Por que nossa empresa precisa de um Canal de Ética?
Nossa empresa dispõe de um Código de Conduta Ética com o objetivo de expressar seus princípios e valores. Além das leis vigentes, o documento serve como guia para as atitudes e os comportamentos de todos os nossos colaboradores(as), empresas terceiras e parceiros de negócios. .
Entretanto, para aqueles(as) que, propositalmente ou não, descumpram as diretrizes previstas no documento, disponibilizamos um Canal de Ética, por meio do qual você pode relatar fatos que contrariem as leis ou o nosso Código de Conduta de Ética.
Como funciona?
O Canal de Ética é gerenciado por uma empresa independente, chamada Contato Seguro.
Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, você pode fazer um relato acessando o site contatoseguro.com.br/cpflenergia, enviando um e-mail para eticacpfl@contatoseguro.com.br ou pelo telefone 0800 601 8670 (ligação gratuita).
O canal funciona 24h por dia, todos os dias do ano, e os seus relatos são recebidos por especialistas, responsáveis por encaminhá-los para análise, investigação e resolução.
Ao registrar o relato, você recebe um número de protocolo para acompanhar o andamento e se necessário, adicionar mais informações sobre o fato, incluindo anexos de todos os tipos e formatos.
Eu posso ser identificado?
Não! Seu contato com o Canal de Ética é realizado por meio de uma empresa independente, totalmente isenta e com atendimento especializado para obter o máximo de informações sobre o caso, sem comprometer o seu anonimato.
A Contato Seguro não compartilha o número do IP do seu computador, nem rastreia os telefones das ligações realizadas.
Que tipo de casos posso relatar pelo canal?
Você pode e deve relatar qualquer comportamento que perceba ser uma atitude incoerente frente ao esperado de colaboradores, terceiros e parceiros de negócio.
Todas as situações que não estejam de acordo com as leis ou com os princípios éticos e valores da nossa empresa, devem ser reportadas também.
Veja alguns exemplos de irregularidades: fraude, uso indevido de recursos, divulgação de assuntos sigilosos, compartilhamento de senha, tratamento desrespeitoso, discriminação, assédio sexual ou moral, abuso de poder, agressão, entre outros. Além disso, você também pode utilizar o canal para tirar dúvidas relacionados ao Código de Conduta Ética e os normativos relacionados ao Programa de Integridade.
Preciso ter evidências?
Não. Após a Contato Seguro receber um relato, o caso é encaminhado para um Comitê Interno, que iniciará a análise, buscando todas as informações necessárias para dar o encaminhamento correto à denúncia. Providências só serão tomadas nos casos em que a conduta incorreta for constatada.
Caso você tenha alguma prova, o sistema da Contato Seguro permite que você anexe qualquer tipo de arquivo: foto, vídeo, áudio, etc. Mesmo que você faça a denúncia por telefone, o atendente explicará como anexar suas evidências.
Quais são os benefícios?
Com o apoio do Canal de Ética, nossa empresa promove a cultura da transparência, da ética e da integridade. Além disso, o canal inibe condutas contrárias aos princípios e aos valores da empresa e, como resultado, mantemos um ambiente de trabalho íntegro e livre de irregularidades.
Quem atende o telefone e ouve as denúncias?
A Contato Seguro dispõe de uma equipe própria de profissionais altamente qualificados para o recebimento de seus relatos.
Estas pessoas não têm nenhuma relação com a nossa empresa e são totalmente isentas com relação ao conteúdo que será denunciado.
Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou até mesmo vazada por ninguém.
O seu IP (número que identifica o computador) é totalmente protegido e nossa empresa ou o comitê responsável pela apuração não tem acesso a quem fez qualquer relato anônimo pelo sistema da Contato Seguro.
Como acompanhar minha denúncia?
Ao fazer uma denúncia, você receberá um número de protocolo que poderá ser utilizado para acompanhar o andamento da sua denúncia.
Para isso, você deverá acessar o site contatoseguro.com.br/cpflenergia e escolher a opção CONSULTAR RESPOSTA.
Caso você faça uma denúncia via telefone, a ouvidora também informará seu número de protocolo. Recomendamos que você o anote e faça acompanhamentos periódicos a fim de verificar o andamento de seu relato.
Eventualmente, o comitê poderá solicitar mais informações por meio de mensagens que poderão ser acessadas apenas com este protocolo. Saiba que sua contribuição será de extrema importância. Então, fique atento e continue ajudando a nossa empresa!