Conflito no trabalho: o que é, exemplos e como resolver!
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  • 31/10/2024

Conflito no trabalho: o que é, exemplos e como resolver!

  • Tempo de Leitura: 06 Minutos
  • 31/10/2024

Conflitos surgem espontaneamente na convivência humana.

No ambiente de trabalho, é natural que ocorram, mas é dever dos gestores e líderes não permitir que saiam do controle.

Há muitos prejuízos quando se manifestam em excesso, mas, felizmente, existem formas eficazes para resolver as situações de conflito no trabalho.

Neste artigo, você vai entender o que são conflitos no trabalho, ver alguns exemplos de conflitos no trabalho e formas de como resolvê-los.

O que é conflito?

Conflitos são choques que ocorrem devido às diferenças entre as pessoas. Podem ser diferenças de opiniões, visões de mundo, de prioridades e assim por diante.

O que é conflito no trabalho?

Conflitos no trabalho ocorrem quando os colaboradores têm ideias diferentes ou discordam entre si. Esses desentendimentos podem surgir por várias razões e nem sempre são negativos.

No trabalho, assim como na vida cotidiana, conflitos são naturais e esperados. Os indivíduos são únicos e possuem diferenças:

  • uma história de vida individual;
  • opiniões próprias;
  • visões de mundo particulares, entre outros.

Isso sem contar as habilidades específicas de cada um, seus objetivos e demais particularidades.

Muito do esforço civilizacional é o de padronizar os rituais, formas de ser, maneiras de se apresentar, de desenvolver trabalhos, processos e atividades.

Com a individualidade humana, entretanto, sempre sobra espaço para um toque pessoal e, quando juntamos duas ou mais pessoas, frequentemente há discordância, choque ou conflito.

Exemplos de conflitos nas empresas

Opiniões e objetivos divergentes

Em razão das diferentes formações (pessoal e profissional), diferentes origens, experiências e compreensão do mundo, pessoas têm opiniões e objetivos que, muitas vezes, podem ser divergentes.

No contexto organizacional, por exemplo, podem aparecer conflitos: um profissional deseja entregar o trabalho mais caprichado em mais tempo, e outro acredita que entregá-lo mais rapidamente seja o melhor.

Um pode estar balizando todas as suas tarefas em função da sua promoção, enquanto outro pode estar pensando no bem-estar do cliente ou na melhoria da organização — e esses dois objetivos podem certamente ser desarmônicos.

Problemas de Comunicação

Conflitos no trabalho também podem surgir e se agravar por causa de problemas de comunicação.

Pessoas podem se desentender pelo simples fato de as ideias, durante uma negociação, não estarem sendo expressas suficientemente bem.

Muitas vezes, expressões demasiadamente gerais, inespecíficas, geram dúvidas e criam confusão, levando a um conflito.

Ao se comunicar no ambiente de trabalho, o ideal é estabelecer uma comunicação direta, clara, e detalhista — para especificar as expectativas e aumentar as chances de que a atividade seja feita da maneira que foi combinada.

Além disso, é importante definir bem o que se quer dizer com cada termo. Para cada pessoa, “organização”, “resultado”, “responsabilidade”, “dever”, “bom”, “ruim”, podem significar coisas diferentes caso não haja uma conceituação clara.

Personalidade

Cada personalidade pode ser entendida, justamente, como uma forma diferente de ver o mundo.

Diferentes personalidades geram conflitos no ambiente de trabalho porque, a depender do tipo, duas ou mais pessoas podem discordar completamente quanto o que deve ser feito, quando deve ser feito e por quê.

Pode haver conflito por causa das diferenças em pensar um projeto, diferenças no tempo que se leva para realizar uma atividade, diferenças de humor e de temperamento, que podem gerar atrito.

Mal-entendidos Culturais

Se pessoas de diferentes panos de fundo culturais se encontram, esse pode ser um cenário profícuo para conflitos no trabalho.

Processos, posturas e formas de ser e estar podem ser radicalmente diferentes a depender da cultura de origem.

A linguagem também tem diferenças, portanto há mais chances de conflitos de comunicação.

Muitos mal-entendidos podem ocorrer em razão dessas distâncias culturais.

Liderança Problemática

Conflitos evitáveis no ambiente de trabalho também podem ocorrer devido a lideranças problemáticas.

Líderes com falta de empatia, com tendência autoritária e poucas habilidades técnicas e linguísticas podem incorrer em diversos erros que tornam o ambiente conflituoso¹, como:

  • mudanças repentinas na organização de cargos, setores, atribuições e processos;
  • má distribuição de recursos materiais e humanos;
  • permissividade de comportamentos tóxicos;
  • abuso de poder;
  • falta de limites;
  • prazos irreais.

Competição Interna

Se o ambiente organizacional é construído de maneira a criar uma competição acirrada, que beira à inimizade, isso também pode causar um excesso de conflitos.

Em qualquer ambiente de trabalho, o equilíbrio entre a cooperação e a competição deve existir, porque competições demais tendem a tornar os conflitos mais frequentes.

Sinais de conflitos em sua equipe

Conflitos no ambiente de trabalho darão sinais, antes mesmo de serem identificados como tal.

