Quem é responsável pelo Orelhão?
O Orelhão é gerido pelo time de Integridade, parte da Diretoria Jurídico & Compliance. Esse time é composto por colaboradores com vasta experiência em investigações corporativas e segue metodologia própria de investigação, formalização e controle. Investigações envolvendo a Diretoria e/ou o próprio time de Integridade são conduzidas pelo Comitê de Auditoria da Companhia.
Como eu fico sabendo o que aconteceu após o relato?
Todo relato registrado receberá uma resposta formalizada direto na plataforma do Orelhão após a conclusão da apuração. No entanto, é importante reforçar que a resposta formalizada não poderá comprometer e/ou violar o princípio da Confidencialidade que ordena o canal. Dessa forma, não espere um detalhamento do processo investigativo, nem quais foram as medidas recomendadas pelo time de Integridade.
Eu registrei meu relato, ele foi finalizada, mas continuo presenciando desvios similares ao que relatei. O que eu faço?
Caso você continue a presenciar esses desvios, é importante que você volte a fazer novos relatos sobre isso, sinalizando que o problema não foi remediado. Dessa forma, poderemos rever as medidas recomendadas para que o desvio seja mitigado e/ou será sinalizado que a remediação está em andamento.
Quanto tempo leva uma investigação?
Não existe um número de dias definido para concluir uma investigação, porque existem uma série de fatores que impactam o seu planejamento e conclusão – desde a complexidade das alegações até a delegação de etapas da investigação para outros times especialistas. Ressaltamos que a prioridade do time de Integridade é preservar a qualidade das investigações realizadas e evitar injustiças a todas as partes envolvidas. No entanto, importante citar que cada alegação reportada possui um grau distinto de impacto e priorização. Dessa forma, caso a sua alegação seja crítica e sensível, ela será priorizada no planejamento, execução e remediação.
Eu fiz um relato e queria consultar o seu status. Como faço isso?
O número de protocolo que você recebeu ao registrar o relato é a chave de identificação da mesma dentro do portal do Orelhão. Você deve acessar o site do Orelhão ou ligar no telefone indicado e em “Acompanhe seu relato”, consultar o número do protocolo para saber o status da investigação, assim como eventuais solicitações do time de Integridade. Sem o número do protocolo é impossível realizar o acompanhamento do seu relato – então, atenção com esse número!
O que eu devo registrar no Orelhão?
Toda situação onde existe algum desvio ético e/ou violação do nosso Código de Ética e Conduta, políticas internas, leis e regulações devem ser reportadas no Orelhão.
Não gosto do modelo de gestão do meu líder. Devo registrar isso no Orelhão?
A cultura da Companhia é pautada na transparência e franqueza em todas as relações. Caso você tenha uma reclamação sobre o líder, estimulamos que você busque uma conversa aberta e sincera com ele ou com o time de Pessoas sobre essa conduta. Se você não acha que adiantou ou não se sente confortável para tal – registre essa situação no Orelhão para que possamos apurar eventual desvio.
O que eu não devo registrar no Orelhão?
Reclamações, dúvidas ou sugestões de melhorias de processos internos, não geridos pelo Orelhão, devem ser direcionados para os times responsáveis. O Orelhão é um canal de ética, não um canal informativo ou de dúvidas de processos internos.