POR QUE NOSSA EMPRESA PRECISA DE UM CANAL DE DENÚNCIA?
A Fortbras dispõe de um Código de Ética e Conduta com o intuito de expressar princípios e valores, e como referência para orientar as ações do dia a dia dos colaboradores e ajudar nas tomadas de decisão com ética, justiça e boa-fé. São princípios básicos para nortear a conduta de todos. O Código reflete o nosso jeito de ser e o posicionamento da Fortbras em diversas situações envolvendo todos os públicos do nosso negócio.
Entretanto, sempre pode haver alguma parte mal-intencionada, podendo colocar em risco outros colegas e a empresa como um todo. Frente a isso, disponibilizamos um Canal de Denúncia, que é meio de comunicação neutro e isento que receberá denúncias e manifestações referentes a comportamentos contrários ao nosso Código de Ética e Conduta.
COMO FUNCIONA?
O Canal de Denúncia é gerenciado por uma empresa independente e totalmente imparcial chamada Contato Seguro. Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, você pode fazer um relato acessando o site www.contatoseguro.com.br/pt/canaldedenunciasfortbras ou pelo telefone 0800 515 2211. A ligação é gratuita.
O canal funciona 24h por dia e os seus relatos são recebidos por especialistas da Contato Seguro que são responsáveis por encaminhá-los para análise, investigação e resolução.
Ao fazer uma denúncia, você recebe um número de protocolo, por meio do qual você pode acompanhar o andamento e a resolução do seu relato.
POSSO SER IDENTIFICADO?
Não. O contato é realizado por meio de uma empresa independente, totalmente isenta e com atendimento especializado para obter o máximo de informações sobre o caso sem comprometer seu anonimato. Em nenhuma hipótese, o número do seu telefone ou o IP do seu computador serão compartilhados.
QUE TIPO DE CASOS POSSO RELATAR PELO CANAL?
Você pode e deve relatar qualquer comportamento que contrarie nosso Código de Ética e Conduta e a legislação, atitudes incoerentes frente ao esperado de colaboradores, terceiros e parceiros de negócio. Todas as situações que não estejam de acordo com as leis ou com os princípios éticos e valores da nossa empresa devem ser reportadas também.
Veja alguns exemplos: fraude, desperdício de recursos, divulgação de assuntos sigilosos, discriminação, coação moral, assédio sexual, abuso de poder, agressão, etc. Além disso, você também pode utilizar o canal para sugerir melhorias que considera relevantes para o desenvolvimento da nossa empresa.
PRECISO TER EVIDÊNCIAS?
Não. Após a Contato Seguro receber um relato, o caso é encaminhado para um Comitê Interno, que iniciará a análise, buscando todas as informações necessárias para dar o encaminhamento correto à denúncia. Providências só serão tomadas nos casos em que a conduta incorreta for constatada.
Caso você tenha alguma prova, o sistema da Contato Seguro permite que você anexe qualquer tipo de arquivo, foto, vídeo, áudio, etc. Mesmo que você faça a denúncia por telefone, o atendente vai lhe explicar como anexar as suas evidências.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?
Com o apoio do Canal de Denúncia, a Fortbras promove a cultura da transparência, da ética e da integridade. Além disso, o canal inibe condutas contrárias aos nossos princípios e aos Valores Fortbras e, como resultado, mantemos um ambiente de trabalho melhor e livre de irregularidades.
QUEM ATENDE O TELEFONE E OUVE AS DENÚNCIAS?
A Contato Seguro dispõe de uma equipe própria de profissionais altamente qualificados para o recebimento de seus relatos. Estas pessoas não têm nenhuma relação com a Fortbras e são totalmente isentas com relação ao conteúdo que será denunciado.
Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou até mesmo vazada por ninguém. O seu IP é totalmente protegido e, em hipótese alguma, o comitê responsável pela apuração conseguirá descobrir quem fez qualquer relato anônimo pelo sistema da Contato Seguro.
COMO ACOMPANHAR MINHA DENÚNCIA?
Ao fazer uma denúncia, você receberá um número de protocolo que poderá ser utilizado para acompanhar o andamento da sua denúncia. Para isso, você deverá acessar o site www.contatoseguro.com.br/pt/canaldedenunciasfortbras e escolher a opção ACOMPANHAR UM RELATO.
Caso você faça uma denúncia via telefone, a ouvidora irá lhe informar o número de protocolo. Recomendamos que você o anote e faça acompanhamentos periódicos a fim de verificar o andamento de seu relato. Eventualmente, o comitê poderá lhe solicitar maiores informações por meio de mensagens que somente poderão ser acessadas com este protocolo e a sua contribuição será de extrema importância. Fique atento e continue ajudando a Fortbras!