Perguntas Frequentes
Por que nossa empresa precisa de um Canal de Denúncias e Sugestões?
A Excelsior Seguros dispõe de um Código de Ética e Conduta com o objetivo de expressar seus princípios e valores. Além das leis vigentes, o documento serve como guia para as atitudes e os comportamentos de todos os nossos colaboradores, terceiros, parceiros de negócios e clientes.
Dessa forma, disponibilizamos este Canal por meio do qual você poderá relatar fatos que contrariem a legislação ou o nosso Código de Ética e Conduta.
Como funciona?
O Canal de Denúncias e Sugestões é gerenciado por uma empresa independente e totalmente imparcial, a Contato Seguro.
Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, você pode fazer uma denúncia acessando o site www.contatoseguro.com.br/excelsiorseguros, pelo telefone 0800 515 2213 ou pelo aplicativo da Contato Seguro. A ligação é gratuita.
O canal funciona 24h por dia e os seus relatos são recebidos por especialistas, responsáveis por encaminhá-los para análise, investigação e resolução.
Ao fazer uma denúncia, você recebe um número de protocolo para acompanhar o andamento e a resolução da sua denúncia ou sugestão.
Eu posso ser identificado?
Não! Seu contato com o canal é realizado por meio de uma empresa independente, totalmente isenta e com atendimento especializado para obter o máximo de informações sobre o caso, garantindo seu anonimato.
Em nenhuma hipótese o número do seu telefone ou o IP do seu computador serão compartilhados.
Que tipo de casos posso relatar pelo canal?
Você pode relatar qualquer comportamento que perceba ser uma atitude incoerente frente ao esperado de colaboradores, terceiros, parceiros de negócio e clientes.
Todas as situações que não estejam de acordo com a legislação ou com os princípios éticos e valores da empresa, devem ser reportadas também.
Veja alguns exemplos de irregularidades: fraude, desperdício de recursos, divulgação de assuntos sigilosos, discriminação, coação moral, assédio sexual, abuso de poder, agressão, etc. Além disso, você também pode utilizar o canal para sugerir melhorias que considera relevantes para o desenvolvimento da nossa empresa.
Preciso ter evidências?
Não. Após o recebimento de um relato, o caso é encaminhado para um Comitê Interno, que fará a análise, buscando todas as informações necessárias possíveis para dar o encaminhamento correto à denúncia. Providências só serão tomadas nos casos em que a conduta incorreta for constatada.
Caso você tenha alguma prova, o sistema da Contato Seguro permite que você anexe qualquer tipo de arquivo, foto, vídeo, áudio, etc. Mesmo que você faça a denúncia por telefone, o atendente explicará como anexar suas evidências.
Quais são os benefícios?
Com o apoio do Canal de Denúncias e Sugestões, a Excelsior Seguros promove a cultura da transparência, da ética e da integridade. Além disso, o canal inibe condutas contrárias aos princípios e aos valores da empresa.
Quem atende o telefone e ouve as denúncias?
O atendimento é feito por uma equipe de profissionais da Contato Seguro altamente qualificada para o recebimento de seus relatos. Estas pessoas não têm nenhuma relação com a Excelsior Seguros e são totalmente isentas com relação ao conteúdo que será denunciado.
Não há o risco de o denunciante ter sua voz ou situação identificada, revelada ou até mesmo vazada.
O seu IP é totalmente protegido e, em hipótese alguma, a Excelsior Seguro ou o comitê responsável pela apuração conseguirá descobrir quem fez qualquer relato anônimo pelo sistema da Contato Seguro.
Como acompanhar minha denúncia?
Ao fazer uma denúncia, é fornecido número de protocolo que poderá ser utilizado para acompanhar o andamento do processo. Para isto, bastará acessar o site contatoseguro.com.br/excelsiorseguros e escolher a opção CONSULTAR RESPOSTA.
Caso a denúncia via telefone, o atendente também informará seu número de protocolo.
Eventualmente, o comitê poderá solicitar mais informações por meio de mensagens que poderão ser acessadas apenas com este protocolo. Saiba que sua contribuição será de extrema importância.