Por que precisamos de um Canal de Ouvidoria Externa e Denúncias SFIEMT?

Pelo Canal de Ouvidoria Externa e Denúncias do SFIEMT, além das leis vigentes, nós contamos com um conjunto de normas que estão presentes em nosso Código de Ética e Conduta:

Um guia que determina os comportamentos que devem ser seguidos por nossos colaboradores, fornecedores e parceiros de negócios.

Mesmo assim, algumas atitudes mal-intencionadas podem acontecer, colocando em risco não só a empresa, mas também você e outras pessoas que tenham relação com o SFIEMT.

Por isso este canal existe! Para acolher a todos.

Através dele, você pode relatar de forma 100% anônima, as irregularidades que não condizem com os nossos valores e as leis, nos ajudando a manter um ambiente de trabalho sempre seguro e saudável.

Neste canal você, também, poderá realizar elogios, críticas, reclamações, sugestões ou elogios, com possibilidade de anonimato, quanto aos processos do SFIEMT.

Como funciona?

Os Canais são terceirizados, administrado pela Contato Seguro, uma empresa independente e imparcial.

Acesse contatoseguro.com.br/sfiemt.
Clique em "Fazer relato" e preencha as informações solicitadas.
Ou ligue gratuitamente para 0800 810 8532.
A ferramenta fica disponível 24h / 7 dias por semana.
O atendimento é feito por psicólogos-ouvidores, que recebem a denúncia e enviam as informações para análise, investigação e resolução.

Minha identidade será protegida?

Sim! Todo o recebimento da solicitação é realizado pela Contato Seguro, uma organização totalmente isenta, sem nenhum tipo de vínculo com o SFIEMT.

Sua identidade não será revelada em nenhuma hipótese.
O anonimato e o sigilo das informações são garantidos.
Você estará 100% protegido contra qualquer retaliação.
O número do seu telefone ou o IP do seu computador não serão identificados.

Que tipo de casos eu posso relatar pelo Canal de Ouvidoria Externa e Denúncias do SFIEMT?

Você pode e deve relatar qualquer atitude que não seja coerente com as leis ou com os nossos valores. Confira os exemplos:

Fraudes.
Desperdício de recursos.
Divulgação de assuntos sigilosos.
Discriminação.
Assédio moral ou sexual.
Abuso de poder.
Agressão.
Entre outros.

Você, também, poderá realizar elogios, críticas, reclamações, sugestões ou elogios, com possibilidade de anonimato, quanto aos processos do SFIEMT.

Preciso ter provas?

Não. A partir da sua comunicação ao Canal de Ouvidoria Externa e Denúncias do SFIEMT, a Contato Seguro encaminhará as informações para um Comitê de Ética, que iniciará a investigação e dará o tratamento correto ao relato. As providências serão tomadas somente após a constatação da irregularidade.

Caso tenha alguma prova, o sistema permite que você anexe qualquer tipo de arquivo (como fotos, vídeos, áudios etc.).

Caso o relato seja feito via telefone, o especialista explicará como fazer o envio das evidências.

Quais benefícios os Canais trazem?

O Canal nos ajuda a criar e manter a empresa mais segura e livre das irregularidades, prevenindo e combatendo atitudes que podem prejudicar a todos nós e ajudam organizações a reduzir riscos e aprimorar a gestão de feedbacks sobre produtos e atendimento, fortalecendo a transparência e a responsabilidade corporativa.

O resultado disso é um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, acolhedor, transparente, ético e com mais oportunidades.

Quem recebe os relatos pelo telefone?

A Contato Seguro conta com uma equipe de psicólogos, prontos para acolher você. Estes profissionais não têm nenhuma relação conosco, e o recebimento do relato acontece de forma 100% confidencial.

Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou vazada por ninguém.

Em nenhuma circunstância, nossa empresa ou o comitê responsável pela apuração saberá quem fez a denúncia anônima pelo Canal.

Como acompanhar a minha solicitação?

Ao fazer uma solicitação, será gerado um protocolo. Para acompanhar o andamento, siga o passo a passo:

Acesse o site contatoseguro.com.br/sfiemt.
Role até a seção “Acompanhar seu relato”.
Insira o número do seu protocolo.
Clique na seta para avançar.

Se o relato tiver sido feita pelo telefone, o especialista informará o protocolo! Anote o número para poder acompanhar depois.

É possível que o comitê solicite mais informações sobre o relato, por mensagens que só poderão ser acessadas por meio do protocolo.