garantido pela empresa externa, porque dá ao denunciante a segurança e a liberdade para relatar.
Como Utilizar Canais de Denúncia de Forma Segura
**Realizar uma denúncia é muito importante. **
O assédio sexual, assédio moral, a discriminação, o bullying, fraudes e outras irregularidades são condutas destrutivas que podem minar um bom clima organizacional, e têm um impacto não só na vítima (empresa ou indivíduo).
Conviver com esse tipo de situação no trabalho gera toda espécie de prejuízos para todos que estão próximos. Não raro a saúde física e psíquica ficam prejudicadas e, é evidente, a organização sofre com danos financeiros, redução da produtividade e choques de reputação, caso o problema seja levado à público.
Por esse motivo, é importante ter conhecimento sobre o Canal de Denúncias da sua empresa, preparar-se e denunciar o quanto antes.
Algumas medidas são importantes para utilizar os Canais de Denúncia de forma segura para o relator:
- Converse com familiares, amigos, colegas próximos, psicólogo e advogado: caso você esteja sofrendo ou testemunhando uma irregularidade no local do trabalho, procure conversar com pessoas de confiança para elaborar a situação e acessar uma segunda ou terceira opinião.
Dependendo do caso, você pode estar confuso sobre o que realmente está acontecendo, se o caso constitui de verdade uma má conduta, e não está conseguindo pensar com clareza o assunto.
Conte com essas pessoas próximas e profissionais para te ajudar a elaborar a questão e tomar a decisão correta.
- Revise o Código de Conduta e peça ajuda ao RH para entender alguma questão: o Código de Conduta da empresa serve para esclarecer o que é ou não considerado uma irregularidade dentro dos limites da organização.
Consulte o documento e peça ajuda aos profissionais do RH para entender e esclarecer alguma questão.
É claro, caso a denúncia envolva um profissional desse setor ou próximo a esses colaboradores, é melhor que essas questões sejam esclarecidas com outras pessoas.
- Entenda o formato do Canal de Denúncias da sua empresa: pesquise, peça orientação e veja se o Canal utilizado pela sua empresa é externo, garante confidencialidade e anonimato, etc.
Além disso, é importante que você saiba como, na prática, a denúncia é feita, seja pelo site, por telefone, WhatsApp ou por outro meio fornecido pelo Canal.
- Recolha provas e evidências da irregularidade: se for possível, forneça fotografias, vídeos, documentos, e-mails, que evidenciem a irregularidade. Isso facilita o processo de apuração e gera resultados disciplinares com mais rapidez.
Com essa preparação, você ficará muito mais tranquilo e confiante para realizar a denúncia.
Conclusão
A realização de denúncias é muito importante para manter a saúde dos indivíduos e da organização como um todo.
E, para realizar denúncias, a garantia de anonimato e confidencialidade são fundamentais.
A Contato Seguro é a empresa número 1 do Brasil para Canais de Denúncias.
Nossa plataforma assegura a completa segurança do denunciante, com garantia de anonimato, atendimento de psicólogos-ouvidores especialistas e suporte completo para implementação.
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