Quais são os canais disponíveis para registrar uma denúncia?
  • Contato Seguro

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  • 20/03/2025

Quais são os canais disponíveis para registrar uma denúncia?

  • Tempo de Leitura: 05 Minutos
  • 20/03/2025

Um Canal de Denúncias é uma plataforma que dá voz aos colaboradores numa organização.

Ela permite que qualquer funcionário realize um relato — uma dúvida, sugestão ou denúncia.

Nessa abertura de comunicação, os colaboradores são ouvidos e muitos benefícios podem surgir dessa relação, para além do bem-estar, da confiança e da segurança que o próprio Canal já leva à organização.

Em uma plataforma completa, o Canal de Denúncias fica disponível em diversos meios.

As melhores ferramentas asseguram a pluralidade dos canais para corresponder à pluralidade dos usuários.

Escutar o coração de uma empresa é um ato de cuidado e, quanto mais o Canal estiver sintonizado com as necessidades dos usuários, mais eficiente e qualificado se torna o processo de escuta.

Se você é colaborador e identifica uma irregularidade que pode ser denunciada, tem uma sugestão ou dúvida a expressar, essas são as possibilidades de canais para registrar a manifestação:

  • Site (de Canal de Denúncias).
  • Aplicativo do Canal de Denúncias.
  • Presencial.
  • E-mail.
  • Telefone.
  • URA.
  • WhatsApp (Contato Seguro).

Entenda a seguir a importância de se garantir canais de denúncia externos, com diversos meios para realizar os relatos.

Canais disponíveis para registrar uma denúncia

Os canais disponibilizados para que você, colaborador, registre uma denúncia, dependem da plataforma contratada pela sua organização.

Aqui, vamos te mostrar os canais disponíveis na plataforma da Contato Seguro, que é uma das mais completas em termos de canais. 

Entenda também como utilizá-los:

  • Site: você pode realizar o seu relato pelo site da Contato Seguro ou pelo site personalizado da sua organização.
    No site da Contato Seguro, haverá um campo para que você escolha a organização sobre a qual você irá se manifestar.
    Ao final, você irá escolher se deseja se identificar, ou manter o relato anônimo.

Veja como realizar uma denúncia pelo site:

Veja como realizar uma denúncia pelo site.
  • Aplicativo do Canal de Denúncias: o relato por aplicativo segue a mesma lógica do relato pelo site. Você pode fazer o download do app da Contato Seguro pela Play Store, e relatar diretamente no aplicativo.

  • Telefone (0800): se você optar por realizar o relato via telefone, você será atendido por um psicólogo-ouvidor especialista da Contato Seguro.

    Esse atendente irá conduzir a conversação de forma acolhedora, utilizando de técnicas de entrevista para que o relato seja o mais tranquilo possível.

    Depois de compartilhar todas as informações sobre a sugestão, dúvida ou denúncia, você irá escolher entre o relato identificado ou anônimo.

  • URA: caso você opte pelo relato via URA, você também irá ligar pelo 0800 da Contato Seguro, mas nesta opção, seu relato será gravado.

Você irá relatar livremente, portanto é importante detalhar e fornecer informações importantes para a apuração.

Um atendente especialista da Contato Seguro irá acessar sua gravação, transcrevê-la, e inseri-la num relatório do sistema. Depois da transcrição, a gravação é apagada definitivamente, para preservar a sua identidade (quando a opção é o anonimato).

  • WhatsApp: o relato por WhatsApp da Contato Seguro integra a inovadora tecnologia das Inteligências Artificiais Generativas: a nossa assistente virtual, a Mari, é operada por uma IA, e te auxilia a realizar o relato passo a passo.

    A assistente é capaz de compreender a comunicação escrita mesmo quando há erros ortográficos, pode compreender o relato e sugerir, por exemplo, em qual natureza ele se encaixa, e fornece feedback constante para garantir que as escolhas do usuário sejam respeitadas.

São essas as opções para realizar um relato dentro da plataforma da Contato Seguro.

Lembramos que, em qualquer tipo de canal utilizado, o relato irá gerar um Número de Protocolo.

Sempre guarde esse número em local seguro, para que você possa acompanhar o andamento do relato e sua conclusão.

Além disso, é importante saber: a Contato Seguro recebe e organiza os relatos, mas quem realiza a análise, investigação e resolução é o Comitê de Ética responsável da organização que contratou a nossa plataforma.

Canais de denúncias externos

Para que os colaboradores confiem sem ressalvas numa plataforma de relatos, indicam-se os canais de denúncias externos.

