O que é o Canal Alerta para Fraude?
O Canal Alerta para Fraude do Asaas é uma ferramenta eficaz para combater golpes em transações financeiras, sendo um espaço onde clientes e não clientes possam denunciar tentativas e ocorrências de fraudes envolvendo uma conta Asaas.
Por que ele existe?
Este canal foi criado para atuar na identificação de tipos cada vez mais comuns de golpes, com o objetivo de evitar a sua concretização. Mas para que isso seja possível, sua denúncia é fundamental!
Quais tipos de golpe (ou tentativa) eu posso denunciar pelo canal?
1. Tentativa que não tenha sido efetivada: casos em que os valores não tenham sido transferidos, mas que tenha sido identificado uma conduta suspeita, onde o favorecido seja uma conta Asaas. Por exemplo: alguém se passa por um amigo ou familiar em um aplicativo de conversas ou rede social, solicitando transferências/pagamentos para uma conta Asaas.
2. Ocorrência de golpe/fraude: casos em que os valores tenham sido transferidos para uma conta Asaas, de forma indevida ou não autorizada. Para pagamentos indevidos realizados via Pix: entre em contato diretamente com a instituição pagadora, ou seja, o banco onde foi realizada a transação Pix e solicite a análise do seu caso. Caso já tenha realizado a solicitação do Mecanismo Especial de Devolução, nossa orientação é que você aguarde o retorno diretamente da sua instituição financeira.
Quais outras situações posso relatar?
Você pode e deve relatar qualquer tipo de golpe que envolva uma conta Asaas, como:
• Venda de produto ou serviço inexistente;
• Adulteração de arquivos, boletos ou documentos;
• Alguém se passou por um familiar ou conhecido solicitando a transferência de valores;
• Realização de um leilão falso;
• Oferta de empréstimos a juros baixos;
• Oferta de investimento com grandes retornos;
• Furto mediante fraude;
• Golpe de site falso;
• O titular desconhece o cadastro;
• E outros.
O que acontecerá com a minha denúncia?
Todas as tentativas de golpes denunciadas por este canal serão apuradas e o Asaas poderá tomar as providências cabíveis em relação aos responsáveis pelos atos reportados ou pela prática irregular.
Qual é o prazo de atendimento após a realização da denúncia?
Normalmente, fazemos o primeiro atendimento em apenas 1 dia útil. Já para a devolutiva sobre a denúncia, precisamos de 10 dias úteis.
com o SAC
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