O papel dos espectadores no enfrentamento do assédio em ambiente de trabalho
  • Contato Seguro

    Contato Seguro

  • 30/01/2025

O papel dos espectadores no enfrentamento do assédio em ambiente de trabalho

  • Tempo de Leitura: 04 Minutos
  • 30/01/2025

Você já parou para pensar que o enfrentamento do assédio no trabalho não envolve apenas a vítima e o agressor? Os espectadores — aqueles que presenciam a situação sem estar diretamente envolvidos — também têm um papel determinante.

A forma como essas pessoas reagem pode fazer a diferença para a vítima, para a cultura organizacional e até para o bem-estar da empresa.

Permanecer em silêncio perpetua o problema, enquanto agir ou reportar o ocorrido contribui para um ambiente mais seguro e respeitoso.

Continue a leitura para entender como os profissionais que testemunham má conduta no trabalho podem fazer a diferença no enfrentamento do assédio em ambiente laboral.

A importância do coletivo para o enfrentamento do assédio no trabalho

Enfrentar assédio no ambiente de trabalho é uma responsabilidade coletiva, pois quando colegas de equipe, gestores e profissionais de RH atuam juntos, cria-se uma cultura organizacional mais segura e menos tolerante a condutas abusivas.

Para a vítima, o apoio dos colegas pode ser decisivo para que ela se sinta acolhida e segura ao denunciar, evitando o isolamento e a insegurança.

Já para o ambiente de trabalho como um todo, uma postura ativa contra os assédios moral e sexual obriga o agressor a repensar seus comportamentos, fortalecendo a confiança entre os times e promovendo relações profissionais mais saudáveis.

Além disso, questões legais também entram em jogo: a legislação brasileira exige que empresas com CIPA adotem medidas para coibir e prevenir o assédio, como a Lei 14.457/22, que obriga a criação de Canais de Denúncias e treinamentos de conscientização para todos, independentemente do cargo que desempenham.

Em um contexto mais amplo, o enfrentamento coletivo do assédio contribui para uma mudança social, tornando o mercado de trabalho mais ético e justo.

Quando todos se comprometem a agir, o impacto positivo se reflete dentro e fora da organização!

Homem em um escritório.

Testemunhas do assédio: como ser mais que um observador

Enfrentar assédio no ambiente de trabalho exige ações concretas de todos que testemunham esse tipo de conduta. Muitas vezes, quem presencia o problema pode se sentir inseguro sobre como agir, mas existem formas eficazes de contribuir para um ambiente mais seguro.

A abordagem pode variar conforme a posição do colaborador na empresa, mas o objetivo é o mesmo: não ser passivo diante de uma situação que pode prejudicar colegas e a cultura organizacional. Saiba mais!

Colaboradores supervisionados

Mesmo sem uma posição de liderança, qualquer profissional pode ajudar a enfrentar o assédio. Percebeu uma situação de abuso? Busque apoiar a vítima, reforçando que ela não está sozinha e, se possível, relatar o ocorrido a um superior ou ao RH.

Se houver um Canal de Denúncias na empresa, esse é um recurso mais seguro para registrar a situação de forma anônima e sem exposição.

As empresas clientes da Contato Seguro, por exemplo, contam com uma plataforma independente que não rastreia IP ou qualquer outro dado que identifique o manifestante, caso ele opte pela denúncia anônima.

Profissionais de RH e Gente & Gestão

Essas áreas têm a responsabilidade de garantir que a empresa possua diretrizes claras para combater o assédio, como promover treinamentos, buscar Canais de Denúncias terceirizados confiáveis e atuar com imparcialidade nas investigações de denúncias.

Além disso, o RH deve orientar tanto as vítimas quanto as lideranças sobre os próximos passos para lidar com a situação.

Lideranças

Gestores e supervisores têm mais possibilidades para agir na prevenção e no combate ao assédio. Logo, eles devem estar atentos ao comportamento da equipe, agir rapidamente ao detectar condutas inadequadas e garantir que as denúncias sejam tratadas com seriedade.

Independentemente do cargo, o mais importante é não ignorar os sinais de assédio. Adotar uma postura ativa e solidária faz toda a diferença na construção de um ambiente de trabalho mais respeitoso.

Além disso, os líderes devem demonstrar, explicitamente, total intolerância com as práticas de assédio e apoiar medidas enérgicas caso ocorrências dessa natureza ocorram na sua área.

A responsabilidade dos espectadores no ambiente de trabalho

Gestores e profissionais de RH e Gente & Gestão têm a responsabilidade de garantir que a empresa tenha canais seguros para denúncias e políticas que incentivem um ambiente laboral de respeito.

Por outro lado, os colaboradores que não estão em posição de liderança, cumpre uma função diferente. Isso significa estar atento aos sinais de assédio no trabalho e oferecer apoio, seja ao escutar a vítima, contribuir com evidências ou relatar situações inaceitáveis.

Importa também acolher a vítima e relatar o fato ou a suspeita nos canais pertinentes.

Canal de denúncias como aliado de quem enfrenta assédio no trabalho

O enfrentamento do assédio no trabalho pode ser desafiador, especialmente quando há medo de retaliação ou dúvidas sobre como agir. Nesse contexto, um Canal de Denúncias seguro se torna um aliado, permitindo que vítimas e testemunhas relatem casos sem exposição.

Para que esse recurso seja realmente eficaz, ele precisa contar com algumas características fundamentais:

  • Confidencialidade e anonimato, para que a identidade do denunciante permaneça sob sigilo, tanto durante quanto após o processo de apuração.
  • Acessibilidade e facilidade de uso, oferecendo diferentes formas de contato, como telefone e plataformas digitais. Canais modernos, como o da Contato Seguro, até utilizam inteligência artificial para facilitar o registro da denúncia.
  • Segurança da informação, com criptografia, a fim de evitar vazamentos ou acesso indevido a dados sensíveis.
  • Triagem de denúncias independente, para assegurar a imparcialidade. O ideal é que o Canal de Denúncias seja gerenciado por uma empresa especializada.
  • Feedback sobre as denúncias, dando transparência ao processo e reforçando a confiança dos colaboradores no sistema.
Quer fazer uma denuncia?

Conclusão

Combater o assédio no trabalho é uma responsabilidade coletiva e contar com um Canal de Denúncias seguro faz toda a diferença.

A implementação de um Canal de Denúncias estruturado protege quem sofre e quem testemunha o assédio moral e sexual no ambiente laboral, assim como fortalece a cultura organizacional mais positiva.

Gostou do conteúdo? Continue explorando nosso blog e entenda mais sobre boas práticas no ambiente corporativo!

Contato Seguro
Contato Seguro

Todos os artigos da Contato Seguro.

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos:

Você também vai gostar!