Por que nossa empresa precisa de um Canal de Ética?
Para que possamos continuar preservando os nossos valores, como a Ética, Transparência e Respeito ao Ser Humano, garantindo que a nossa empresa será sempre um local seguro, justo, ético e feliz para todos os nossos colaboradores, clientes, parceiros comerciais e comunidade como um todo.
O que pode ser denunciado?
Podem ser denunciados todos os comportamentos contrários aos nossos valores, ao nosso Código de Ética, Conduta e Conformidade, à nossa Legislação ou às nossas políticas e procedimentos internos. Atos relacionados à fraude, uso indevido de recursos da empresa, suborno, corrupção, discriminação, assédio ou qualquer conduta não conforme ou não ética.
Quem pode fazer uma denúncia?
A denúncia pode ser feita por colaboradores de todas as empresas do Grupo Intelbras, clientes, fornecedores, parceiros comerciais e comunidade em geral. É um canal aberto a todos.
Por que devo fazer uma denúncia?
Porque as irregularidades devem ser tratadas e as condutas alinhadas ao nosso Código de Ética, Conduta e Conformidade, contribuindo assim para que o Grupo Intelbras continue sendo uma Companhia justa, segura e idônea.
Como faço um relato neste Canal?
Você deverá clicar em "Fazer uma denúncia" e preencher os dados solicitados. É possível incluir anexos, como vídeos, áudios ou imagens. Pedimos que sejam informados todos os detalhes possíveis. Após a conclusão do seu relato, você receberá um número de protocolo. Guarde-o, por gentileza, porque será através dele que você poderá acessar o andamento do seu relato.
Quem vai receber minha denúncia?
A denúncia é recebida pela Contato Seguro, empresa terceira, independente e especializada no tema, que garante total isenção e segurança no processo. Após uma rápida triagem automatizada pela Contato Seguro, o relato será direcionado ao Comitê de Compliance do Grupo Intelbras, que vai dar as tratativas à denúncia. Apenas os membros deste Comitê terão acesso ao conteúdo relatado e serão responsáveis por fazer a apuração dos fatos, de maneira imparcial, técnica e confidencial.
Quem faz parte do Comitê de Compliance?
O Comitê de Compliance é um comitê interno do Grupo Intelbras, composto por colaboradores multidisciplinares, capacitados em Compliance e investigação. Este Comitê tem compromisso com a integridade, ética e confidencialidade das informações, seguindo os princípios e valores estabelecidos no Código de Ética, Conduta e Conformidade do Grupo Intelbras e nas políticas e regimentos internos da Companhia.
Meu gestor ou meus colegas vão saber que fiz essa denúncia?
A denúncia será tratada de forma sigilosa e confidencial e apenas o Comitê de Compliance terá acesso ao relato. A sua identidade não será revelada aos demais colaboradores, mesmo que você se identifique no momento da denúncia.
Por que uma empresa terceira recebe meu relato?
Para garantir a independência, a imparcialidade, a segurança e a confidencialidade do processo. A grande maioria das empresas brasileiras optam por este sistema de gerenciamento de denúncias.
Se eu me identificar, o denunciado saberá que eu fiz essa denúncia?
Não. Somente o Comitê de Compliance do Grupo Intelbras.
Eu não quero me identificar. É garantido que minha identidade será preservada?
Sim. Você pode optar por não se identificar. Dessa forma, você receberá um protocolo e será através dele que você poderá acompanhar seu relato e se comunicar com o Comitê de Compliance, se necessário.
Não tenho certeza do que vi/sei. Posso mesmo assim denunciar?
Sim. Mesmo que você não tenha certeza ou provas, o Comitê de Compliance irá apurar os dados recebidos para uma resposta assertiva e segura aos envolvidos.
Tenho poucas informações sobre o assunto que quero denunciar. Devo prosseguir?
Sim, porém pedimos que sejam reunidos o máximo de informações e detalhes possíveis para auxiliar em uma apuração mais assertiva e justa. Nomes, locais, períodos ou outros registros ajudarão nas apurações.
Como vou saber o andamento do caso depois da denúncia que fiz?
Você receberá um protocolo no momento que completar o seu relato e será notificado quando houver comunicação ou resposta sobre a apuração dos fatos.
Fiz a denúncia, mas agora tenho mais dados/documentos para informar. Como vou acessar, se escolhi não me identificar?
Ao completar seu relato, você receberá um protocolo. Anote-o, pois somente com esse protocolo, você poderá acessar novamente o relato e incluir novos detalhes e anexos ou checar o retorno sobre a denúncia.
Perdi o número de protocolo que recebi ao fazer a denúncia. Como posso recuperá-lo?
Infelizmente, não é possível recuperar o número do protocolo recebido. Você deverá repetir o processo e receber um novo protocolo de acompanhamento.
Vou receber resposta sobre o que denunciei?
Sim, faz parte do procedimento o denunciante receber um retorno do Comitê de Compliance sobre os fatos relatados.
O que acontece após eu realizar uma denúncia?
O Comitê de Compliance fará o levantamento das informações de maneira confidencial e sigilosa. Caso seja confirmada a inconformidade relatada, medidas disciplinares e corretivas serão recomendadas.
Em quanto tempo receberei retorno sobre a denúncia que fiz?
O prazo de resposta dependerá da complexidade dos relatos e dos detalhamentos recebidos. O prazo médio de resposta é de 45 dias, podendo se estender, já que o Grupo Intelbras tem compromisso com a assertividade e segurança no processo.
Posso ser punido por fazer esta denúncia?
É um compromisso do Grupo Intelbras não permitir qualquer tipo de retaliação aos denunciantes de boa-fé, preservando os fatos e envolvidos nas denúncias e relatos.