Por que a Sabesp contratou um Canal de Denúncias terceirizado?
Para que a nossa instituição tenha uma ferramenta segura para receber denúncias em desacordo com as nossas políticas internas, Código de Conduta e as legislações vigentes:
• Guias que determinam os comportamentos que devem ser seguidos por todas as pessoas que possuem alguma relação, direta ou indireta, com a Sabesp.
Mesmo assim, algumas atitudes mal-intencionadas podem acontecer, colocando em risco não só a empresa, mas também você e outros colegas.
• Por isso o Canal de Denúncias existe! Para proteger a todos.
Através dele, você pode relatar de forma 100% anônima, as irregularidades que não condizem com os nossos valores e as leis, nos ajudando a manter um ambiente de trabalho sempre seguro e saudável.
Como funciona o Canal de Denúncias terceirizado?
Nosso Canal de Denúncias é administrado pela Contato Seguro, uma empresa independente e imparcial, que recebe as denúncias, com garantia de anonimato, caso tenha optado por não se identificar.
Sendo assim, a denúncia é recebida pela empresa terceirizada e depois é direcionada para o Comitê de Ética da Sabesp seguir com a investigação e as devidas tratativas.
Se você identificar ou souber de qualquer irregularidade:
• Acesse contatoseguro.com.br/sabesp.
• Ou ligue gratuitamente para 0800 900 8001 e faça o seu relato.
• A ferramenta fica disponível 24h / 7 dias por semana.
• O atendimento é feito por psicólogos-ouvidores, que recebem o relato e enviam as informações para análise, investigação e resolução.
Minha identidade será protegida contra retaliação?
Sim! Todo o recebimento da denúncia é realizado pela Contato Seguro, uma organização totalmente isenta, sem nenhum tipo de vínculo com a empresa.
• Sua identidade não será revelada em nenhuma hipótese, caso opte por um relato anônimo.
• O anonimato e o sigilo das informações são garantidos.
• Você estará protegido contra qualquer retaliação.
• O número do seu telefone ou o IP do seu computador não serão identificados.
•Nunca serão coletadas informações sensíveis como origem racial, religião ou opinião política.
Que tipo de casos eu posso relatar pelo Canal?
Você pode e deve denunciar qualquer atitude que não seja coerente com as leis. Confira os exemplos:
• Fraudes.
• Desperdício de recursos.
• Divulgação de assuntos sigilosos.
• Discriminação.
• Assédio moral ou sexual.
• Abuso de poder.
• Agressão.
• Entre outros.
Preciso ter provas para fazer uma denúncia?
Não. A partir do seu relato, a Contato Seguro encaminhará as informações para um Comitê de Ética, que iniciará a investigação e dará o tratamento correto à denúncia. As providências serão tomadas somente após a constatação da irregularidade.
• Caso tenha alguma prova, o sistema permite que você anexe qualquer tipo de arquivo (como fotos, vídeos, áudios etc.).
• Caso seja via telefone, o especialista explicará como fazer o envio das evidências.
Quais benefícios o Canal traz?
Contratamos a Contato Seguro, uma empresa terceirizada que conta com uma equipe de psicólogos-ouvidores, prontos para te acolher da melhor forma possível. Estes profissionais não têm nenhuma relação conosco e o recebimento da denúncia acontece de forma 100% confidencial.
O resultado disso é um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, acolhedor, transparente, ético e com mais oportunidades.
Quem recebe as denúncias pelo telefone?
A Contato Seguro conta com uma equipe de psicólogos, prontos para acolher você. Estes profissionais não têm nenhuma relação conosco, e o recebimento da denúncia acontece de forma 100% confidencial.
• Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou vazada por ninguém.
• Em nenhuma circunstância, nossa empresa ou o comitê responsável pela apuração saberá quem fez o relato anônimo pelo Canal.
Como acompanhar a minha denúncia?
Ao fazer uma denúncia, será gerado um protocolo. Para acompanhar o andamento, siga o passo a passo:
• Acesse o site contatoseguro.com.br/sabesp.
• Role até a seção “Acompanhar denúncia”.
• Insira o número do seu protocolo.
• Clique na seta para avançar.
Se a denúncia tiver sido feita pelo telefone, o especialista informará o protocolo! Anote o número para poder acompanhar depois.
• É possível que o comitê solicite mais informações sobre o relato, através de mensagens que só poderão ser acessadas por meio do protocolo.