Mas, por quê? 

Porque, sendo externo, o Canal de Denúncia já exclui diversas situações possíveis de vazamento de dados e retaliação, por exemplo.

Se o Canal de Denúncia for 100% gerido por pessoas dentro da organização, fica muito difícil garantir o anonimato e a confidencialidade.

Download do anuário da Contato Seguro.

Uma plataforma externa, com profissionais externos, garante muito mais confiabilidade, imparcialidade e lisura nos processos.

As empresas especialistas em Canais de Denúncias podem assegurar uma ferramenta mais funcional, fácil de usar, e altamente efetiva.

Vantagens do canal de denúncias externo

  • imparcialidade e credibilidade;
  • maior proteção contra retaliação;
  • conformidade;
  • profissionalismo na gestão dos relatos;
  • adesão dos colaboradores.
  • Recursos de canais externos

Plataformas especializadas, como a Contato Seguro, garantem a disponibilidade da ferramenta através de diversos meios, inclusive pelo aplicativo de Canal de Denúncias e WhatsApp, o que garante maior adesão à ferramenta.

  • anonimato e confidencialidade: só uma plataforma externa garante o anonimato e a confidencialidade, já que, como são profissionais externos que irão gerir a denúncia, eles não têm motivação para interferir de maneira injusta no processo;

  • relatórios gerenciais e análises dos dados: ferramentas especializadas externas podem ter a opção de gerar relatórios gerenciais e analisar dados com inteligências artificiais. Para uma plataforma interna integrar esses recursos, pode ser muito custoso e trabalhoso;

  • consultoria especializada: na Contato Seguro, contamos com a disponibilidade de profissionais de diversas áreas para atender a organização que contrata o nosso Canal. Assim, podemos ajudar em qualquer problema técnico, humano ou ético que possa surgir;

  • conformidade com a Lei: plataformas externas devem seguir as legislações aplicáveis, que tornam a ferramenta segura, fácil de usar e altamente efetiva;

  • atendimento especializado e humanizado: na CS temos, por exemplo, psicólogos-ouvidores treinados para realizar os atendimentos de relatos por telefone.

Por que a Contato Seguro é a melhor opção?

A Contato Seguro possui uma plataforma para Canal de Denúncias 100% segura, completa e personalizável.

Nós atendemos mais de 3 mil empresas, em 50 países, as ajudando a ouvir o coração da organização — seus colaboradores —, e tornando assim os ambientes de trabalho mais seguros, com maior qualidade de vida, mais produtividade e mais felicidade.

Estamos sempre nos atualizando e buscando melhorar para atender as necessidades das pessoas, de quem irá utilizar o Canal.

Por isso disponibilizamos a plataforma em diversos canais: site de canal de denúncias, URA, e-mail, aplicativo de canal de denúncias e, recentemente, lançamos o relato por WhatsApp

Nós integramos a tecnologia da IA Generativa ao atendimento e, com o auxílio de uma Assistente Virtual, o colaborador tem toda a liberdade e comodidade para fazer o seu relato.

A IA auxilia o relator ao dar feedbacks sobre o relato, categorizá-lo, confirmar o anonimato e a confidencialidade, solicitar provas, solicitar informações adicionais, e assim por diante.

Essa é mais uma extensão do aplicativo do Canal de Denúncias, e ferramenta exclusiva da Contato Seguro.

Temos certeza que já está transformando positivamente a maneira que as pessoas relatam, e a percepção sobre os Canais de Denúncias.

Conclusão

Canais de Denúncias são fontes fundamentais para realizar a escuta sensível e cuidadosa dos colaboradores.

Por meio dos sites de canal de denúncias, aplicativos de canal de denúncias, relatos por WhatsApp, dentre outros canais disponíveis, os funcionários ganham voz ativa, e podem contribuir imensamente aos seus espaços de trabalho.

Como coloca a Diretora Executiva de Marketing, Cris Hohenberger:

“Para nós, na Contato Seguro, o coração de uma empresa são as pessoas. Escutá-las é essencial para criar um ambiente onde todos possam crescer, colaborar e se sentir respeitados.”

E é essa a nossa missão: há mais de 10 anos, trabalhamos para tornar os ambientes de trabalho mais saudáveis, mais produtivos, mais lucrativos e mais felizes.

Se a sua empresa ainda não possui uma Plataforma Completa para Canal de Denúncias, preencha o formulário ao lado e fale diretamente com um dos nossos especialistas!

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