Utilizar o Canal de Denúncia é seguro para o funcionário?
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  • 03/06/2024

Utilizar o Canal de Denúncia é seguro para o funcionário?

  • Tempo de Leitura: 05 Minutos
  • 03/06/2024

Ao se deparar com situações que infringem os princípios éticos ou a legislação no ambiente de trabalho, muitos colaboradores se veem diante de uma encruzilhada: denunciar ou silenciar?

A dúvida persistente sobre a segurança de fazer uma denúncia é compreensível e comum. Afinal, o desconhecimento sobre os processos eficazes de denúncia em empresas privadas pode levar ao medo de retaliações no ambiente laboral.

Por isso, é importante compreender que existem mecanismos institucionais projetados especificamente para abordar essas preocupações — os Canais de Denúncia!

Entenda a seguir como o Canal de Denúncia para empresas pode garantir o anonimato e a proteção ao denunciante, além de ser um potencial transformador na cultura corporativa que envolve o funcionário e a empresa como um todo.

O que é um Canal de Denúncia?

Um Canal de Denúncia pode ser definido como um espaço seguro e acessível no qual os colaboradores de uma organização comunicam práticas que violem a lei, os princípios éticos ou as políticas internas da empresa sob a garantia de confidencialidade.

Esse mecanismo de transparência funciona como uma ferramenta que ajuda a promover uma cultura organizacional mais responsável, ética e justa para todas as partes.

  • Os funcionários são empoderados a relatar uma gama variada de irregularidades no trabalho, como:
  • Desvios de conduta;
  • Fraudes financeiras;
  • Atos de discriminação por raça, etnia, origem, gênero, orientação sexual ou idade;
  • Corrupção;
  • Assédios em seus diversos tipos.

Quando a plataforma de denúncias é implementada por meio de um serviço terceirizado, como oferecido pela Contato Seguro, o denunciante tem a garantia de que o seu relato será investigado com imparcialidade e sem risco de retaliações.

O Canal se transforma em um meio de comunicação que vai além das hierarquias, permitindo agilidade na identificação e correção de problemas dentro da empresa. No caso da plataforma da Contato Seguro, o denunciante ainda consegue acompanhar o andamento da investigação pelo seu login.

Em outras palavras, a eficácia deste recurso está intimamente ligada à sua acessibilidade, confiabilidade e uso correto da plataforma!

Por isso, é fundamental que o colaborador esteja atento às comunicações institucionais da empresa sobre o Canal de Denúncias e participe ativamente nos treinamentos internos a fim de entender quando deve recorrer ao Canal.

Para garantir sua utilidade, também é decisivo que o Canal de Denúncia via telefone, plataforma digital ou outros meios seja facilmente acessível, tanto pelos colaboradores quanto pelos responsáveis pelo seu gerenciamento.

O Canal deve assegurar que os usuários se sintam confortáveis para reportar irregularidades de forma segura e anônima, sem receio de retaliação.

A análise cuidadosa das denúncias e a aplicação de sanções justas e coerentes são etapas essenciais para a manutenção da confiança dos colaboradores no sistema de denúncias.

funcionario pensativo no trabalho

É seguro realizar uma denúncia em Canais de Denúncia?

A questão da segurança no processo de denúncia é de suma importância para os colaboradores que se veem diante da decisão de reportar práticas indevidas ou criminosas dentro de suas organizações.

O Canal de Denúncia surge como uma poderosa ferramenta para garantir não apenas a confidencialidade, mas também a proteção do denunciante.

Ao optar por fazer uma manifestação através do Canal de Denúncia, o profissional deve ter a possibilidade de relatar o ocorrido de forma anônima, o que proporciona um ambiente seguro e livre de exposição.

Este anonimato é fundamental para encorajar os colaboradores a se manifestarem sem receio de retaliações, garantindo assim a integridade do processo e a credibilidade da empresa.

Ao optar por um Canal de Denúncia externo, como o oferecido pela Contato Seguro, o risco de conflitos de interesse é reduzido significativamente, proporcionando um ambiente de investigação imparcial e transparente.

A Contato Seguro é líder no Brasil em Canais de Denúncia e se destaca por seu compromisso em proteger o nome e outras informações que podem levar ao reconhecimento de quem fez a denúncia.

Por meio de uma equipe de psicólogos-ouvidores, disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, a empresa oferece um atendimento acolhedor e confidencial, garantindo total conforto para o denunciante e captação das informações vitais para uma investigação bem embasada.

Além disso, a análise criteriosa de um comitê de especialistas antes do início do processo de investigação assegura a imparcialidade e a justiça na apuração das denúncias.

Quer fazer uma denuncia?

A empresa em que trabalho deve ter um Canal de Denúncia?

A implementação de um Canal de Denúncia é uma medida de conformidade legal que auxilia na estratégia de construir um ambiente de trabalho ético, transparente e seguro para toda a hierarquia da organização.

Um dos principais benefícios de ter um Canal de Denúncia é a capacidade de detectar e abordar problemas diretamente na fonte.

Os dados da pesquisa “Perfil do Hotline: 3ª Edição” da KPMG confirmam: 91% das empresas que participaram do estudo acreditam na eficiência da ferramenta para a identificação de desvios de conduta.

Com denúncias anônimas e detalhadas em mãos, as empresas têm a oportunidade de resolver questões antes que elas se transformem em processos judiciais, multas e sanções que prejudicariam o negócio.

Além disso, oferecer um Canal de Denúncia demonstra publicamente que a conduta ética é valorizada e incentivada pela gestão, fortalecendo a boa reputação corporativa, o que se desdobra em:

  • Atração e retenção de talentos de alta qualidade;
  • Referência de marca ética para clientes, fornecedores e demais stakeholders (partes interessadas no negócio);
  • Maior satisfação dos colaboradores com o ambiente de trabalho.

Vale ressaltar que a necessidade de implementar um Canal de Denúncia não é exclusiva de um determinado setor ou porte empresarial.

A conformidade com a legislação brasileira também é um motivo crucial para as empresas adotarem um Canal de Denúncia, especialmente aquelas com Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

A Lei 14.457/22 exige procedimentos específicos para recebimento e acompanhamento de denúncias de assédio sexual e violência no trabalho, garantindo o anonimato do denunciante e a aplicação de sanções apropriadas aos responsáveis.

Conclusão

Ao revisarmos a importância e os benefícios de um Canal de Denúncia, fica evidente que esta ferramenta desempenha um papel fundamental no fortalecimento da cultura organizacional e no bem-estar dos colaboradores.

O Canal de Denúncia proporciona segurança e satisfação aos funcionários, assim como confiabilidade no processo de investigação e imagem positiva no mercado para a empresa como um todo.

Desse modo, as organizações podem prevenir e combater práticas nocivas, como assédio, discriminação e corrupção, de forma ativa e sem conflito de interesses na hierarquia da entidade.

A opção de implementar um Canal externo, como o oferecido pela Contato Seguro, ajuda as empresas a garantir eficácia do processo, aumentando em até 6 vezes a probabilidade de relatos e detecção de irregularidades.

Como referência em soluções de compliance no Brasil e na implementação e gestão de Canais de Denúncia eficazes, a Contato Seguro oferece uma plataforma tecnológica adaptada para a realidade de cada empresa, proporcionando múltiplos canais de comunicação, incluindo website, aplicativo e telefone.

Convidamos você a se manter atualizado sobre ética, compliance e bem-estar no trabalho explorando os conteúdos do nosso blog. Junte-se a nós nesta jornada rumo a um ambiente corporativo mais justo e seguro!

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