Objetivos
- Promover a cultura da ética, da honestidade e da transparência
- Desestimular condutas contrárias aos princípios da organização
- Assegurar o cumprimento de leis e regulamentos existentes
- Fortalecer os sistemas de monitoramento e controles
- Combater e eliminar as fraudes e as más práticas
- Identificar, reduzir e administrar os riscos do negócio
- Difundir uma imagem positiva da organização perante a sociedade
- Dar segurança para todas as partes interessadas (os stakeholders), em especial para acionistas e investidores, pela transparência da gestão
- Melhorar o ambiente de trabalho, aumentado a motivação de todos os funcionários e colaboradores
- Maximizar os lucros por intermédio da redução dos custos indesejáveis e incorretos, aumentando a eficiência da gestão dos negócios através da colaboração de todos.
- Reduzir o passivo judicial
Problemas evitados
- Fraudes contábeis
- Sonegação fiscal
- Desvios financeiros
- Furto
- Desvio de mercadorias
- Corrupção (intra e extra corporis)
- Suborno
- Superfaturamento nas compras de materiais e insumos, bem como na contratação de serviços
- Sobrepreço nos comprovantes e despesas
- Desperdício de recursos, em especial de materiais e de tempo
- Sabotagens
- Divulgação de assuntos estratégicos e sigilosos da organização
- Conflito de interesses
- Utilização desautorizada do nome da organização
- Utilização inapropriada da internet e do e-mail fornecidos pela organização
- Descumprimentos dos padrões da Ética, da Qualidade e da Segurança da organização
- Inobservância das normas e dos regulamentos administrativos
- Violação do regulamento interno da organização
- Desrespeito à legislação
- Perseguição
- Discriminação de qualquer gênero
- Tratamento degradante e vexatório
- Coação moral
- Abuso de poder
- Agressão Física
- Assédio sexual
- Acidentes pessoais, materiais e ambientais decorrentes de negligências
- Uso de drogas, álcool e porte de armas