Conheça os principais tipos de assédio no ambiente de trabalho
  • Contato Seguro

    Contato Seguro

  • 14/10/2024

Conheça os principais tipos de assédio no ambiente de trabalho

  • Tempo de Leitura: 04 Minutos
  • 14/10/2024

A cultura organizacional deve ser um espaço de respeito, onde todos os colaboradores se sintam seguros e valorizados. No entanto, infelizmente, muitas pessoas enfrentam diferentes tipos de assédio no trabalho, que vão além do que normalmente se imagina.

O assediador pode se manifestar de diversas formas, impactando não apenas a saúde mental das vítimas, mas também a produtividade e o clima organizacional como um todo.

Para entender melhor essa questão, é fundamental saber como identificá-los e o que fazer ao se deparar com os principais tipos de assédio no trabalho. Continue lendo para saber mais!

Definição de assédio

  • Assédio é uma conduta praticada por meio da repetição de comportamentos que expõem uma pessoa a situações humilhantes e constrangedoras, capazes de ofender a personalidade, dignidade e integridade da vítima.

Logo, a ação de assediar inclui ameaçar ou intimidar alguém, física ou verbalmente, entre outras condutas inaceitáveis que podem causar danos físico, psicológico, sexual e/ou financeiro a alguém.

O que é assédio no trabalho?

O assédio no trabalho é uma conduta abusiva que pode ser repetitiva ou ocorrer de forma isolada, afetando profundamente a dignidade e o bem-estar do(a) trabalhador(a) e levando à desmotivação, infelicidade e até problemas em sua vida pessoal.

O que caracteriza assédio no trabalho?

O assédio no ambiente de trabalho se caracteriza pelos danos físicos, emocionais e profissionais causados à vítima, independentemente da intenção de quem pratica.

As ações abusivas podem ocorrer de maneira direta, como insultos, gritos e humilhações públicas, ou de forma indireta, por meio de práticas organizacionais que prejudicam determinados grupos ou indivíduos.

Vale ressaltar que o assédio no ambiente de trabalho pode ocorrer entre colegas, superiores, subordinados e até envolver terceiros, como clientes ou parceiros externos da empresa.

Principais tipos de assédio no trabalho

Há diferentes tipos de assédio no trabalho, sendo o assédio moral e o assédio sexual os mais comuns, ambos com impactos profundos na vida das vítimas e no ambiente de trabalho.

Esses comportamentos violam direitos humanos e costumam ter como alvo grupos mais vulneráveis no mercado de trabalho, como mulheres, pessoas negras, LGBTQIAP+ e pessoas com deficiência. Abaixo, explicamos cada um desses tipos de assédio no trabalho:

Assédio moral

O assédio moral ocorre quando o trabalhador é submetido a situações constrangedoras e humilhantes, de forma repetida, que afetam sua dignidade e saúde psicológica. Por exemplo:

  • Espalhar rumores sobre a pessoa;

  • Pôr em dúvida sua capacidade profissional;

  • Dirigir-se à pessoa por meio de apelidos depreciativos;

  • Fazer insinuações para criar mal-entendidos;

  • Impor novas tarefas com o objetivo de atrapalhar seu desempenho;

  • Fazer piadas e comentários jocosos sobre características individuais, ainda que não se referindo diretamente a elas.

Diferente de cobranças de metas e prazos, que são práticas normais de gestão, o assédio moral se caracteriza pela forma abusiva com que essas cobranças são feitas, sem respeito ou razoabilidade.

Assédio sexual

O assédio sexual no ambiente de trabalho engloba qualquer comportamento de conotação sexual que seja indesejado. Ele pode ocorrer de duas formas principais:

Por chantagem: quando o assediador usa a promessa de vantagens ou a ameaça de punições no trabalho para tentar obter favores sexuais.

Por intimidação: esse tipo de assédio cria um ambiente de trabalho hostil e humilhante, com ações como piadas sexuais, exibição de material pornográfico ou comentários inadequados de cunho sexual, dirigidos a uma pessoa ou grupo.

