Por que nossa empresa precisa do Fale com a Fundação?

Além das leis vigentes, nós contamos com um conjunto de normas que estão presentes no nosso Código de Conduta:

Um guia que determina os comportamentos que devem ser seguidos por nossos colaboradores, fornecedores e parceiros de negócios.

Mesmo assim, algumas atitudes mal-intencionadas podem acontecer, colocando em risco não só a empresa, mas também você e outros colegas.

Por isso este Cana existe! Para proteger a todos.

Através dele, você pode relatar de forma 100% anônima, as irregularidades que não condizem com os nossos valores e as leis, nos ajudando a manter um ambiente de trabalho sempre seguro e saudável.

Como funciona?

O Canal é terceirizado, administrado pela Contato Seguro, uma empresa independente e imparcial.

Se você identificar ou souber de qualquer irregularidade:

Acesse contatoseguro.com.br/fundacaobutantan.
A ferramenta fica disponível 24h / 7 dias por semana.

Minha identidade será protegida?

Sim! Todo o recebimento de relato é realizado pela Contato Seguro, uma organização totalmente isenta, sem nenhum tipo de vínculo com a empresa.

Sua identidade não será revelada em nenhuma hipótese, caso opte por um relato anônimo.
O anonimato e o sigilo das informações são garantidos.
Você estará 100% protegido contra qualquer retaliação.
O número do IP do seu computador não será identificado.

Que tipo de casos eu posso relatar pelo Canal?

Você pode e deve denunciar qualquer atitude que não seja coerente com as leis ou com o nosso Código de Conduta. Confira os exemplos:

Fraudes.
Desperdício de recursos.
Divulgação de assuntos sigilosos.
Discriminação.
Assédio moral ou sexual.
Abuso de poder.
Agressão.
Entre outros.

Qual a diferença entre os Canais de Compliance, RH e Ouvidoria?

Utilize o canal de Compliance para reportar casos de assédio (moral ou sexual), comportamentos que divergem do nosso Código de Conduta, e qualquer ação que infrinja nossas políticas ou a legislação aplicável.

Utilize o canal do RH para reportar casos de conflitos organizacionais, ou mesmo esclarecer dúvidas voltadas ao salário, benefícios, etc.

Utilize o canal da Ouvidoria para realizar uma reclamação, elogio ou sugestão.

Se você possui dúvidas sobre os canais ou sobre algum tema relacionado à Fundação Butantan, o formulário de dúvidas ou outros está disponível em cada canal para oferecer o suporte necessário.

Preciso ter provas?

Não. A partir do seu relato, a Contato Seguro encaminhará as informações para um Comitê de Ética, que iniciará a investigação e dará o tratamento correto ao relato. As providências serão tomadas somente após a constatação da irregularidade.

Caso tenha alguma prova, o sistema permite que você anexe qualquer tipo de arquivo (como fotos, vídeos, áudios etc.).
Caso seja via telefone, o especialista explicará como fazer o envio das evidências.

Quais benefícios o Canal traz?

O Canal nos ajuda a criar e manter a empresa mais segura e livre das irregularidades, prevenindo e combatendo atitudes que podem prejudicar a todos nós.

O resultado disso é um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, acolhedor, transparente, ético e com mais oportunidades.

Como acompanhar o meu relato?

Ao fazer um relato, será gerado um protocolo. Para acompanhar o andamento, siga o passo a passo:

Acesse o site contatoseguro.com.br/fundacaobutantan.
Role até a seção “Acompanhar relato”.
Insira o número do seu protocolo.
Clique na seta para avançar.

É possível que o comitê solicite mais informações sobre o relato, através de mensagens que só poderão ser acessadas por meio do protocolo.