Por que a Unicred precisa de um Canal de Ética?

Existem várias leis e regulamentações vigentes que estão presentes no nosso dia a dia e, além delas, a Unicred conta com diversos normativos internos, em especial o Código de Conduta Ética, que reforça os nossos valores e fornece orientações sobre como agir em diversas situações.

O Código é, portanto, um guia para a ação, que deve ser seguido por todos os conselheiros, dirigentes, colaboradores, estagiários, jovens aprendizes e parceiros, dos quais se espera sempre o empenho em agir com ética, fazendo o certo, independentemente de estar escrito.

Mesmo assim, existirão algumas situações e posturas em desacordo com as diretrizes da Unicred e até mesmo dúvidas de como proceder nos contextos mais diversos e é para isso que o Canal de Ética existe.

É de responsabilidade de todos os membros do Sistema Unicred se manifestarem caso se deparem com alguma situação que gere dúvidas ou questões éticas e legais e, através do Canal de Ética, você pode relatar de forma 100% anônima, sigilosa e confidencial, ajudando a manter um ambiente de trabalho íntegro.

Como funciona?

O Canal é terceirizado, administrado pela Contato Seguro, uma empresa independente e imparcial.

Se você identificar ou souber de qualquer irregularidade:

Acesse contatoseguro.com.br/unicred
Ou ligue gratuitamente para 0800 800 9909 e faça o seu relato.
A ferramenta fica disponível 24h / 7 dias por semana.
O atendimento é feito por psicólogos especializados, que recebem o relato e enviam as informações para análise, investigação e resolução.

Minha identidade será protegida?

Sim! Todo o recebimento do relato é realizado pela Contato Seguro, uma organização totalmente isenta, sem nenhum tipo de vínculo com a empresa.

Sua identidade não será revelada em nenhuma hipótese.
O anonimato e o sigilo das informações são garantidos.
Você estará 100% protegido contra qualquer retaliação.
O número do seu telefone ou o IP do seu computador não serão identificados.

Que tipo de casos eu posso relatar pelo canal?

Você pode e deve relatar qualquer atitude que não seja coerente com as leis ou com o nosso Código de Conduta Ética. Confira os exemplos:

Fraudes
Desperdício de recursos
Divulgação de assuntos sigilosos
Discriminação
Assédio moral ou sexual
Abuso de poder
Agressão
Entre outros

Preciso ter provas?

Não. A partir do seu relato, a Contato Seguro encaminhará para a área de compliance, que iniciará a investigação, com base em fatos e evidências, e dará o correto tratamento ao relato, ao fim do processo. As providências serão tomadas ao fim do processo, tão somente se constatada alguma irregularidade.

Caso tenha alguma prova, o sistema permite que você anexe qualquer tipo de arquivo (como fotos, vídeos, áudios etc.).
Caso seja via telefone, o especialista explicará como fazer o envio das evidências.

Quais benefícios o canal traz?

O Canal nos ajuda a criar e manter a empresa mais segura e livre das irregularidades, prevenindo e combatendo atitudes que podem prejudicar a todos nós.

O resultado disso é um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, acolhedor, transparente, ético e com mais oportunidades.

Quem recebe os relatos pelo telefone?

A Contato Seguro conta com uma equipe de psicólogos, prontos para acolher você. Estes profissionais não têm nenhuma relação com a Unicred, e o recebimento do relato acontece de forma 100% confidencial.

Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou vazada por ninguém.

Em nenhuma circunstância, a Unicred ou a área responsável pela apuração saberá quem fez o relato anônimo pelo Canal de Ética.

Como acompanhar o meu relato?

Ao fazer um relato, será gerado um protocolo. Para acompanhar o andamento, siga o passo a passo:

1. Acesse o site contatoseguro.com.br/unicred
2. Selecione a opção “Consultar Resposta”.
3. Insira o número.

Se o relato tiver sido feita pelo telefone, o especialista informará o protocolo! Anote o número para poder acompanhar depois.

É possível que a área responsável pela apuração solicite mais informações sobre o relato, através de mensagens que só poderão ser acessadas por meio do protocolo.

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