Por que nossa empresa possui e valoriza um Canal de Ética?

Além das leis vigentes, nós contamos com um conjunto de regras que estão presentes no nosso Código de Conduta:

Este documento determina os comportamentos que devem ser seguidos por nossos colaboradores, fornecedores e parceiros de negócios.

Mesmo assim, algumas atitudes mal-intencionadas podem acontecer, colocando em risco, não só a empresa, mas também você e outros colegas.


Por isso o Canal de Ética existe! Para proteger a todos.

Por meio dele, você pode fazer relatos identificados ou anônimos, sobre irregularidades que não condizem com nossos valores e as leis, ajudando-nos a manter um ambiente de trabalho ético, seguro e saudável.

Como funciona?

Nosso canal é terceirizado, administrado pela Contato Seguro, uma empresa independente e imparcial.

Se você identificar, souber ou suspeitar de qualquer irregularidade:

Ligue gratuitamente para 0800 601 6899 e faça seu relato.
O atendimento é feito por psicólogos especializados, que recebem o relato e o encaminham para análise, investigação e resolução.
Ou acesse contatoseguro.com.br/grupohtb
Estamos disponíveis 24h / 7 dias por semana.

Minha identidade será protegida?

Sim! Todo o recebimento da denúncia é realizado pela Contato Seguro, uma organização totalmente isenta, sem nenhum tipo de vínculo com a empresa.

Sua identidade não será revelada em nenhuma hipótese.
O anonimato e o sigilo das informações são garantidos.
Você estará 100% protegido contra qualquer retaliação.
O número do seu telefone ou o IP do seu computador não serão identificados.

Que tipo de casos eu posso relatar pelo canal?

Você pode e deve denunciar qualquer atitude que não seja coerente com as leis, com nosso Código de Conduta ou demais regras internas da empresa. Confira os exemplos:

Corrupção
Fraudes
Desperdício ou má utilização de recursos
Divulgação de assuntos sigilosos
Discriminação
Assédio moral ou sexual
Abuso de poder
Agressão física ou verbal
Entre outros

Preciso ter provas?

Não. A partir do seu relato, a Contato Seguro encaminhará as informações para a área de Compliance, que iniciará a investigação e, junto com o Comitê de Ética, dará o tratamento correto à denúncia. As providências serão tomadas somente após a constatação da irregularidade.

Caso tenha alguma prova, o sistema permite que você anexe qualquer tipo de arquivo (como fotos, vídeos, áudios etc.).
Caso seja via telefone, o especialista explicará como fazer o envio das evidências.

Quais benefícios o canal traz?

O Canal de Ética nos ajuda a manter a empresa mais segura e livre de irregularidades, prevenindo e combatendo atitudes que podem prejudicar a todos nós.

O resultado disso é um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, acolhedor, transparente, ético e com mais oportunidades.

Quem recebe as denúncias pelo telefone?

A Contato Seguro conta com uma equipe de psicólogos, prontos para acolher você. Estes profissionais não têm nenhuma relação conosco, e o recebimento da denúncia acontece de forma 100% confidencial.

Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou vazada por ninguém.

Em nenhuma circunstância, nossa empresa ou o comitê responsável pela apuração saberá quem fez o relato anônimo pelo Canal.

Como acompanhar a minha denúncia?

Ao fazer uma denúncia, será gerado um protocolo. Para acompanhar o andamento, siga o passo a passo:

1 Acesse o site contatoseguro.com.br/grupohtb
2 Role até a seção “Acompanhar seu relato”. Insira o número do seu protocolo.
3 Clique na seta para avançar.

Se a denúncia tiver sido feita pelo telefone, o especialista informará o protocolo! Anote o número para poder acompanhar depois.

É possível que nossa área de Compliance solicite mais informações sobre o relato, através de mensagens que só poderão ser acessadas por meio do protocolo.