Por que nossa empresa precisa de um Canal de Ética?
Além das leis vigentes, nós contamos com um conjunto de normas que estão presentes no nosso Código de Ética:
• Um guia que determina os comportamentos que devem ser seguidos por nossos colaboradores, fornecedores e parceiros de negócios.
Mesmo assim, algumas atitudes mal-intencionadas podem acontecer, colocando em risco não só a empresa, mas também você e outros colegas.
• Por isso o Canal de Ética existe! Para proteger a todos.
Através dele, você pode relatar de forma 100% anônima, as irregularidades que não condizem com os nossos valores e as leis, nos ajudando a manter um ambiente de trabalho sempre seguro e saudável.
Como funciona?
O Canal é terceirizado, administrado pela Contato Seguro, uma empresa independente e imparcial.
Se você identificar ou souber de qualquer irregularidade:
• Acesse contatoseguro.com.br/
• Ou ligue gratuitamente para 0800 000 0000 e faça o seu relato.
• A ferramenta fica disponível 24h / 7 dias por semana.
• O atendimento é feito por psicólogos especializados, que recebem o relato e enviam as informações para análise, investigação e resolução.
Minha identidade será protegida?
Sim! Todo o recebimento do relato é realizado pela Contato Seguro, uma organização totalmente isenta, sem nenhum tipo de vínculo com a empresa.
• Sua identidade não será revelada em nenhuma hipótese.
• O anonimato e o sigilo das informações são garantidos.
• Você estará 100% protegido contra qualquer retaliação.
• O número do seu telefone ou o IP do seu computador não serão identificados.
Que tipo de casos eu posso relatar pelo canal?
Você pode e deve relatar qualquer atitude que não seja coerente com as leis ou com o nosso Código de Ética. Confira os exemplos:
• Fraudes
• Desperdício de recursos
• Divulgação de assuntos sigilosos
• Discriminação e bullying
• Assédio moral ou sexual
• Abuso de poder
• Agressão
• Entre outros
Preciso ter provas?
Não. A partir do seu relato, a Contato Seguro encaminhará as informações para um Comitê de Ética, que iniciará a investigação e dará o tratamento correto ao relato. As providências serão tomadas somente após a constatação da irregularidade.
• Caso tenha alguma prova, o sistema permite que você anexe qualquer tipo de arquivo (como fotos, vídeos, áudios etc.).
• Caso seja via telefone, o especialista explicará como fazer o envio das evidências.
Quais benefícios o canal traz?
O Canal nos ajuda a criar e manter a empresa mais segura e livre das irregularidades, prevenindo e combatendo atitudes que podem prejudicar a todos nós.
O resultado disso é um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, acolhedor, transparente, ético e com mais oportunidades.
Quem recebe os relatos pelo telefone?
A Contato Seguro conta com uma equipe de psicólogos, prontos para acolher você. Estes profissionais não têm nenhuma relação conosco, e o recebimento do relato acontece de forma 100% confidencial.
• Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou vazada por ninguém.
• Em nenhuma circunstância, nossa empresa ou o comitê responsável pela apuração saberá quem fez o relato anônimo pelo Canal.
Como acompanhar o meu relato?
Ao fazer um relato, será gerado um protocolo. Para acompanhar o andamento, siga o passo a passo:
1. Acesse o site contatoseguro.com.br/
2. Selecione a opção “Consultar Resposta”.
3. Insira o número.
Se o relato tiver sido feito pelo telefone, o especialista informará o protocolo! Anote o número para poder acompanhar depois.
• É possível que o comitê solicite mais informações sobre o relato, através de mensagens que só poderão ser acessadas por meio do protocolo.
Quanto tempo demora para obter a conclusão do processo?
Depende da situação reportada, pois caso seja feita uma apuração poderão ser realizadas entrevistas investigativas, monitoramentos, levantamento de informações com áreas elegíveis ao processo, análise de documentos.
Confira sempre o andamento e interaja com o Canal através do número do protocolo gerado ao término da abertura do chamado.
O Canal pode ser utilizado por ex Colaboradores ou pessoas que não trabalham na Companhia?
O Canal poderá ser utilizado por qualquer público de relacionamento.
Alguém entrará em contato comigo via e-mail?
Por ser uma rede externa, não utilizamos e-mails para garantir a Segurança da Informação.
E se eu sofrer algum tipo de retaliação?
Caso você sofra qualquer tipo de retaliação, entre em contato de imediato com o Canal de Ética e descreva com detalhes o que e com quem a situação ocorreu.
Posso reportar uma situação que não aconteceu comigo?
Com certeza. Se você sabe e não reporta, você é conivente. Não seja omissa (o). Reporte com boa fé.
Posso reportar um Prestador de Serviços ou Terceiro?
Sim. Você pode denunciar públicos de relacionamentos da Companhia.
A pessoa que estou reportando será demitida?
A deliberação será feita pelo Comitê de Ética formado por Executivas e Executivos da Companhia. Em alguns casos a deliberação poderá envolver Membros Independentes ou Executivos convidados da Companhia.
Caso a situação seja deliberada como tratativa junto a área responsável, sua identidade será preservada em todas as situações.
Quem saberá minha identidade?
Apenas a Equipe do Canal de Ética. Membras(os) do Comitê de Ética não terão acesso a sua identidade.
Caso precisem falar comigo, a entrevista será presencial?
Atualmente as entrevistas do Canal de Ética são realizadas via aplicativo de chamadas de vídeos.
Caso queira, informe no relato o melhor horário para dialogar com a Equipe do Canal de Ética.
E se o reporte for de uma membra ou membro do Comitê de Ética?
Nesse caso o reporte não será submetido a pessoa relatada.
Qualquer pessoa ou nível hierárquico da Companhia pode ser reportada?
Com certeza. Se for alguém da alta administração (C-Level) o relato será endereçado ao Presidente da Empresa. Se necessário, o relato poderá ser submetido ao Conselho de Administração ou ao Comitê de Pessoas.
O Comitê de Ética
O Comitê de Ética da GOL tem como responsabilidade contribuir com a promoção da Cultura Ética e do entendimento do Código de Ética da GOL por toda a Companhia e demais públicos de relacionamentos.
Temos a consciência de que por séculos o racismo foi negligenciado do debate público no Brasil e no mundo. A GOL reconhece que, como empresa brasileira que emprega milhares e transporta milhões de pessoas, não pode se eximir da responsabilidade na luta antirracista.
Temos ainda outras responsabilidades importantes como o combate a Homofobia, Transfobia, Capacitismo, Assedio Moral, Assedio Sexual, Importunação Sexual, Sexismo, Intolerância Religiosa e demais formas de violência. Somos Anti Corrupção e Anti Fraudes.
Temos ações planejadas para de forma recorrente dialogar com nossas Equipes sobre boas práticas de relacionamentos. Não somos juízes. Somos pessoas em busca de uma Cultura cada vez mais Ética e Justa na GOL Linhas Aéreas.
Quem integra o Comitê de Ética da GOL?
Os Integrantes permanentes do Comitê de Ética são profissionais internos que ocupam as cadeiras das Diretorias de Auditoria Interna, Jurídico, Clientes, e ainda nesse contexto temos a participação de um Membro independente da área de Compliance.
Além disso, convidamos profissionais internos e externos para participar ativamente das deliberações de acordo com as pautas, pois entendemos que a Diversidade e o Lugar de Fala são fundamentais para que as decisões sejam alinhadas com nossos Valores e propósito de ser a Primeira para Todos.
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