Outros exemplos desse tipo de assédio no trabalho são:

  • Insinuações, explícitas ou veladas, de caráter sexual;

  • Conversas indesejáveis sobre sexo;

  • Envio de conteúdos inapropriados por meios eletrônicos e redes sociais;

  • Comentários sobre o corpo ou atributos físicos da pessoa;

Agressão sexual, estupro, exposição indecente, perseguição ou comunicação obscena.

Qual é o assédio mais comum?

Mulher com a mão aberta sinalizando evitando mostrar sua imagem por conta de assedio no ambiente de trabalho

O assédio mais comum no ambiente de trabalho é o assédio psicológico (assédio moral). A frequência desse comportamento é confirmada por uma pesquisa da Organização Internacional do Trabalho de 2021: quase 18% dos trabalhadores em todo o mundo já sofreram algum tipo de violência ou assédio psicológico.

No entanto, o tipo de assédio mais comum pode variar dependendo do perfil das vítimas. Por exemplo, mulheres são frequentemente mais expostas ao assédio sexual, especialmente em contextos onde interagem com clientes ou em viagens profissionais.

No Brasil, um estudo da Deloitte mostrou que 24% das mulheres entre 18 e 64 anos relataram ter sofrido assédio ao lidar com consumidores.

Exemplos de assédio no trabalho

No ambiente de trabalho, o assédio pode se manifestar de várias formas, desde comentários ofensivos até práticas mais sutis e constantes. Para facilitar o entendimento, reunimos situações reais que, infelizmente, são comuns em muitas empresas:

Tabela de tipo de assédio no ambiente de trabalho
  1. Prescrever tarefas inferiores às competências da pessoa;
  2. Impor punições vexatórias (“dancinhas”, “prendas”, “castigos”);
  3. Privar a pessoa assediada de possibilidades de comunicação;
  4. Agir de forma a colocar os outros colegas contra ela;
  5. Posicionar seu posto de trabalho distante dos outros;
  6. Dar instruções para que os colegas de trabalho parem de trabalhar ou socializar com a pessoa assediada;
  7. Ignorar a necessidade de oferecer formas alternativas de comunicação para pessoas com deficiência.
  8. Sonegar informações necessárias à realização das atividades da pessoa.
  9. Gestos e palavras ofensivas, de duplo sentido, grosseiras ou embaraçosas;
  10. Contato físico indesejado, como tapinhas, beliscões, cócegas ou carícias;
  11. Convites impertinentes;
  12. Pedidos de favores sexuais ou relações íntimas;
  13. Comentários ofensivos ou piadas sobre a identidade de gênero ou orientação sexual da pessoa;
  14. Perguntas indiscretas sobre a vida pessoal;
  15. Insinuações sexuais.

Como denunciar algum tipo de assédio da forma correta?

Denunciar o assédio de forma correta é o primeiro passo para garantir que o problema seja tratado com a seriedade necessária. Portanto, busque os canais de acolhimento da empresa, como o Canal de Denúncias, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA), ou até mesmo o sindicato profissional.

Mantenha um registro detalhado dos episódios de assédio, anotando datas, horários e comportamentos para reunir evidências. Além disso, tenha um apoio psicológico ou médico para cuidar da saúde mental e fortalecer o caso.

Nos casos de assédio sexual, se possível, comunique o ocorrido ao gestor direto para que a situação seja avaliada e resolvida de forma segura.

Quer fazer uma denuncia?

Conclusão

Reconhecer e combater os diferentes tipos de assédio no trabalho é fundamental para promover um ambiente corporativo saudável e seguro.

A implementação de um Canal de Denúncias terceirizado garante um lugar seguro para que essas práticas sejam reportadas com sigilo, sem conflito de interesses, permitindo que a empresa tome as medidas necessárias.

Assim como é importante se conscientizar sobre as melhores estratégias de prevenção ao assédio e outras violências no ambiente de trabalho. Para isso, basta continuar navegando aqui no blog da Contato Seguro!

Contato Seguro
Contato Seguro

Todos os artigos da Contato Seguro.

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos:

Você também vai gostar!