Por que nossa empresa precisa do Fale com a Fundação?
Além das leis vigentes, nós contamos com um conjunto de normas que estão presentes no nosso Código de Conduta:
• Um guia que determina os comportamentos que devem ser seguidos por nossos colaboradores, fornecedores e parceiros de negócios.
Mesmo assim, algumas atitudes mal-intencionadas podem acontecer, colocando em risco não só a empresa, mas também você e outros colegas.
• Por isso este Cana existe! Para proteger a todos.
Através dele, você pode relatar de forma 100% anônima, as irregularidades que não condizem com os nossos valores e as leis, nos ajudando a manter um ambiente de trabalho sempre seguro e saudável.
Como funciona?
O Canal é terceirizado, administrado pela Contato Seguro, uma empresa independente e imparcial.
Se você identificar ou souber de qualquer irregularidade:
• Acesse contatoseguro.com.br/fundacaobutantan.
• A ferramenta fica disponível 24h / 7 dias por semana.
Minha identidade será protegida?
Sim! Todo o recebimento de relato é realizado pela Contato Seguro, uma organização totalmente isenta, sem nenhum tipo de vínculo com a empresa.
• Sua identidade não será revelada em nenhuma hipótese, caso opte por um relato anônimo.
• O anonimato e o sigilo das informações são garantidos.
• Você estará 100% protegido contra qualquer retaliação.
• O número do IP do seu computador não será identificado.
Que tipo de casos eu posso relatar pelo Canal?
Você pode e deve denunciar qualquer atitude que não seja coerente com as leis ou com o nosso Código de Conduta. Confira os exemplos:
• Fraudes.
• Desperdício de recursos.
• Divulgação de assuntos sigilosos.
• Discriminação.
• Assédio moral ou sexual.
• Abuso de poder.
• Agressão.
• Entre outros.
Qual a diferença entre os Canais de Compliance, RH e Ouvidoria?
Utilize o canal de Compliance para reportar casos de assédio (moral ou sexual), comportamentos que divergem do nosso Código de Conduta, e qualquer ação que infrinja nossas políticas ou a legislação aplicável.
Utilize o canal do RH para reportar casos de conflitos organizacionais, ou mesmo esclarecer dúvidas voltadas ao salário, benefícios, etc.
Utilize o canal da Ouvidoria para realizar uma reclamação, elogio ou sugestão.
Se você possui dúvidas sobre os canais ou sobre algum tema relacionado à Fundação Butantan, o formulário de dúvidas ou outros está disponível em cada canal para oferecer o suporte necessário.
Preciso ter provas?
Não. A partir do seu relato, a Contato Seguro encaminhará as informações para um Comitê de Ética, que iniciará a investigação e dará o tratamento correto ao relato. As providências serão tomadas somente após a constatação da irregularidade.
• Caso tenha alguma prova, o sistema permite que você anexe qualquer tipo de arquivo (como fotos, vídeos, áudios etc.).
• Caso seja via telefone, o especialista explicará como fazer o envio das evidências.
Quais benefícios o Canal traz?
O Canal nos ajuda a criar e manter a empresa mais segura e livre das irregularidades, prevenindo e combatendo atitudes que podem prejudicar a todos nós.
O resultado disso é um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, acolhedor, transparente, ético e com mais oportunidades.
Como acompanhar o meu relato?
Ao fazer um relato, será gerado um protocolo. Para acompanhar o andamento, siga o passo a passo:
• Acesse o site contatoseguro.com.br/fundacaobutantan.
• Role até a seção “Acompanhar relato”.
• Insira o número do seu protocolo.
• Clique na seta para avançar.
• É possível que o comitê solicite mais informações sobre o relato, através de mensagens que só poderão ser acessadas por meio do protocolo.