A Linha Ética é realmente anônima?

Sim. Para garantir a segurança e o sigilo da Linha Ética, a Blau contratou uma empresa especializada nesse tipo de atendimento, que fará o recebimento dos relatos.

Ao fazer uma denúncia, há alguma possibilidade de rastreio através do telefone ou site/aplicativo? Serei identificado?

Não. Em nenhuma das 3 opções disponíveis para fazer o relato o denunciante será identificado. Não haverá rastreamento das ligações recebidas ou identificação de acesso ao site.

Quando devo utilizar a Linha Ética?

Sempre que surgirem questões ou preocupações relacionadas ao seu ambiente de trabalho e violações do Código de Ética e Conduta, você poderá conversar com seu gestor imediato ou, se preferir, relatar os fatos para a área de Compliance, através da Linha Ética.

Preciso me identificar ao fazer uma denúncia?

Não. A identificação não é obrigatória. Caso você opte por se identificar, garantimos a discrição, o sigilo e a confidencialidade durante a análise do fato relatado por você.

Tenho que ter provas para fazer um relato?

Não. Mas é necessário que o relato seja o mais detalhado possível. Mencione em seu relato todas as pessoas envolvidas na situação, a localidade, o dia e o horário da ocorrência dos fatos. Tente sempre ser bastante específico. Caso você tenha algum tipo de documento, sugerimos que seu relato seja efetuado através do site pois por lá será possível anexar documentos que possam auxiliar na análise.

Quem recebe as denúncias pelo telefone?

A Contato Seguro conta com uma equipe de psicólogos, prontos para acolher você. Estes profissionais não têm nenhuma relação conosco, e o recebimento da denúncia acontece de forma 100% confidencial.

Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou vazada por ninguém.

Em nenhuma circunstância, nossa empresa ou o comitê responsável pela apuração saberá quem fez o relato anônimo pelo Canal.

Como acompanhar a minha denúncia?

Ao fazer uma denúncia, será gerado um protocolo. Para acompanhar o andamento, siga o passo a passo:

1. Acesse o site contatoseguro.com.br/blau
2. Role até a seção “Acompanhar denúncia”
3. Insira o número do seu protocolo
4. Clique na seta para avançar

Se a denúncia tiver sido feita pelo telefone, o especialista informará o protocolo! Anote o número para poder acompanhar depois.

É possível que o comitê solicite mais informações sobre o relato, através de mensagens que só poderão ser acessadas por meio do protocolo.

A quem se destina o meu relato?

Ao Comitê de Auditoria e Ética, e serão tratados de forma confidencial. O colaborador que utilizar o Canal não sofrerá qualquer prejuízo ou represália.