Os colaboradores podem apresentar comportamentos disfuncionais, como:

  • queda na produtividade e desmotivação;
  • expressões de rivalidade e hostilidade;
  • variação negativa do nível de comprometimento e responsabilidade;
  • clima organizacional ruim;
  • dificuldade nas negociações.
conflito no trabalho

Como os conflitos impactam o ambiente de trabalho?

O excesso de conflitos no trabalho causam prejuízos múltiplos no contexto laboral.

Para cada colaborador e para a empresa como um todo, podemos identificar impactos negativos.

Para o trabalhador:

Impacto emocional

Viver num ambiente de conflito excessivo, desnecessário e sem solução desgasta emocionalmente qualquer pessoa.

Com níveis de estresse altos, os trabalhadores podem experimentar sobrecarga emocional, variabilidade de humor, ansiedade e até depressão.

Se os conflitos chegam a comprometer as relações de trabalho, o colaborador pode se isolar, perder a motivação e perder o gosto pelo emprego².

Impacto físico

Da mesma maneira, o organismo físico sofre com o constante estresse.

Dores de cabeça, adoecimento mais frequente, tensão muscular e outros sintomas até mais graves podem ocorrer em consequência².

Para empresas e empregadores:

Consequências jurídicas

Se os conflitos forem graves e constantes, significa que o ambiente de trabalho não é mais saudável e, provavelmente, os fenômenos se encaixam em outras categorias.

Quando a questão ultrapassa o conflito que ocorre naturalmente entre pessoas — ou seja, são frequentes, não se resolvem por negociação e tornam-se crônicos — é possível que seja um caso de má conduta.

O assédio moral, por exemplo, é um tipo de relação hostil entre uma pessoa e outra, que é passível de medidas disciplinares e pode se enquadrar juridicamente como uma conduta ilegal.

As empresas têm a responsabilidade de proteger seus colaboradores de casos de assédio e, portanto, podem sofrer sanções caso deixem esse tipo de situação sair do controle.

Consequências organizacionais

Perda de talentos, perda de motivação, altos níveis de rotatividade e de absenteísmo são consequências possíveis dos conflitos exacerbados no ambiente de trabalho.

A empresa pode perder a reputação e posição no mercado, além de perder lucro.

Todos os conflitos são ruins?

Não!

Conflitos são situações naturais na convivência entre seres humanos.

O que não pode acontecer é ter uma cultura no trabalho que fomente os conflitos e não possua estratégias de enfrentamento, o que acaba criando um ambiente tóxico.

Como lidar com conflito no trabalho?

Vamos entender algumas formas otimizadas de lidar e resolver conflitos no trabalho, caso aconteçam.

Vamos entender algumas!

Mantendo ambiente saudável

Reconheça esforços

Uma das formas de minimizar conflitos no ambiente de trabalho é pela avaliação justa.

Poucas coisas são piores do que a falta de reconhecimento e uma avaliação injusta dos esforços pessoais.

Lideranças devem evitar o favoritismo e avaliar seus colaboradores pelos méritos justos. Isso significa ter transparência.

Quando a liderança, os processos e a forma que se qualifica o trabalho são transparentes, pode-se evitar conflitos que envolvam essas questões.

Cuidados com ambientes tóxicos

Um ambiente de trabalho saudável deve prezar pela transparência, pela boa comunicação, pela justiça e pela dignidade das pessoas.

Ambientes tóxicos são conflituosos por natureza e os conflitos tendem a piorar com o tempo.

Apostar na boa escolha e formação das lideranças, no Código de Conduta e na integridade da organização ajudará a evitar ambientes tóxicos causadores de conflitos excessivos.

Gerenciando e intermediando ações

Uma habilidade essencial principalmente para líderes, mas também para qualquer profissional, é a capacidade de gerenciar e mediar conflitos.

Como já colocamos, padronizar processos, investir numa boa comunicação e expressão, regras e normativas claras auxiliam na prevenção de conflitos desnecessários no trabalho.

Caso o conflito ocorra, saber como negociar também é fundamental.

Existem técnicas de negociação eficientes para aplicação no ambiente de trabalho, que irão tornar os diálogos mais saudáveis e mais produtivos, e aproveitar os conflitos inevitáveis ao máximo para o crescimento individual, do time e da empresa.

Treinando líderes

Para evitar conflitos excessivos e desnecessários no ambiente de trabalho, é importante uma sólida formação dos líderes, que atuarão como exemplo e podem auxiliar seus times a se tornarem melhores colegas de trabalho.

Estes também se tornam aptos a resolver conflitos no trabalho de forma rápida, evitando maiores problemas.

Quer fazer uma denuncia?

Conclusão

Sempre que há duas pessoas no mesmo ambiente, engajadas na mesma atividade, há a possibilidade do conflito.

É importante saber identificar o que são conflitos no trabalho, como eles podem ser prevenidos ou aproveitados da melhor maneira e, principalmente, saber diferenciá-los de más condutas.

Más condutas e irregularidades como o assédio e a discriminação não podem ser entendidos como mero conflitos, e devem ser relatados no Canal de Denúncias.

Apostar na formação de líderes, em técnicas de negociação e melhora da comunicação, além da transparência e justiça, são formas de evitar que os conflitos se multipliquem e prejudiquem o clima organizacional.

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